Descubra quais revestimentos podem dar um UP no seu apê!

0 Comentários 01-11-2021 Gerencial Construtora

Descubra quais revestimentos podem dar um UP no seu apê!

Você sabe a diferença entre revestimento e piso, @? O revestimento pode ser aplicado tanto no chão das construções quanto nas paredes, isso porque ele é feito de argila e outros materiais que possuem boa durabilidade, baixa absorção de água e, em geral, são bem fáceis de limpar. Já o piso, não tem essa versatilidade de aplicação e seu uso é indicado somente para o chão mesmo. Agora que você já sabe a diferença entre um e outro, vem com a gente, que vamos te ensinar como dar um UP no seu apê com os revestimentos!

Como escolher o revestimento perfeito?

A primeira coisa que você tem que fazer quando pensa em usar o revestimento para estilizar o seu apartamento é a pergunta: onde ele vai ser aplicado? A resposta para esta questão vai ajudar na escolha que, neste caso, deve ir além da estética.

Por exemplo, você não vai instalar o mesmo revestimento próximo a uma churrasqueira e também na parede do banheiro, pois as temperaturas desses locais variam e, por isso, a escolha deve ser além da boniteza, beleza?

No próximo tópico, vamos trazer para você um pouco mais sobre algumas opções e por qual motivo você deve escolher alguma delas. Bora?

Tipos de revestimento

  • Porcelanato

A porcelana é um tipo de revestimento de alto padrão, caracterizado como cerâmico, e de grande destaque. Isso porque, quando é fabricado, leva materiais mais refinados e também a própria porcelana em sua composição. Dentro desse processo, os componentes são levados a altas temperaturas e, por isso, esse material se torna muito resistente ao peso e também tem uma porosidade bem pequena, o que significa que são os revestimentos que menos absorvem água. Segundo a Incepa, os revestimentos porosos chegam a absorver mais de 10% de absorção de água, enquanto um porcelanato pode ir de 0,1% até 6% de absorção.

Dentre os porcelanatos, existem alguns grupos:

 1) Polido: com 0,1% de absorção, ou seja, baixa absorção de líquidos, esse tipo de revestimento, por ser polido, é brilhoso e também mais escorregadio. Por isso, não são indicados para áreas externas, como área de lazer externa ou mesmo a piscina. São mais indicados para áreas internas do apartamento e com uma circulação de pessoas não tão alta. Também conhecido como porcelanato técnico, é um dos mais comuns no mercado e o seu brilho vai variar de acordo com o tipo e o fabricante.

2) Acetinado: esse revestimento tem em seu processo de composição uma escovação, que dá à peça uma textura suave. Isso faz com que esse porcelanato seja mais resistente, dure mais e mantenha sua boa aparência por mais tempo. Em geral, um esmaltado possui absorção de água menor que 0,5% e, por não possuir brilho, proporciona maior aconchego, não cria reflexos que podem influenciar na luminosidade do local, possuem grande resistência a riscos e também maior aderência, ou seja, ele não é tão escorregadio quanto o polido. É muito versátil e pode ser usado tanto dentro do apartamento, quanto em áreas externas.

3) Esmaltado: revestimento que possui em sua superfície a aplicação de esmalte, isso serve para proteção da estamparia ou impressão de texturas, como de madeira, cimento simulado, entre outras. O revestimento de porcelana esmaltado também absorve pouca água (<0,5%) e tem uma boa resistência e fácil manutenção. Por isso, é indicado para superfícies que podem ser molhadas, tanto dentro quanto fora do apartamento.

Uma loja de materiais para construção em Cuiabá, utilizou uma classificação em seu blog, que também ajuda na escolha do porcelanato, então, prepara o print para a hora da escolha:

LA: Sem tráfego (paredes);
LB: Pouco tráfego– indicado para uso interno em ambientes residenciais sem acesso para áreas externas, exceto cozinhas e corredores;
LC: Médio tráfego – ambientes comerciais sem acesso para áreas externas e todos os ambientes residenciais;
LD: Alto tráfego – todos os ambientes comerciais e residenciais, exceto áreas de altíssimo tráfego;
LE: Altíssimo tráfego – todos os ambientes comerciais, residenciais e externos, a exemplo de praças públicas, metrôs, corredores de shopping center´s, supermercados;

  • Pedras

Além do porcelanato, também existem revestimentos em pedra, que dão um charme total, tanto na área externa do apartamento, quanto na interna, como exemplo, uma parede da sala que pode ser escolhida para ganhar vida com esse tipo de revestimento ou mesmo no banheiro, quarto, entre outros. O uso delas dá ao apartamento um toque rústico e que, em contraponto com uma decoração moderna, pode despertar um contraste muito interessante. Separamos dois tipos para mostrar para você:

1) Seixo: você já viu por aí aquela pedra mais fininha, um pouco maior que um grão de areia? Essa é a pedra Seixo, que pode complementar a decoração de diversos ambientes do apê e ser encontrada nas variedades natural, rolado, telado e em diferentes cores, como marrom, branca, preta e cinza. Essa pedra desperta um ar ao mesmo tempo rústico e delicado.

2) Ardósia: oferecendo facilidade na limpeza e pouca absorção de água, a ardósia pode ser encontrada em diversas cores, mas a mais famosa delas é a preta e com certeza você já deve ter visto por aí. Ela, em geral, é mais ampla e com a superfície lisa, apesar de haver variações, com versões lixadas, escovadas ou mesmo polidas. É uma ótima opção para despertar a sofisticação e valorizar o imóvel.

Agradecemos a sua leitura!

Esperamos que essas dicas sejam relevantes para você e que faça a melhor escolha para o seu apê! Lembre-se, sempre que precisar, procure auxílio profissional para que seu investimento e tempo sejam bem aplicados. Se precisar de algum apoio, nossa equipe também está disponível. Obrigado por ler até aqui e até o próximo texto do Blog Gerencial!


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();