Quer ter uma horta em apartamento? Saiba por onde começar!

0 Comentários 17-12-2019 Gerencial Construtora

Quer ter uma horta em apartamento? Saiba por onde começar!

Manter um estilo de vida saudável é o objetivo de cada vez mais pessoas atualmente. Muitos têm buscado a prática de atividades físicas, cuidados médicos preventivos e, principalmente, uma alimentação equilibrada e mais natural. Seguindo essa tendência, uma ideia simples, mas bem interessante é ter uma horta em apartamento.

Além de simplificar a sua vida, por garantir uma parte dos seus alimentos e temperos bem pertinho de você, essa opção é uma maneira de facilitar o consumo de produtos orgânicos e evitar a ingestão de agrotóxicos. Isso, sem contar que ela ajuda a decorar o lar! Afinal, um pouco de verde deixa qualquer ambiente mais aconchegante e bonito, não é?

Então, ficou interessado em ter uma horta em apartamento? Para saber tudo sobre o assunto, continue esta leitura e confira as nossas dicas!

O que pode ser plantado numa horta de apartamento?

É verdade que apartamentos costumam ter do que uma casa, por exemplo. Isso, porém, não impede que você tenha a sua hortinha! Basta saber escolher as melhores espécies, levando em consideração o espaço que elas vão ocupar. Há vários tipos disponíveis atualmente, e eles podem ser bastante úteis no seu dia a dia.

O alecrim e o orégano, por exemplo, são plantas que não necessitam de grandes espaços e são excelentes temperos para cozinhar. A pimenta é outra ótima opção para dar um toque picante na sua comida, e ainda proporciona um colorido a mais ao ambiente, com seus tons em vermelho, laranja ou amarelo (dependendo da espécie que você escolher).

Mais uma opção é a hortelã, que é fácil de plantar na sua horta em apartamento e tem várias utilidades. Você pode usá-la em receitas, vitaminas ou mesmo águas aromatizadas. Se quiser fazer um chá bem natural, ela é perfeita, pois tem efeito calmante e ajuda a digestão, além de outros efeitos benéficos para o corpo.

Como fazer uma horta em apartamento?

Como dissemos, antes de sair fazendo a sua própria plantação, é preciso planejamento. Isso envolve pensar no local, na iluminação e no tipo de horta desejada. Depois, será necessário ter alguns materiais e ferramentas. Então, vamos colocar a mão na massa? Confira o passo a passo completo!

Defina o melhor local

Apartamentos que contam com sacada ou varanda gourmet são excelentes para montar a sua horta, porque muitas plantas precisam de um ambiente arejado para crescer. Porém, se você não tiver um desses espaços, não há problema. Basta escolher outro cômodo ou cantinho que tenha essa característica.

Observe a iluminação

Embora algumas espécies não gostem tanto assim de iluminação direta, várias precisam, sim, de luz para se desenvolver. Então, ao planejar a sua horta em apartamento, leve isso em consideração e escolha o ambiente em que os raios de sol incidam com mais facilidade, e pela maior parte de tempo possível, ao longo do dia.

Escolha o tipo de horta

O tipo de plantação dependerá das suas preferências. Se você quiser algo que ocupe pouco espaço, por exemplo, a horta vertical é uma boa opção. Você só precisará de uma parede e suportes para os vasos, podendo pregá-los diretamente na superfície ou utilizar murais.

Quanto mais altos eles forem, maior é a possibilidade de as plantas receberem raios solares. Se quiser que eles fiquem mais baixos e acessíveis, coloque-os em miniprateleiras sobre o chão mesmo.

Compre os materiais e as ferramentas

Para montar a sua horta, alguns materiais e ferramentas serão necessários:

  • argila;
  • manta geotêxtil;
  • terra especial para plantio;
  • água;
  • espátula pequena.

A argila e a manta serão úteis para forrar o fundo do vaso em que a planta vai ficar, e a terra especial é o que vai fixá-la no recipiente. Para cavar a terra e fixar o vegetal nela, a espátula será útil. Depois, a água servirá para regar pela primeira vez a sua horta.

Prepare o solo

Como você viu, antes de encher o vaso com terra é preciso prepará-lo. Para isso, cubra o fundo dele com a argila, de forma que ela ocupe todo o espaço. Depois, utilize a manta geotêxtil, que servirá para drenagem, impedindo que a terra escoe pelo fundo do vaso quando você regar a planta. Agora, sim, você poderá inserir a terra especial para plantio.

Plante as sementes ou mudas

Por fim, depois de montado o vaso, é chegado o momento de ver a horta tomar forma. Abra um pequeno buraco na terra — para facilitar o serviço, utilize a espátula com cuidado. Em seguida, basta colocar as sementes ou mudas no orifício, mas com cuidado para não destruir o torrão de terra da planta. Complete o espaço que restar e regue com água. Pronto!

Quais são os cuidados indispensáveis para uma horta em apartamento?

Para manter a sua horta sempre bonita e saudável, certos cuidados precisam ser adotados. Afinal, estamos falando de seres vivos, não é mesmo? Em suma, você vai precisar regar e adubar as suas plantinhas.

A frequência e a quantidade de água vão depender de como elas estão. Para verificar isso, coloque o dedo na terra: se ele ficar muito molhado e cheio de barro, significa que há muita água. Por outro lado, se ele ficar seco, há necessidade de regar o vaso mais vezes. O ideal é buscar o meio-termo aqui, irrigando a horta, pelo menos, uma vez ao dia.

Já a adubação é o que vai garantir a reposição dos sais minerais e nutrientes de que o vegetal precisa para se desenvolver. Faça o procedimento uma vez a cada quinze dias. Para manter os seus efeitos por mais tempo, uma boa dica é cobrir o solo com matéria orgânica seca, como restos de poda.

Enfim, não há dúvidas de que viver de maneira saudável fica mais fácil quando você pode obter plantinhas para cozinhar ou fazer chás diretamente da sua plantação. E, como vimos, isso é perfeitamente possível para quem mora em prédios.

Plenamente adaptável a ambientes pequenos, uma horta em apartamento necessita apenas de uma parede ou um pequeno espaço no chão. Você pode escolher as espécies de plantas de que mais gostar, se divertir montando os vasos e deixar a ainda mais bonita! Em outras palavras, essa é uma maneira não só de se alimentar bem, mas de viver melhor, em todos os aspectos.

E aí, gostou da leitura? Agora, se quiser saber ainda mais sobre como plantar temperos em casa, aproveite para conferir o vídeo explicativo que fizemos para você!


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();