O blog da Gerencial Construtora tem tudo o que você precisa saber para escolher e comprar o seu imóvel ideal. Encontre aqui as melhores dicas e conteúdos.

  • Existem diversos motivos que levam uma pessoa a vender um imóvel para comprar outro, a chegada de um novo integrante na família, uma mudança de cidade ou mesmo o desejo de desfrutar de mais conforto e segurança. O ano de 2019 tem sido favorável a este tipo de transação, só no primeiro trimestre houve um aumento de aproximadamente 9,7% em vendas de imóveis, com expectativa de avançar mais.

    Entretanto, o que muita gente não sabe é que esse é um processo que exige dedicação, pesquisa, planejamento e a ajuda de profissionais que entendam do assunto. Por isso, se você está pensando em vender um imóvel para comprar outro, este post é para você! Separamos aqui algumas recomendações que vão ajudar nessa jornada e também vamos explicar quais são as etapas de compra e venda, e como fazê-las de forma segura e eficaz.

    Planejando a venda do imóvel

    Muitos pensam que basta colocar uma placa escrita “vende-se” na frente do imóvel e esperar que a mágica aconteça. Contudo, a verdade é que sem planejamento a venda de uma propriedade pode demorar até 10 meses para acontecer — isso no melhor cenário. Por esse motivo você deve estar atento a alguns aspectos que podem acelerar esse processo. Veja, a seguir, quais são.

    Tenha um preço justo

    O valor de uma propriedade é um fator importante nas negociações de venda. Por isso é preciso estar atento ao mercado, ele é quem vai dizer se o imóvel vale ou não o preço que você imagina. Pesquise na região onde a propriedade está localizada se há outros imóveis semelhantes à venda e compare os valores, considere também a metragem construída e a localização.

    Mesmo com todas essas informações em mãos você corre o risco de não fazer uma análise precisa, afinal, você tem uma ligação com esse lugar — é o seu lar — e por esse motivo o seu julgamento pode ser tendencioso. Para que não haja equívoco, busque o profissional da área, ele é a pessoa mais capacitada para fazer uma avaliação. Lembre-se, o valor do imóvel pode ser um fator decisivo para os compradores.

    Busque um corretor confiável

    Esse profissional será o seu guia durante todo o processo de venda. Como já falamos, além de ajudar com a avaliação de preço, ele também será responsável por encontrar as pessoas ideais para o negócio. Se o seu objetivo é mesmo vender um imóvel para comprar outro a nossa dica é: procure empresas que sejam referências na sua região e corretores vinculados aos órgãos competentes.

    Organize a documentação

    Para que a venda aconteça é preciso que a propriedade esteja com toda a documentação em dia, logo, é importante apurar se há alguma pendência. Se houver, ela deve ser resolvida antes mesmo de começar as tratativas. O seu corretor pode ajudar no processo de seleção de documentos necessários bem como na verificação de pendências. Para a venda do imóvel o proprietário deve dispor dos seguintes documentos:

    • certidão atualizada do imóvel;
    • matrícula da propriedade;
    • contas negativas de IPTU e condomínio;
    • conta de água e luz;
    • carteira de identidade e CPF;
    • registro de novas áreas construídas;

    Mantenha o local limpo e organizado

    A primeira impressão é a que fica. Um local sujo, bagunçado ou que necessita de reparos tem menos chances de ser vendido, por isso é crucial que a sua casa esteja impecável. Só assim será possível convencer os compradores de que adquirir o imóvel é um bom negócio. Para causar uma boa impressão, mantenha a propriedade sempre limpa, verifique quais são os pontos que necessitam de reformas e realize-as imediatamente.

    Considere o fato de que o comprador pode optar por um financiamento para a compra. Caso isso aconteça, o imóvel será avaliado por um engenheiro escolhido pelo banco financiador. Se houver problemas com a estrutura da casa é provável que a propriedade não seja aprovada pela vistoria. Para evitar transtornos semelhantes, peça a um profissional que avalie o seu imóvel.

