• Atendimento Online Atendimento Online!

    Quando se tem um dinheirinho parado, é muito importante procurar formas de aplicar a quantia para obter algum lucro, mesmo que seja em pouco tempo. Investimentos de curto prazo são excelentes formas de conseguir um retorno de certo valor de maneira mais rápida — e podem, ainda, ajudá-lo em alguma futura aquisição.

    Tais investimentos são fáceis de realizar e não necessitam de quantias muito altas para aplicação, podendo ser de cerca de 1 mil até 5 mil reais. Aplicações nesses valores podem se tornar uma reserva de emergência e até mesmo ajudar em objetivos como a compra de um apartamento ou uma casa, na hora de dar um valor de entrada.

    Se você está na intenção de adquirir um imóvel e precisa separar algum montante para dar de entrada, continue por aqui! A seguir, mostraremos um pouco mais sobre como realizar investimentos a curto prazo e como eles podem ajudar na compra de imóveis.

    É bom manter uma reserva de emergência?

    Nunca se sabe se podem ou não acontecer imprevistos que exigem certos gastos. Sendo assim, uma boa forma de estar preparado para esses momentos é mantendo uma reserva de emergência, com determinada quantia guardada ou aplicada. Isso serve, até mesmo, para adquirir bens durante a vida.

    Por que ter uma reserva de emergência?

    Uma reserva de emergência deve ser feita antes mesmo de se pensar em diversificar uma carteira de investimentos, pois, com esse dinheiro guardado, você pode manter as aplicações desejadas sem ter problemas financeiros. Há, também, dois principais motivos.

    O primeiro é que, quando se opta por investimentos mais rentáveis, eles não apresentam liquidez, visto que o dinheiro aplicado não pode ser facilmente movimentado depois. O segundo, é que, muitas vezes, quando o capital é 100% imobilizado, ele não poderá ser utilizado em alguma necessidade.

    Quanto tempo de despesas fixas devo ter guardado?

    O fundo de emergência deve ser composto por um volume suficientemente bom para sustentar o seu custo de vida e suas despesas por, pelo menos, 6 meses. Tudo isso dependendo do tempo de investimento a curto prazo escolhido.

    Como esse dinheiro ajuda na entrada?

    Esse dinheiro ajuda bastante nessa situação, pois, mesmo que seja a curto prazo, é possível conseguir um bom retorno financeiro por conta da aplicação. Com isso, você acaba gerando um valor que ajuda a quitar a entrada de um imóvel.

    Quais investimentos de curto prazo você pode realizar?

    Poupança

    A aplicação na poupança é um dos investimentos financeiros mais conhecidos pelo povo brasileiro — e muitos até acabam recorrendo a ele por falta de tempo para procurar outras opções ou pela facilidade da realização. Afinal de contas, todo mundo tem uma conta poupança em algum banco.

    Mesmo que ofereça algumas vantagens, como a isenção do Imposto de Renda, a opção ainda tem alguns pontos negativos, como a rentabilidade bem abaixo da média, se comparada a outros investimentos que tem liquidez diária, e a remuneração que acontece no aniversário mensal da aplicação.

    Isso quer dizer que o valor do rendimento mensal só cai especificamente em um dia. Por exemplo, se você aplicou seu dinheiro no dia 25 de fevereiro e precisa retirá-lo no dia 19 de março, não haverá nenhum retorno financeiro sobre a aplicação. É preciso esperar o fechamento do mês para conseguir o lucro.

    CDB – Certificado de Depósito Bancário

    Esse é um investimento geralmente emitido por instituições bancárias. Na prática, ele funciona como uma emissão de CDB por parte dos bancos para captação de recursos financeiros dos investidores, de modo a utilizar esse valor como empréstimo a outras pessoas.

    Os CDBs podem ser encontrados com liquidez diária, e a remuneração do capital é até 100% da taxa DI, por meio de corretoras de valores mobiliários. Os bancos têm uma taxa DI variando entre 80% e 85% para as remunerações.

    O investimento tem uma grande desvantagem em relação à cobrança do Imposto de Renda, uma vez que ela segue uma tabela regressiva. Isto é, se você deixar o seu dinheiro investido por mais tempo, maior será o seu retorno financeiro.

    LCI – Letras de Crédito Imobiliárias

    O LCI, investimento conhecido como Letras de Crédito Imobiliárias, é bastante rentável quando acessado por meio de grandes instituições financeiras. Essas Letras de Crédito têm como grande vantagem a isenção do Imposto de Renda que proporcionam para os investidores.

    É importante ressaltar que, para investimentos a curto prazo, esse tipo de modalidade é totalmente válido e benéfico por conta dessa isenção — visto que a tributação estará na alíquota mais alta, de 22,5%.

    Tesouro SELIC

    O Tesouro SELIC, conhecido antigamente como LFTs, é considerado um excelente tipo de investimento para pessoas que querem fazer uma reserva de emergência bem segura. A modalidade é emitida pelo Governo como título de Renda Fixa, com a finalidade de financiar dívidas públicas.

    Em outras palavras, quando você adquire um Tesouro SELIC, estará também, de certa forma emprestando dinheiro para o governo.

    E o fundo de investimentos, o que é?

    Já os fundos de investimentos, para que você entenda um pouco melhor, são as aplicações mais rentáveis ao seu capital de reserva de emergência, trazendo grandes vantagens e um bom retorno financeiro — com exceção dos fundos oferecidos pelo seu gerente.

    Isso porque fundos oferecidos por gerentes de bancos são aplicações de péssima qualidade, o que resulta em um rendimento até pior que o da poupança.

    Para montar uma carteira de investimentos, o investidor deve sempre pensar em aplicações que tenham liquidez imediata. É indicado escolher aquelas em que você pode recorrer ao capital sempre que precisar, caso ocorra alguma emergência ou imprevisto.

    Por fim, para o investimento inicial de cerca de 1 mil a 5 mil reais, o ideal é formar uma reserva de emergência que tenha preferencialmente um bom fundo de renda fixa, já que a gestão é independente, e que resulte em rendimentos consistentes ao longo do tempo.

    Gostou de conhecer um pouco mais sobre investimentos de curto prazo para aplicações de 1 mil a 5 mil reais? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas confiram essas possibilidades!

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online