Reutilizar a água do split? A Gerencial te explica! 

1 Comentário 30-06-2020 Gerencial Construtora

Reutilizar a água do split? A Gerencial te explica! 

Embora o Brasil possua aproximadamente 12% da água do mundo, em um planeta onde os recursos naturais estão, a cada dia, mais escassos, é urgente a necessidade de revermos nossa postura em relação à natureza. De fato, a crise de água já não é mais um problema exclusivo das áreas semiáridas, como o Nordeste brasileiro, e muitas regiões são limitadas em seu desenvolvimento urbano, agrícola e industrial, pois não dispõem da quantidade de água que precisam, já que existe uma escassez desse recurso tão necessário para o crescimento sustentável. Um exemplo disso são as várias crises e racionamentos que vivenciamos em regiões, como o Sudeste, nos últimos anos. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o objetivo 6 das Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDO), assinadas em 2015 por 195 países, que propõe “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

Em razão disso e atenta às necessidades sociais e ações de sustentabilidade efetivas, a Gerencial Construtora é pioneira na inovação pelo reúso da água de seus empreendimentos em Mato Grosso, através do ar-condicionado dos apartamentos. Dessa maneira, em nossos prédios, a água é captada do ar split, depois é armazenada em um reservatório e, em seguida, utilizada para fins não potáveis, como a limpeza de áreas do condomínio, a regagem de plantas e também na descarga de sanitários de uso comum. Como exemplo, teremos a captação de até 120 mil litros de água por mês no Villaggio Calábria, até 70 mil litros no Villaggio Veronese e no nosso próximo lançamento, o Villaggio Aria.

Assim, contribuímos para o bem do meio ambiente e, da mesma forma, com os moradores de nossos empreendimentos, que gastam menos com as despesas de taxas do condomínio e podem investir mais em seus lares. Hoje, em nosso artigo, vamos mostrar um pouco para você os motivos e como se deu essa conquista e também traremos dados, como ocorre a reutilização da água dos splits em nossos empreendimentos e o que nos inspira para concretizar esse objetivo. Boa leitura!

O meio ambiente agradece!

Segundo dados do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recurso Hídricos 2019, desde 1980, o uso da água está em crescimento ao redor do globo em cerca de 1% ao ano e essa demanda, segundo as previsões, deve aumentar nesse ritmo até 2050. Portanto, é importante ressaltar a necessidade de reúso da água e, nesse sentido, a importância ambiental que esse ato pode trazer para a sociedade em geral.

De acordo com o Manual de Conservação e Reúso da água em Edificações, o impacto de redução do consumo de água se dá pela análise das necessidades hídricas da edificação e, por isso, é essencial um estudo para avaliar a viabilidade desse processo. Foi pensando nisso que nos inspiramos na doutora em engenharia de estruturas, Sandra Maria, e na doutoura em agricultura tropical, Carla Maria Abido, ambas professoras no Instituto Federal do Mato Grosso, que coordenaram e desenvolveram uma pesquisa premiada sobre o reaproveitamento da água de ar-condicionado, destaque até no Jornal Nacional.

As duas cientistas descobriram que, além de reutilizar a água em áreas externas, para lavar, entres outros, essa água que sai do pinga-pinga de um split pode, inclusive, ser utilizada para o consumo humano, mas essa última possibilidade ainda segue em investigação para que possa ser aprovada com segurança. A propósito, nós também fizemos um vídeo com as pesquisadoras, em que elas explicam mais detalhadamente sobre o projeto de estudo.

Logo, a reutilização ajuda a impedir o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, proporciona menor quantidade de água extraída de mananciais, como também diminui o desperdício desse bem tão precioso. Dessa forma, temos um menor impacto econômico com a utilização responsável da água.

Bom para o mundo, bom para o bolso.

Além disso, a compra desse recurso, ainda mais em um país com alta taxa de tributos como é o Brasil, é cara e, o não reúso da água pode aumentar os gastos para essa finalidade. Então, reusar a água pode contribuir para um orçamento menor e mais sustentável também em questões econômicas. Para se ter uma ideia, um ar-condicionado ligado durante 8 horas por dia e 30 dias por mês produz em média 240 litros de água, se esse número for multiplicado por vinte quartos, chegamos o surpreendente total de 4.800 litros de água, então, imagine o quantidade de água que pode ser coletada em um condomínio, por exemplo.

Para se ter uma ideia do tamanho de perda hídrica e econômica em nosso país, o estudo Perdas de água 2019 (SNIS 2017) – Desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico demonstrou 38,3%  de desperdício, um volume de 6,5 bilhões de m³, o que significa que poderíamos encher até 7 mil piscinas olímpicas por dia no Brasil. Para entender melhor essa e outras problemáticas sociais ao redor do mundo, indicamos a série documental da Netflix, History 101, que explora por meio de aulas curtas o uso da água, da energia nuclear, do plástico, do petróleo, entre outros.

Obrigado por ler até aqui!

É nosso dever como cidadãos que queremos uma comunidade mais equilibrada e justa desenvolver mecanismos para o bem comum, por isso, se você ainda não mora em apartamento, mas também gostaria de economizar água em sua casa, nesse artigo existem algumas dicas para isso. Ah, a Autossustentável, uma plataforma de conteúdos ligados ao tema de sustentabilidade, disponibiliza muito material legal para você fazer a sua parte com o planeta, como a redução, a reutilização e repensamento do consumo de produtos, a reciclagem, entre outros, vale a pena a visita no site.

Gostou desse artigo? Compartilhe com amigas e amigos nas redes sociais e fique sempre ligada e ligado! Aqui em nosso blog postamos com frequência conteúdos para você!


Artigos relacionados

Beach Tennis, descubra o esporte que está ganhando o coração do país do futebol

Gerencial Construtora 03 de janeiro de 2022 0 Comentários
Saiba mais

Automação: alinhe tecnologia e aproveite todo o potencial do apartamento

Gerencial Construtora 19 de outubro de 2021 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();