FGTS e a chance de ter um lar novinho em folha!

0 Comentários 04-10-2021 Gerencial Construtora

FGTS e a chance de ter um lar novinho em folha!

FGTS é de comer? (Kkkkry) Calma que a gente já te explica! O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como o nome já diz, é uma reserva de dinheiro para o futuro, direito de pessoas que estão no regime de trabalho com carteira assinada, que poderá ser utilizado caso a pessoa queira adquirir um imóvel, por exemplo. Assim como, se quiser pagar dívidas referentes ao imóvel, comprar materiais para a construção desse ou até mesmo quando o indivíduo é mandado embora da empresa em que trabalha.

Agora que você já entendeu ou relembrou do que se trata, com certeza deve estar se perguntando: “tá, e aí, o que isso tem a ver com um lar novinho em folha?” É sobre isso que a gente vai falar nesse texto e você não pode perder essa informação de ouro. Bora com a gente e descubra!

Dá para usar o FGTS para comprar apartamento?

Dá sim. Mas, para isso, com a burocracia de sempre (rs), você precisa estar com alguns documentos em dia, assim, poderá solicitar o saque para comprar o seu imóvel. Anota aí quais são eles:

1) Documento oficial de identificação, como o RG, o passaporte ou a carteira de habilitação;

2) Um extrato da conta que está vinculada ao fundo;

3) CLT para que seja possível comprovar o tempo de emprego sob o regime da CLT e do FGTS;

4) Ter e apresentar a última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Atenção, se você está em união estável ou casado, também vai precisar apresentar essa declaração do mozão, ok?

Para conseguir seguir com o processo de compra, ainda vai ser necessário ter maioridade ou emancipação, ser nascido(a) no Brasil ou ter visto permanente, não ter qualquer financiamento ativo no país e dentro do Sistema Financeiro de Habitação, possuir, ao menos, três anos de lançamentos de FGTS, não importam as empresas ou se for em diferentes períodos de contratos. Se você já tem um imóvel construído ou em construção em residenciais na área urbana, isso não vai ser possível. Ah, se estiver querendo quitar um saldo devedor, precisa estar com os pagamentos em dia e também não dá para usar o FGTS para quitar ou comprar moradias de outras pessoas, fetchou?

Só isso? Pera, que tem mais!

Além dessas documentações que citamos acima, você também vai precisar verificar com o imóvel se algumas condições estão em dia para fazer o processo. Vamos a elas:

1) O imóvel que pretende adquirir precisar estar numa área urbana, necessariamente;

2) Este local deverá ter fins apenas residenciais;

3) Uma avaliação deverá ser feita para aprovação e certificação de que o valor desse imóvel vá até, no máximo, R$1.500.000;

4 Esse imóvel não pode ter sido comprado por esse mesmo processo antes, ou seja, utilizando-se do FGTS, pelo tempo de três anos.

5) Posso trabalhar em Cuiabá e utilizar o meu FGTS para adquirir um imóvel em Campo Grande? Infelizmente não, você precisa morar ou trabalhar, há pelo menos um ano, na mesma cidade que pretende comprar o imóvel.

Obrigado por ler até aqui!

Agora que você já sabe dessa novidade, se precisar de alguma assessoria, indicamos que converse com seu contador ou alguém da área para que possa tirar mais dúvidas. Mas, qualquer coisa, você já sabe, né? Estamos aqui, pode contar com nosso time e entrar em contato, porque também podemos te ajudar!

A Gerencial oferece a possibilidade de usar o FGTS nos imóveis que se encontram prontos para morar, como o Torres Ville D’Itália e o Villagio Veronese, com toda a documentação exigida pela Caixa. Então, qualquer coisa, você já sabe, né? Estamos aqui, pode contar com nosso time e entrar em contato, porque também podemos te ajudar!


Artigos relacionados

Não sabe como conseguir a melhor taxa de financiamento? Vamos te ajudar!

Gerencial Construtora 29 de agosto de 2019 0 Comentários
Saiba mais

É possível fazer a venda de imóvel financiado? Descubra agora!

Gerencial Construtora 21 de junho de 2019 2 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();