Turismo religioso: 7 destinos para manifestar a sua fé

0 Comentários 04-02-2020 Gerencial Construtora

Turismo religioso: 7 destinos para manifestar a sua fé

O turismo religioso é um dos estilos que mais tem sido procurado nos últimos tempos. Com roteiros que passam por locais que oferecem experiência religiosa, esse segmento atrai pessoas de várias idades em busca de autoconhecimento e reforço da fé.

Há locais dentro e fora do Brasil que são considerados santificados, seja para o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo, o budismo, entre outras. Podem ser feitas romarias, visitas a locais sagrados, peregrinações, fazer ou pagar promessas e passeios para conhecer locais com arquitetura secular.

Se você está buscando inspiração para turismo religioso, vamos ajudar. Confira a seguir roteiros que vão aproximar você de sua viagem e como planejá-la.

Lugares a conhecer no turismo religioso

Neste artigo separamos 7 destinos que proporcionam vivências de fé e religiosidade. Veja só quais são esses lugares!

1. Jerusalém — Israel

A cidade existe há mais de 5.000 anos, e nas ruas estreitas é possível ver traços das culturas judia, árabe, armênia e cristã. O local atrai pessoas do mundo todo, de diversas religiões, pela sua importância histórica. Chamada de Terra Santa abriga espaços sagrados para várias religiões.

Esse é um destino surpreendente e emocionante, com paisagens naturais, museus e sítios arqueológicos. Seguindo a tradição cristã é possível realizar a Via Sacra, o percurso que Jesus fez até ser crucificado. O trajeto fica cheio de devotos e é possível ver vários locais sagrados. O grande ápice é o Santo Sepulcro, que fica dentro da grande basílica.

Outro momento que emociona os peregrinos é a vista do pôr do sol no Monte das Oliveiras. Do topo, é possível ver a Velha Jerusalém e a cúpula da Mesquita de Omar, mais importante cemitério judaico do Mundo.

Localizado no Monte Moriá está o Muro das Lamentações. É impossível não sentir a emoção. Diante da parede, milhares de judeus rezam todos os dias. De acordo com a crença, esse teria sido o local onde Abraão ofereceu Isaque, seu filho, em sacrifício a Deus.

2. Fátima — Portugal

Fica entre Porto e Lisboa e ganhou fama depois que foram relatadas aparições de Nossa Senhora para três crianças em 1917, e hoje recebe milhares de fiéis anualmente. O local abriga o Santuário de Fátima, constituído pela Basílica de Nossa Senhora de Fátima — onde foi relatada a aparição — e a Basílica da Santíssima Trindade.

A cidade inteira inspira fé em Maria, com a realização de várias missas por dia. Ainda é possível visitar o museu na Casa dos Pastorinhos onde nasceram Lúcia, Francisco e Jacinta, as crianças que testemunharam a primeira aparição.

3. Aparecida do Norte — Brasil

Principal destino religioso do Brasil, Aparecida do Norte abriga o santuário nacional da patrona brasileira. No Santuário há as capelas do Batismo, Santíssimo, Ressurreição e São José. Da torre é possível ver todo o entorno.

No Memorial da Devoção, a história da santa é contada por meio do Cine Padroeira e do Museu de Cera. A Basílica Velha foi erguida em 1888 com arquitetura barroca e é ligada pela Passarela da Fé à Basílica Nova.

No complexo há um bondinho que leva até o Mirante do Morro do Cruzeiro, de onde se tem uma vista geral do santuário. Também é possível ir a pé, em um trajeto cercado por painéis que representam a Via Sacra de Jesus Cristo.

4. Meca — Arábia Saudita

Cidade onde nasceu e foi sepultado o profeta Maomé, fundador da religião islâmica. De acordo com a crença, todo muçulmano deve ir à Meca pelo menos uma vez na vida. É lá que está a pedra negra de Abraão, a kaaba, que é beijada pelos peregrinos.

Porém, este é um roteiro restrito aos muçulmanos. A Arábia Saudita não libera visto para quem quer fazer apenas turismo no local. Por esse motivo, apenas quem professa essa fé pode ir ao local.

5. Vaticano e Roma — Itália

Embora esteja fisicamente localizado em Roma, o Vaticano é o menor país do Mundo e foi criado em 1929, tendo uma população de cerca de 800 pessoas. É sede da Igreja Católica e abriga a casa do Papa. É o local onde estão os museus do Vaticano, a capela Sistina e a praça e a basílica de São Pedro.

Roma é considerada o berço do cristianismo e sua história guarda monumentos, basílicas, igrejas e rotas cristãs. O roteiro começa a partir da Catedral de Roma, a mãe de todas as igrejas do Mundo. Outro ponto que tem que ser incluído é a igreja papal de Santa Maria Maggiore, a única com preservação da estrutura dos primeiros cristãos.

6. Varanasi — Índia

Considerada sagrada para o hinduísmo, Varanasi significa porta do céu e é vista como a passagem para a vida eterna pela religião. O rio Ganges é a principal razão para a importância da cidade, pois é personificação da deusa Ganga, símbolo da purificação das almas.

Ao longo do rio há as ghats, escadarias onde as pessoas se conectam com as águas e celebram cerimônias religiosas e cremações. Todos os dias ao anoitecer na Dashashwamedh, a principal ghat, é realizado um ritual dedicado a Shiva.

7. Santiago de Compostela — Espanha

A cidade surgiu após o descobrimento do túmulo do apóstolo Tiago, no século XI. O local recebe milhares de peregrinos que caminham pelas rotas seculares em busca de conexão com a espiritualidade. Há várias maneiras de percorrer o Caminho de Santiago para chegar à Catedral.

O primeiro monumento que se avista ao finalizar o Caminho é o Monte do Gozo. Dali é possível avistar a cúpula da Catedral de Santiago. Diariamente há a missa do peregrino e o ritual do Botafumeiro, um incensário de prata que fica alçado balançando entre as naves da igreja.

Planejando a viagem

Independentemente do destino escolhido é preciso organização prévia para que o roteiro religioso saia como planejado, inclusive com planejamento financeiro. Esses destinos são muito concorridos e em algumas épocas ficam cheios demais. Por isso, estude bem as melhores datas para fazer a sua viagem.

Normalmente, as pessoas que escolhem um destino religioso sonham em realizar a viagem por motivos que vão muito além de apenas conhecer um local. Por isso, a antecedência garante uma melhor experiência.

Para ajudar a montar o seu roteiro de turismo religioso, leia o nosso artigo e veja dicas de como organizar tudo da melhor maneira possível.


Artigos relacionados

Fique por dentro dos melhores destinos internacionais para o Réveillon

Gerencial Construtora 29 de novembro de 2019 0 Comentários
Saiba mais

Vai curtir as férias? Veja como fazer um roteiro de viagem perfeito

Gerencial Construtora 19 de novembro de 2019 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();