Economizar energia: saiba truques para economizar e ser mais sustentável

0 Comentários 27-09-2019 Gerencial Construtora

Economizar energia: saiba truques para economizar e ser mais sustentável

O que se tem ouvido falar muito nos dias de hoje é sobre a sustentabilidade e a necessidade de investir em ideias e práticas que causem menos impacto na natureza, de forma que o meio ambiente seja preservado. Em nossa vida, muitas das atividades do cotidiano podem ser mudadas para atingir esse objetivo, como economizar energia.

A economia de energia, além de ser um alívio para o bolso no final de cada mês, provoca um consumo menor de fontes energéticas que vêm diretamente do meio ambiente. Então, de certa forma, todo mundo sai beneficiado.

Se você ainda não conhece muito bem quais as práticas para a economia de energia em sua casa ou seu apartamento, veja aqui algumas dicas que podem te ajudar bastante nessa tarefa, bem como a sua importância para a sustentabilidade. Vamos lá?

Qual é a importância da economia de energia para a sustentabilidade?

A sustentabilidade tem se tornado muito recorrente em diversos setores do mercado, já que é algo muito importante e afeta a vida do nosso planeta. Ela está totalmente relacionada à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, causando impacto nas nossas atividades cotidianas, como o consumo de energia elétrica.

A energia elétrica é algo que todo mundo precisa para viver no mundo de hoje, visto que é crescente a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos. Dessa forma, esse fator acaba demandando muito dos recursos da natureza. Por isso, é muito importante pensar na economia de energia como uma ação sustentável.

Existem muitas fontes de energia renováveis que trazem pouco impacto ao meio ambiente, porém ainda é necessário rever algumas práticas para poder preservar cada vez mais os recursos que ainda nos restam. Diante disso, existem uma infinidade de soluções que, se combinadas e aplicadas no dia a dia, garantem um uso bastante consciente da energia.

Como economizar energia com pequenas ações dentro de casa?

Aprenda a medir o consumo

Um ponto importante e necessário para conhecer o seu gasto com eletricidade e saber como economizar corretamente é aprendendo a medir o consumo. Esse fator ajuda bastante também para muitas pessoas que acham que o valor da conta de luz vem aumentando muito e precisam calcular quanto está sendo gasto diariamente.

Para medir o consumo, é necessário que você anote a leitura atual que está no medidor, subtraindo da última leitura emitida na conta de energia. Depois, divida esse valor encontrado pela quantidade de dias restantes que estão entre as medições. Com isso, você tem o consumo médio diário.

Já para conhecer o consumo em meses anteriores, divida o total da leitura informada na conta de cada mês pelos dias de consumo daquele período. Com isso, você tem uma visão ampla do que tem sido consumido de energia elétrica e poderá comparar esses gastos com o resultado das práticas que visam à economia de luz.

Conserte fiações defeituosas

Uma coisa muito corriqueira que acontece, e muita gente não percebe, é o quanto uma fiação defeituoso pode aumentar o gasto com energia elétrica. Quando um fio se encontra desencapado, parcialmente ou por completo, ele acaba puxando uma carga de energia de maneira constante, fazendo com que o aparelho ou eletrodoméstico ligado a ele consuma muito mais energia do que o necessário.

Nesses casos, também há um grande risco de acontecer um curto-circuito, danificando todos os aparelhos que estiverem ligados ao circuito, trazendo a chance de o morador levar um choque ou até mesmo provocar um incêndio.

Portanto, é muito importante observar com atenção o estado da fiação de sua casa, verificando se existem pontos de descontinuidade ou até mesmo falhas. Se isso estiver acontecendo, chame um responsável para consertar as suas instalações o mais rápido possível. Com isso, você reduz as despesas com energia elétrica e deixa sua casa mais segura.

Mantenha janelas e cortinas abertas

A iluminação é um fator que provoca muito gasto de energia. Como ela é totalmente necessária durante a noite, nada melhor do que aproveitar a luz do dia para iluminar seus ambientes e economizar um pouco desse gasto com a eletricidade

Sendo assim, acostume-se a manter as janelas e as cortinas abertas para aproveitar ao máximo a iluminação solar durante o dia, deixando seus cômodos mais claros e sem a necessidade de ligar lâmpadas.

Use lâmpadas de LED

Os modelos de lâmpadas disponíveis no mercado são diferentes tanto pelo preço, quanto na economia de energia. Dessa forma, mesmo que você pague menos por uma lâmpada, pode acabar gastando muito mais pelo consumo de energia que ela tem.

Portanto, é importante verificar o tipo de lâmpada que você está usando e optar pelas lâmpadas de LED, que são as mais econômicas do mercado, por conta de uma avança tecnologia que elas têm e que se diferem das demais.

Essas lâmpadas não contêm nenhum material nocivo à saúde ou ao meio ambiente, além de não transmitir calor e ser muito mais durável e eficiente do que as outras, mesmo que seu valor de compra seja um pouco maior também. Porém, vale a pena o investimento.

Não deixe a TV ligada sem motivo

A televisão é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia, ainda mais por conta de, em muitas casas, as pessoas a deixam ligada enquanto executam outras atividades do dia a dia. Mas isso acaba resultando em um gasto muito maior de energia no final do mês.

Sendo assim, o mais indicado é que você utilize a televisão apenas quando realmente for assistir alguma coisa. Evite deixar a TV ligada sem motivo, para não aumentar o consumo de energia e gerar a economia tão necessária.

Reduza o tempo no banho

Outro fator importante é reduzir o tempo no banho. O chuveiro é outro aparelho que gasta muita eletricidade, tanto que, muitas vezes, ele é colocado em um circuito elétrico separado. Portanto, menos tempo no banho é igual a menos consumo de energia. Você ajudará o meio ambiente de duas maneiras: economizando energia e reduzindo o consumo de água potável, que é outro recurso que está em escassez na natureza.

Por fim, é importante destacar que, aplicando essas ações no seu dia a dia, você conseguirá uma renda extra ao final de cada mês, porque a redução na despesa com a conta de energia será bastante alta, o que acaba sendo muito vantajoso financeiramente para todo mundo.

E aí? O que achou do nosso conteúdo? Ajudou a entender um pouco mais sobre a importância de se economizar energia? Gostaria de ver mais assuntos como esse? Então assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando!


Artigos relacionados

Conheça 7 incríveis dicas para poupar dinheiro

Gerencial Construtora 03 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Móveis planejados: economize com tranquilidade

Primata Social 20 de abril de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();