    Seja visto

    Para agilizar a venda, é preciso divulgar a propriedade o máximo possível. Com a internet esse trabalho ficou muito mais fácil, é possível anunciar a venda em portais imobiliários, sites de compra e venda e até mesmo redes sociais. Tudo o que você tem que fazer é passar uma boa impressão, para isso, faça boas fotos do local. Antes de fotografar decore os ambientes para valorizar a casa.

    O anúncio também deve ser atraente. Descreva com clareza o imóvel: quantos cômodos tem, o tamanho da área construída e as comodidades. Venda uma experiência! Aproveite os pontos fortes do local para encantar o comprador, pode ser a vista, a excelente localização ou quem sabe a área de lazer, o importante é transformar esses espaços em oportunidades de experiência.

    Passo a passo para comprar um imóvel

    A compra de um novo imóvel envolve inúmeras variáveis como, a distância entre a nova casa e o trabalho ou a escola das crianças, se tem lavanderia separada da cozinha, conta com condomínio protegido 24 horas, se tem acabamento de alto padrão, e também se cabe no bolso. Por isso, antes de escolher um imóvel é preciso analisar com cuidado todos estes pontos, confira quais são as atitudes que você deve tomar antes de assinar o contrato.

    Faça uma pesquisa

    O primeiro passo é buscar os empreendimentos em construção ou que foram lançados recentemente. Analise se o que é oferecido encaixa no que você procura, afinal você não quer esperar o dia da mudança para descobrir que o guarda-roupa não cabe no quarto. Entre em contato com a construtora, tire suas dúvidas e agende uma visita ao stand decorado. Considere também mais de uma opção antes de fazer a sua escolha.

    Conte com a ajuda de um profissional

    Nós já falamos dele neste post, mas o corretor é uma figura importante tanto na venda quanto na compra de um imóvel. Ele pode ajudar a escolher a propriedade que mais se adéque às necessidades de sua família. Algumas construtoras contam com corretores próprios para atender o cliente, esclarecer todas as dúvidas e fazer com que esse processo seja tranquilo.

    Tenha um planejamento financeiro

    Sim, a compra de um imóvel envolve muito dinheiro. Mesmo que a aquisição desse bem seja feita por um financiamento, o seu pagamento comprometerá uma boa parte da renda familiar por alguns anos. Para que o sonho do imóvel novo não vire pesadelo você precisa ter um planejamento financeiro.

    Faça uma simulação de compra e estipule um valor máximo a ser empregado nessa aquisição. Comece a poupar, com uma boa parte do valor do imóvel em mãos a negociação fica mais fácil. No mercado já existem produtos como o Tesouro Direto e os CDBs que têm boa rentabilidade e podem ajudar você a chegar no montante desejado mais rapidamente.

    Se pretende vender um imóvel para comprar outro deve considerar a possibilidade de usar o seu imóvel como entrada na compra de um novo. Funciona da seguinte maneira: você entrega o seu apartamento e o valor da propriedade será usado como entrada para o novo. A diferença de valor, se houver, será financiada da maneira tradicional.

    Erros que devem ser evitados no momento de vender um imóvel para comprar outro

    Algumas atitudes podem prejudicar a venda do seu imóvel. A falta de organização é uma delas. Para evitar que isso aconteça, organize tudo o que for necessário antes de começar o processo de venda. Revise toda a documentação, faça os reparos necessários e não tente enganar o seu comprador potencial.

    Se houver falhas que por algum motivo não puderam ser consertadas, seja franco e apresente bons argumentos. Divulgue a sua propriedade, seja solicito e faça uma visitação completa em todas as áreas do imóvel. Esteja sempre disposto a esclarecer quaisquer dúvidas, fazendo isso, você deixará o comprador mais seguro e inclinado a fechar negócio.

    Vender um imóvel para comprar outro não é tarefa fácil, exige tempo, dedicação e planejamento, mas depois das dicas deste post tenho certeza que essa tarefa ficará um pouco mais simples. Só não se esqueça: preço, documentação em dia, ambiente limpo e organizado, ajuda profissional e uma boa divulgação são as ferramentas para o sucesso.

    Agora que você já sabe como vender o seu imóvel, que tal começar a planejar a compra do seu apartamento? Entre em contato agora mesmo e descubra o seu novo lar!

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

    Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este conteúdo.

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525Atendimento por Email

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?