• Existem muitas expectativas relacionadas com a compra de um imóvel, sendo sempre positivas, por se tratar da realização do sonho de muita gente. Afinal de contas, conseguir a sua casa ou apartamento é uma grande conquista. Porém, esse processo exige muito planejamento, cuidado e atenção aos detalhes. Por isso, é importante saber como comprar imóvel com segurança.

    Independentemente se o comprador está adquirindo um imóvel na planta, pronto ou usado, esse processo exige uma pesquisa, visita a estandes, comparação de preços e uma negociação completa com o vendedor do imóvel. Portanto, é essencial tomar alguns cuidados durante essa aquisição.

    Muita gente ainda não sabe quais fatores devem ser considerados na hora de adquirir um imóvel e fazer toda a negociação de forma segura. Se você é uma dessas pessoas, continue por aqui e veja um pouco mais sobre como comprar um imóvel com segurança, além de entender a importância de certos cuidados durante esse processo. Vamos lá?

    Por que é importante comprar um imóvel com segurança?

    Muitas vezes, se o comprador não cumpre alguns passos importantes na compra do imóvel, isso pode acabar levando-o a inúmeros problemas e até mesmo à perda do bem. A aquisição de uma casa ou apartamento é uma decisão muito importante para a família, por isso é importante realizar essa compra com segurança, levando em consideração alguns cuidados.

    Quais cuidados devem ser tomados para comprar imóvel com segurança?

    Pesquise bastante

    Primeiro de tudo, antes de iniciar a negociação para comprar o imóvel, é necessário que você faça uma pesquisa aprofundada sobre aquilo que realmente quer. O mercado imobiliário está cheio de boas oportunidades e empreendimentos bem projetados, trazendo tudo aquilo que muita gente precisa e quer ter em seu lar.

    Portanto, pesquise muito, procure entre as possibilidades existentes, tenha em mente as suas necessidades e as da sua família, para que o imóvel escolhido seja o ideal para todos. Leve em consideração a localização, a infraestrutura da região e também do condomínio, analise o tamanho do imóvel, o número de cômodos e também o preço, pois o valor de compra deve estar dentro daquilo que você está disposto a gastar.

    Faça um planejamento financeiro

    Por se tratar de uma compra que envolve o pagamento de um alto valor, é importante fazer um planejamento financeiro e se organizar adequadamente. O pagamento do imóvel traz muitos impactos financeiros na vida de uma pessoa. Sendo assim, se você se planejar, consegue evitar que futuros imprevistos ou prejuízos possam atrapalhar a conquista desse sonho.

    O planejamento financeiro vai ajudar o comprador a organizar suas finanças para o pagamento do imóvel. Comece fazendo uma planilha, onde a renda familiar vai ser colocada em pauta para se ter uma ideia de quanto dinheiro entra mensalmente. Coloque também os gastos mensais para saber o que sobra de recursos e no que você pode começar a economizar.

    Realize cortes de despesas que são desnecessárias e pesam no fim do mês. É uma economia que acaba fazendo muita diferença no fim do mês e ainda ajuda a conseguir o dinheiro que será destinado para o imóvel. Isso também é importante para se preparar para um possível financiamento, onde as parcelas ficam por volta de 30% da renda mensal do comprador.

    Confira toda a documentação

    A compra de imóveis envolve certa burocracia, o que faz necessário ter uma assessoria jurídica para conferir se está tudo de acordo e dentro dos padrões que a lei exige. Portanto, conferir a documentação do imóvel é algo essencial e frequentemente ignorado pelos compradores.

    Às vezes, acreditamos que quem mora no imóvel é o dono, porém esse vendedor pode ter apenas a posse do bem. Situações assim acabam trazendo dores de cabeça durante a negociação e muito trabalho na hora de regularizar a propriedade.

    Sendo assim, solicite toda a documentação para poder conferir, principalmente a matrícula do imóvel, que é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis. Dessa forma, é possível verificar se o vendedor realmente é o proprietário do imóvel.

    Solicite certidões dos vendedores

    Para evitar prejuízos ou problemas com os vendedores durante a negociação é necessário solicitar certidões dos vendedores. Em alguns casos, a pessoa pode estar vendendo o imóvel para esconder bens da justiça, e essa situação é considerada uma fraude.

    As certidões podem comprovar a credibilidade desses vendedores e vai mostrar ou não se existe algum débito que esteja garantido pelo imóvel. Essas certidões geralmente são de: distribuidor cível, falência e concordata, certidão negativa de débitos trabalhistas, certidão de regularidade fiscal, dentre outras.

    Cheque débitos do imóvel

    Existem vários casos onde a pessoa que adquiriu o imóvel é cobrada por débitos deixados pelo antigo dono do imóvel. Portanto, é muito importante checar as dívidas sobre o imóvel, como IPTU, taxas condominiais, impostos eventuais que foram cobrados no local e acabaram incidindo sobre o bem.

    Esses débitos são taxas que acompanham o imóvel, independente de quem for o atual proprietário, e colocam a propriedade como a garantia de pagamento para esses valores. Então, o seu bem pode acabar indo a leilão para quitar a inadimplência, mesmo que essas dívidas não foram contraídas por você, como o atual proprietário.

    Caso exista algum débito envolvendo o imóvel, negocie com o vendedor para que ele pague, ou faça um acordo para abater o valor em cima do preço de compra que será pago para a aquisição do bem.

    Procure por uma construtora de confiança

    O mercado imobiliário e da construção civil está cheio de empresas trazendo boas oportunidades de negócios. E nesse momento da aquisição é fundamental contar com a ajuda de uma construtora ou imobiliária de confiança, pois elas contam com profissionais capacitados e especializados nesse tipo de negócio.

    Eles vão te mostrar exatamente o imóvel que você precisa, levando em consideração seus gostos e necessidades, assim como de toda a família. Além de auxiliar durante o processo de negociação e na parte burocrática que envolve essa compra.

    Para finalizar, vale destacar que, se todos esses passos forem seguidos, você vai estar comprando o seu imóvel em extrema segurança, sem a possibilidade de prejuízos e problemas futuros. Apenas usufruindo da casa nova e a realização pela conquista.

    E aí? O que você achou do nosso conteúdo sobre como comprar imóvel com segurança? Quer conhecer os nossos serviços? Então entre em contato conosco.

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?