Descubra 4 motivos para investir em imóveis

0 Comentários 15-06-2020 Gerencial Construtora

Descubra 4 motivos para investir em imóveis

Descubra 4 motivos para investir em imóveis

Introdução. 

Existem diversas maneiras de se investir, como em títulos, na poupança, na bolsa de valores, em fundos imobiliários e até mesmo em um produto, serviço ou empresa. Apesar das diferentes formas de aplicação, quando se pensa no futuro e em investimento, ainda hoje, é mais seguro aplicar em imóveis. Isso porque um apartamento ou uma casa trazem diversas vantagens, mesmo para quem é um investidor que diversifica em suas aplicações, e é para falar delas que preparamos esse texto. A seguir, você vai descobrir quatro motivos para adquirir um imóvel, atualmente, e como isso é uma ótima maneira de aumentar e proteger seu patrimônio e seus investimentos. Confira!

Porque investir agora? Baixas taxas de juros e alto poder de compra.

Você já deve ter lido ou ouvido falar (e muito) sobre uma taxa chamada SELIC, que significa “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, e ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil. Você deve estar pensando… “Interessante… E…?”. Sim, eu entendo, o que realmente você quer saber sobre o assunto é como essa taxa influencia em sua minha vida como investidor e porque ela está ligada ao seu possível investimento em imóveis. É preciso entender que a SELIC é um índice básico de referência em nossa economia e interfere de forma direta em todas as outras taxas de juros no país: nos empréstimos, nos financiamentos e nas aplicações financeiras. Por isso, se a SELIC cai, os custos dos bancos tendem a cair, os juros de financiamentos também decrescem e, o que mais nos interessa, a facilidade para comprar e investir aumenta e muito.

É claro que a SELIC não é a única que deve ser levada em consideração, mas ela é bem relevante. A ótima notícia é que a taxa nunca esteve tão baixa. Em sua última reunião, que aconteceu no dia 06 de junho de 2020, o Copom baixou a taxa para 3%, uma das menores da história. A propósito, quando falamos em história e em inflação, chega a dar aquele frio na espinha ao lembrar da década de 1990, quando os preços sofriam efeitos galopantes. Atualmente, o cenário é bastante diferente, já que taxa de Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), que influencia na variação dos preços do mercado, é considerada estável e tende a se manter assim.  Além disso, o Brasil bateu recorde de menor diferencial de juros da história, o que significa que o valor do aluguel vai, cada vez mais, chegar próximo ao valor de parcelamento do imóvel, o que colabora para um bom momento para se investir e pensar a curto e longo prazo.

Renda extra: um sonho possível.

Agora que já sabemos um pouquinho da atual situação a respeito da economia e de juros no país, vamos falar sobre o retorno financeiro de uma propriedade. Você já imaginou receber um pagamento sem trabalhar diretamente para isso? É essa a realidade de investidores que vivem de aluguéis de seus imóveis. É verdade que trabalharam muito durante toda a vida, mas, nesse tipo de renda, tida como passiva, essas pessoas somente recebem pela locação de seus espaços, tendo de lidar apenas com a relação com os inquilinos e a pequena manutenção desses imóveis de tempo em tempo.

O mais interessante é que essa renda pelo imóvel é mensal e assegurada, pelo menos, por um ano, que é o tempo médio de contrato dos locatários no Brasil. Cabe destacar que, além dessa renda, os proprietários de imóveis para investimento também possuem outras, por isso, é possível usar o lucro do aluguel do imóvel para fazer um fundo próprio para sua conservação, assim como investir em outras possibilidades, fomentando, dessa forma, um investimento em negócios diversos.

Valorização

Apesar de não ter crescido em ritmo acelerado ao período anterior de análise, um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2017, indicou que existe uma escassez habitacional de 7,78 milhões de residências no Brasil, ou seja, por conta do aumento da população, existe também um crescimento na busca de novos lares no país. Por esse motivo e também por não haver uma demanda que dê conta de tanta oferta, os imóveis são valorizados e, além disso, também a procura é potencializada pelas diversificações nas qualidades de novos empreendimentos, como é o caso do Villagio Aria, empreendimento sofisticado da Gerencial Construtora.

Assim, ao contrário de ações ou fundos de investimentos, que podem desvalorizar com o tempo ou mesmo de uma hora para outra, como já aconteceu em diversas crises durante a história mundial e nacional, os imóveis se encontram numa categoria de negócios de menor risco e instabilidade. Por isso, trazem mais segurança para o seus investidores. É sobre isso que falaremos no próximo tópico!

Segurança

Durante a história do Brasil, já vimos acontecer confiscos de poupança, variações inflacionárias e quedas bruscas nas bolsas de valores, mas nunca vimos congelamentos de imóveis pelo governo, por exemplo. Esse é um fato que demonstra a grande segurança em investir em uma propriedade imobiliária, que, ainda em meio a diferentes crises, como a atual do coronavírus, consegue manter seu valor.

Esse valor aumenta ainda mais caso o investimento seja feito em uma boa região, como o bairro Goiabeiras em Cuiabá e, muitas vezes, torna-se permanente, ou seja, parte do patrimônio que, dificilmente, terá a importância de capital investido diminuída. Nesse sentido, é seguro ter o seu próprio espaço também para estender a estabilidade aos filhos, já que a propriedade pode ser deixada de herança no futuro.

Conclusão

É preciso pensar bastante antes de adquirir um imóvel para investimento, e por isso a equipe Gerencial Construtora está disponível para bater um papo e prestar a assessoria que você precisa nesse momento. Então, se você quer saber mais informações sobre imóveis, acesse o nosso blog, nele sempre postamos conteúdo e novidades. Se preferir conversar sobre investimentos, você também pode entrar em contato com a gente e tirar as suas dúvidas.


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();