O que o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada tem a ver com o Goiabeiras?

0 Comentários 22-07-2020 Gerencial Construtora

O que o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada tem a ver com o Goiabeiras?

Cuiabá é uma capital brasileira que carrega consigo muita memória e, dentre elas, está a do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada – Batalhão Laguna, com 178 anos de história. Neste artigo, vamos contar para você um pouquinho de como esse local foi se desenvolvendo e, hoje, é Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso e se encontra no bairro mais charmoso da cidade, o Goiabeiras. Confira!

Como um Batalhão virou patrimônio da capital mato-grossense?

Quem passa em frente ao Batalhão Laguna, na Av. Jose Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), mais conhecido por esse nome pelos moradores de Cuiabá, mal imagina o quanto de acontecimentos esse lugar já presenciou. Para se ter uma ideia, mais de 30 mil jovens já tiveram formação e se desenvolveram no batalhão, além disso, foi ao redor dele que se desenvolveu o bairro Goiabeiras, um dos mais tradicionais da cidade, por isso, ele é tão importante para a história de Cuiabá e do estado.

O 44º Batalhão de Infantaria Motorizada se desenvolveu pelo Governo Imperial, em 1842, inicialmente, para proteger a Província de São Paulo. Após isso, em 1865, foi modificado junto de outra guarnição em Uberaba-MG, tornando-se o 21º Batalhão de Infantaria e com relevante participação na Guerra do Paraguai, ao fazer parte do Corpo Expedicionário em Operações, no sul da então província de Mato Grosso. Inclusive, no livro “A retirada Laguna”, de Visconde de Taynay, participante do episódio, é narrada como se deu e se organizou a ofensiva na fazenda Laguna, propriedade de Solano López.

Em 1920, o batalhão é novamente renomeado, passa a se chamar 16º Batalhão de Caçadores, na cidade de Corumbá e, em seguida, é transferido para Cuiabá. O batalhão como conhecemos hoje foi construído dentro do mandato de Getúlio Vargas e inaugurado em 6 de agosto de 1941, com a presença do então presidente, e marca um momento de modernização cuiabana. Nesse mesmo período, também foram erguidas obras do mesmo estilo, como o Grande Hotel, o Colégio Liceu Cuiabano, a Residência dos Governadores e o Arquivo Público.

Após ter sido criada a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em 1978, o 16º BC teve sua denominação modificada para 44º Batalhão de Infantaria Motorizado e, em 1986, passa ser chamado de Batalhão Laguna, em honra à sua atuação histórica. Além disso, soldados Laguna também estiveram presentes na Missão de Paz das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), em 2006, 2010 e 2012. Atualmente, além  da formação militar dos jovens que fazem o alistamento obrigatório, a área de 13.750 mil m² do batalhão também oferece uma série de atividades sociais que são desenvolvidas, como o Programa Força no Esporte, em que em torno de cinquenta crianças fazem parte, tomam café pela manhã, fazem práticas esportivas, tomam banho e em seguida vão para suas respectivas escolas.

O batalhão e o bairro Goiabeiras. 

Além de ter virado Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso, foi ao redor do Batalhão Laguna que o bairro Goiabeiras se desenvolveu e criou raízes. Assim, em suas redondezas, hoje se encontra uma estrutura que proporciona alta qualidade de vida para seus moradores. Como exemplo disso, quem passa pela região do Batalhão ao amanhecer ou mesmo nos finais de tardes, pode perceber o grande número de pessoas realizando atividades físicas ao redor do pavilhão.

Por outro lado, quem também gosta de se divertir ou sair para degustar novos sabores da gastronomia, encontra na região os bares e restaurantes mais badalados de Cuiabá e com ótima qualidade. No Goiabeiras, também se encontra o Shopping Goiabeiras, que faz parte da história recente do bairro, sendo o primeiro empreendimento do setor em Mato Grosso, além de academias, escolas, hotéis e praças com excelentes padrões.

Da mesma maneira, na região mais charmosa da capital mato-grossense estão os dois dos mais novos empreendimentos da Gerencial Construtora: o Villaggio Aria e o Villagio Calábria. Falaremos um pouquinho deles a seguir!

Villaggio Aria

Se você gosta de sofisticação e alto padrão, bem-estar e um local de fácil acesso, o Villagio Aria, que fica pronto em maio de 2023, será uma ótima opção para toda a família. Os apartamentos do empreendimento, o terceiro empreendimento da Gerencial construído nessa rua, ficarão na Rua Tenente Alcides Duarte de Souza, na lateral do 44º Batalhão, e possuem 137m² com 3 suítes, lavabo e sacada gourmet.  Além disso, a área comum contará com academia completa, churrasqueira com piscina privativa, game-lounge, wi-fi e ferramentaria compartilhadas e quadras de tênis e poliesportiva na área de lazer. O Villagio Aria é a escolha certa para quem busca uma ótima qualidade de vida. Acesse o link e conheça!

Villaggio Calábria

Já com entrega prevista para janeiro de 2022, o Villaggio Calábria possui opções de moradia de 77M² ou 57m², com dois e três quartos (ambos com 1 suíte) e está localizado na Av. Oito de Abril. O empreendimento conta com coworking, varanda com churrasqueira, captação da água dos splits, espaço pet, bicicleta compartilhada e a união da tecnologia com o conforto e a calmaria que você procura. Saiba mais!

Disponível em: http://aoremt.org/44-btl.html;.Acesso em jul. 2020.


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();