• Atendimento Online Atendimento Online!

    Todo mundo sabe o quão difícil é encarar a compra do primeiro imóvel, pois precisamos ter um planejamento financeiro para economizar dinheiro para a entrada e também a fim de se controlar para o pagamento das parcelas do financiamento. Mas antes da aquisição da casa própria é muito importante analisar alguns fatores que influenciam no preço de um imóvel.

    Sendo assim, a avaliação deve ser feita adequadamente para que se descubra exatamente o valor daquele bem. É uma análise bem útil durante o processo de compra e venda, porém muitas pessoas ainda não sabem o que deve ser considerado.

    Continue por aqui e conheça quais os principais aspectos que influenciam no valor total do bem. Dessa forma, você terá menos chances de sair no prejuízo! Vamos lá?

    Quais fatores influenciam no preço de um imóvel?

    1. Localização

    O primeiro aspecto que deve ser verificado é com relação a localização do imóvel, um dos fatores que mais impactam na variação dos preços dos bens. Afinal de contas, a proximidade de bairros nobres ou do centro da cidade valoriza bastante uma casa ou um apartamento.

    A busca por esses locais também é mais alta, por isso o preço acaba sendo bem maior se comparados a bairros mais afastados. Considere também fatores como a acessibilidade, condições do saneamento básico e das vias públicas da região, bem como a disponibilidade de transporte público e a iluminação das ruas. Todos esses pontos valorizam ainda mais uma região.

    Além da pesquisa sobre a localização, é muito importante estar atento à vizinhança que já vive ali. Muitas pessoas acabam não levando isso em consideração, mas ninguém quer morar ao lado de estabelecimentos barulhos ou super movimentados.

    2. Estrutura do imóvel

    É fundamental que você certifique alguns itens sobre a estrutura do imóvel e do edifício como um todo, afinal de contas tudo isso encontra como forma de valorização na hora de comprar o bem.

    Confira o tamanho do apartamento, para ter certeza de que a área está sendo bem aproveitada e atende às suas necessidades. Analise se aquilo que é apresentado para você está conforme o que foi planejado na planta e se consta no memorial descritivo do empreendimento.

    Alguns itens que o condomínio oferece também afetam no preço do imóvel, como a posição do mesmo com relação ao sol, a existência de um sistema de captação de água da chuva e placas de aquecimento solar, além de jardins, pomares e áreas de uso comum, entre outros.

    3. Idade

    Um fator que causa alterações no estado de um imóvel é o tempo da construção, então dessa forma acaba por influir no preço do bem. Quanto mais velha for a residência, maior será o gasto do proprietário com reformas e manutenções.

    É fato também que as edificações mais antigas se encontram mais desgastadas, aumentando as chances de problemas com infiltrações ou com as instalações elétricas, como também paredes descascadas e revestimentos danificados. Esses pontos afetam bastante no preço final de um imóvel.

    Mesmo que algumas construções mais novas sejam um pouco mais caras, vale pensar que ela conta com um sistema construtivo bem atual e moderno, além de materiais que terão uma vida útil bem maior, então você precisará realizar reformas somente após vários anos de uso.

    Os imóveis mais novos também estão dentro do conceito da sustentabilidade, que tem a finalidade de proporcionar aos moradores maior economia, conforto e qualidade de vida.

    4. Qualidade do acabamento

    Todos os materiais utilizando durante a construção da edificação também podem interferir bastante no valor de venda, uma vez que são eles que garantem a qualidade e durabilidade do imóvel. O imóvel será bem desvalorizado se for constatado uso de produtos ruins.

    Sendo assim, analise bastante o acabamento, pois ele costuma ser uma das partes mais caras da construção. Certifique-se da qualidade dos pisos, da pintura, dos revestimentos de parede, dos itens da instalação hidráulica e elétrica, pias, vasos sanitários, entre outros.

    Mesmo que você pague um pouco mais caro em um imóvel feito com produtos de primeira, é necessário destacar que, em locais em que houve a procedência de materiais duvidosos, a chance de ocorrer danos e possíveis reparos é bem maior. Então é possível que você ainda gaste com reformas, tendo dores de cabeça com isso!

    5. Áreas de Lazer

    Condomínios que têm área de lazer valorizam mais o preço dos imóveis, uma vez que o morador poderá se beneficiar de toda essa estrutura disponível, além do próprio apartamento.

    Sendo assim, esteja ciente de que condomínios que oferecem áreas de lazer como espaço gourmet, salão de festas, espaço fitness, piscina, quadra de esportes, praças e jardins, serão bem mais valorizados no mercado do que aqueles que não têm nenhum desses benefícios.

    O investimento vale a pena, pois sua família poderá usufruir de todos esses espaços, aumentando o conforto e qualidade de vida quando estiver no seu novo imóvel.

    6. Segurança

    A maioria das pessoas opta por viver em um lugar seguro, ainda mais com a crescente violência nos grandes centros urbanos. Dessa forma, um fator que deve ser observado e que também afeta no preço é a segurança da casa ou apartamento.

    Não basta estar atento apenas à localização, se o seu bairro é seguro ou não, é importante que o condomínio ofereça toda uma estrutura de segurança também. Quando a edificação é composta por câmeras de segurança, portão automático, luzes de emergência, portaria digital com porteiro 24 horas, cerca elétrica e chaves codificadas, fica claro que o preço do imóvel será bem maior.

    Analisar todos esses fatores é importante para ter consciência do custo-benefício que aquele imóvel vai trazer. Muitas vezes você acaba pagando um pouco mais na compra de um bem que contém a maioria dos aspectos que foram apresentados, do que pagaria em um apartamento ou casa mais simples, mas você terá muito mais tranquilidade e conforto no seu dia a dia.

    E aí, gostou de aprender um pouco sobre os aspectos que mais influenciam no preço de um imóvel? Quer ver mais conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter para continuar acompanhando!banner-material-rico.pg

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online