Você sabe o que é drywall? Veja 6 maiores vantagens que oferece

0 Comentários 17-10-2019 Gerencial Construtora

Você sabe o que é drywall? Veja 6 maiores vantagens que oferece

Você sabe o que é Drywall? Trata-se de uma metodologia de construção de paredes que se tornou muito popular nos Estados Unidos e que tem ganhado seu espaço no Brasil, caindo no gosto de muitas pessoas que estão construindo ou pensando em comprar uma casa ou apartamento.

Ele é uma solução muito prática para quem deseja dividir um ambiente, inserir algum tipo de iluminação embutida, isolar barulho ou, simplesmente, montar uma estante. O melhor de tudo é que, fazer isso é possível sem ter que executar grandes reformas, uma vez que o material é perfeitamente adaptável às necessidades do ambiente.

Neste artigo, você entenderá mais a fundo o que é o Drywall, os tipos que existem e as 6 principais vantagens da sua utilização. Boa leitura!

O que é Drywall e como ele surgiu?

O Drywall é um tipo de parede feito com uma chapa dupla de manuseio muito simples por se tratar de um elemento leve. No espaço que existe entre as duas placas são feitas as instalações elétricas e hidráulicas, bem como, de telefonia e internet. Nesse mesmo local também é possível inserir elementos para aumentar o isolamento térmico e acústico.

O termo Drywall remete um tipo de sistema construído a seco, que não utiliza água ou insere esse elemento em quantidades mínimas. Apesar de ter aparecido com mais expressão nos últimos anos, esse material foi criado no ano de 1898 nos Estados Unidos. Ele também foi amplamente utilizado na Primeira Guerra Mundial e teve uma rápida aceitação no mercado europeu.

Quais são os tipos de Drywall?

Existem, basicamente, três tipos de Drywall que se diferenciam, principalmente, no seu tom. O lado branco sempre deve estar voltado para o acabamento da instalação. Nesse sentido, temos:

  • Drywall branco (ST): que tem a chapa de cor branca, utilizada em forros e paredes de ambientes secos;
  • Rosa (RF): que é empregado em ambientes que necessitam de ter resistência ao calor. Ela resiste a altas temperaturas, pois sua composição é baseada em fibra de vidros. Geralmente, utiliza-se esse tipo de Drywall em bancadas onde serão instalados fogões do tipo cooktop;
  • Verde (RU): que é utilizado para áreas úmidas. Isso porque o gesso que compõe as placas é misturado com silicone e alguns tipos de fungicidas, sendo ótimos para cozinhas, lavanderias e banheiros.

Quais são as 5 principais vantagens da sua utilização?

Agora que você já sabe o que é Drywall, os tipos que existem no mercado e a utilização de cada um deles, vamos mostrar quais são as principais vantagens que podem ser conquistadas com a sua utilização. Acompanhe!

1. Flexibilidade

Um dos principais benefícios que podem ser conquistados ao utilizar o Drywall é a flexibilidade que esse tipo de construção proporciona. Você pode, por exemplo, dividir e, até mesmo, criar ambientes de forma muito simples e rápida.

As placas são totalmente adaptáveis e fáceis de serem instaladas. Com uma boa dose de criatividade é possível transformar todo um apartamento e modificar totalmente sua estrutura de cômodos e ambientes.

2. Economia na estrutura

Além de ser flexível e versátil, o Drywall não necessita de grandes obras, materiais como cimento, massas, água etc. Sendo assim, o custo final do processo de instalação é consideravelmente reduzido.

Além disso, estamos tratando com um elemento bastante leve, sendo assim, dificilmente você terá problemas com excesso de peso na estrutura do seu imóvel. No entanto, ainda assim, é necessário consultar os responsáveis pelo condomínio antes de fazer qualquer tipo de instalação, por mais simples que possa parecer.

3. Fácil instalação

Com base no que foi mencionado nos dois tópicos anteriores, fica bem fácil entender que a instalação desse tipo de elemento é muito simples e, principalmente, não gera tanta sujeira e transtorno como outros tipos de obras produzem.

4. Baixo custo

O custo também é algo que deve ser considerado na hora de modificar algum cômodo ou ambiente da sua residência. Com o Drywall, você terá um baixíssimo gasto, podendo investir dinheiro investir em outros itens de decoração para o seu apartamento.

5. Otimização de espaço

Por fim, o Drywall possibilita uma grande otimização de espaço e pode ser facilmente combinado com paredes já existentes no imóvel. Dessa forma, você poderá alterar totalmente alguns cômodos e até mesmo criar outros, dependendo das dimensões do seu apartamento.

6. Segurança

Muitas pessoas torcem o nariz quando ouvem a palavra Drywall. O que elas não sabem é que, se for instalado da forma correta, esse sistema é totalmente seguro. Atualmente, existem procedimentos e normas que devem ser seguidos para garantir que o processo seja feito de forma correta e livre de danos para o imóvel e os moradores.

Quais são as regras de utilização do Drywall?

Quando se fala em construção, por mais simples que o processo possa parecer, sempre será necessário olhar com atenção para a segurança. Dependendo do tipo de Drywall, será possível instalá-lo em locais que necessitam de atenção especial, pois contam com equipamentos como fogões, chuveiros e outros equipamentos.

Sendo assim, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou procedimentos para atender todas as normas de seguranças necessárias às edificações e aprovou esse tipo de procedimentos por meio das normas NBR 15758/2009. Isso implica afirmar que a utilização de Drywall em uma residência ou empresa é algo totalmente seguro e certificado.

Esse documento estabelece as normas que as empresas especializadas devem proceder na instalação desse tipo de elemento. Isso deve ser feito para garantir que, além da eficiência e durabilidade, o imóvel esteja seguro de quaisquer danos que possam ocorrer e que estejam relacionados ao Drywall.

Portanto, estamos frente a uma modalidade de construção altamente vantajosa e segura. No entanto, para obter todos esses benefícios é necessário contar com o apoio de especialistas no assunto. Afinal, apesar de a instalação ser simples, será necessária a utilização do tipo certo de Drywall, bem como, algumas ferramentas específicas.

Seguindo essas dicas você conseguirá extrair o máximo de benefícios do sistema Drywall, possibilitando grandes oportunidades de transformar o seu imóvel sem ter que gastar muito dinheiro para isso.

Gostou deste artigo? Entendeu o que é Drywall e quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, entre em contato com a nossa equipe especializada e pronta para atender você.


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();