Decoração de apartamento: por onde eu devo começar?

0 Comentários 25-06-2019 Gerencial Construtora

Decoração de apartamento: por onde eu devo começar?

Decorar o nosso cantinho é algo extremamente prazeroso. Afinal, depois de todo o esforço para comprá-lo, queremos mesmo é deixá-lo confortável, aconchegante e receptivo. A decoração de apartamento tem o poder de fazer com que a nossa casa se pareça mais com a gente e, assim, fique com o aspecto de um verdadeiro lar.

Muitas vezes, porém, não temos a menor ideia de por onde começar a organizar tudo, não é mesmo? Por isso, preparamos o conteúdo a seguir para você. Continue a leitura para descobrir o passo a passo da decoração do seu novo apartamento!

Conheça o espaço nos mínimos detalhes

A primeira coisa que você deve ter em mãos são as medidas do seu apartamento — mas não apenas a distância de uma parede até outra ou a metragem quadrada do cômodo. É imprescindível conhecer:

  • a largura e a altura das paredes, janelas, portas e vigas (caso existam);
  • o tamanho dos espaços entre as janelas;
  • a distância delas para a parede do lado e o teto;
  • a altura que ficam do chão.

Enfim, todos os cantinhos da sua casa precisam estar medidos para que você os conheça e saiba o que exatamente cabe em cada lugar. Mesmo a altura das tomadas é importante. Além disso, é fundamental conhecer as redes elétrica e hidráulica, inclusive onde passam os fios e canos, para evitar atravessar qualquer um deles com a furadeira.

Determine o que precisa ser consertado

Antes de sair enchendo os cômodos com móveis e objetos de decoração, é necessário preparar o ambiente. Visite o local com bastante calma; observe se as paredes estão lisas ou se precisam de reparo; note os rodapés, rodatetos e o estado do piso etc.

Também faça uma avaliação da parte elétrica e procure por vazamentos. Outro cuidado importante nesse momento é definir se alguma parede precisa ser derrubada para melhorar o fluxo do espaço.

O conserto de todas essas questões envolve obra e sujeira, demandando um espaço vazio para que os profissionais responsáveis possam trabalhar com mais rapidez e conforto. Apenas depois de tudo isso ajustado é que você deve começar a fazer alterações na decoração.

Busque um estilo

São tantas as possibilidades no mundo da decoração que, às vezes, ficamos um pouco perdidos. Por isso, é importante pesquisar e definir o estilo que será seu guia durante a jornada de decoração do apartamento.

Pesquise nos sites relacionados à decoração, no Pinterest, nas revistas e em casas de amigos até encontrar opções que tenham mais a ver com sua personalidade. O estilo pode ser clássico, rústico, industrial, lúdico ou vintage, por exemplo, dependendo da sua preferência.

Ao escolher um deles, você já começa a reduzir as alternativas e tornar seu trabalho mais simples. Em um estilo clássico, cores vibrantes estão fora de cogitação. Já no ambiente mais vintage, você pode abusar dos tons inusitados.

Escolha suas cores

Após decidir qual estilo seguir e estar com a base do seu apartamento perfeita, pense nas cores que gostaria de usar. A determinação de uma paleta evita que você faça combinações que não funcionam e ajuda na hora de escolher materiais, tecidos, estampas, móveis ou objetos.

Não se esqueça de incluir os tons de madeira que quer usar, pois eles também dialogam com as cores. Por fim, a tonalidade do piso é importantíssima e deve ser levada em conta.

Use as cores a favor do espaço

Outro ponto a ser considerado na hora de escolher os tons é o espaço disponível. Para apartamentos mais amplos, cores escuras podem ajudar a trazer uma sensação de proximidade e aconchego. Já nas residências menores, as tonalidades claras dão uma ideia de amplitude.

Também é fundamental dialogar com o piso. Aqueles em tons fechados pedem um contraste com paredes e móveis claros — e o contrário também se aplica.

Desenhe seu projeto de decoração de apartamento

Você pode tanto contratar alguém para fazer isso quanto preparar um desenho simples por conta própria. Cuide apenas para manter as proporções corretas dos objetos.

Ao desenhar o projeto de decoração do apartamento, é possível visualizar o que deve ser feito antes e aquilo que virá depois. Dessa forma, a decoração pode ser providenciada aos pouquinhos, sem comprometer o orçamento doméstico.

Caso tenha decidido instalar um armário de metal entre o fogão e a geladeira, com um projeto desenhado não será preciso adquirir todos os itens ao mesmo tempo. Além disso, você não vai se arriscar a comprar uma geladeira de porta dupla sabendo que comprometerá o espaço do armário no futuro.

Determine os espaços no projeto

Aproveite o momento para determinar quais atividades serão realizadas em cada ambiente. Em um local integrado, você pode delimitar esses espaços em áreas que serão divididas simbolicamente com os móveis instalados futuramente.

A sala de jantar, por exemplo, pode ser demarcada por um tapete em cima do qual vai a mesa. Logo ao lado, uma bancada de estudos é capaz de determinar outro uso dentro do mesmo ambiente.

Pinte tudo antes

Depois de escolher as cores e desenhar o projeto, o passo a seguir é fazer as intervenções nas paredes. Seja pintando ou colocando papel de parede, o ideal é finalizar tudo isso antes de entrar com os móveis e objetos — da mesma forma que as obras.

A pintura é a segunda base na qual será realizada a decoração: ela fica em cima daquela primeira base, que envolve reparos e reformas. Siga o planejamento realizado no projeto para saber exatamente o que pintar ou cobrir, além de que forma proceder.

Preste atenção nos detalhes

Após todo esse preparo, é hora de entrar com os móveis, tapetes, plantas, luminárias, quadros, colchas etc. Enfim, você terá a chance de organizar tudo com o seu toque especial, não menosprezando o poder dos detalhes. Seu quarto pode ficar como em uma capa de revista se você escolher os jogos de cama corretos. Já as plantas ficarão ainda mais lindas dentro de cachepôs estilosos.

Aproveite o projeto para fazer o tempo trabalhar a seu favor. Vá adquirindo as peças aos pouquinhos, procurando apenas os itens perfeitos. Quando menos esperar, você vai olhar para sua decoração de apartamento e se espantar com o resultado!

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e aproveite para trocar muitas ideias!

Banner-blog-gerencial


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();