Você e o lar: cores e emoções que despertam!

0 Comentários 30-03-2022 Gerencial Construtora

Você e o lar: cores e emoções que despertam!

A psicologia das cores é algo tão incrível que já virou assunto pra bestseller (aqueles livros que vendem milhões de cópias e meio que continua vendendo pra sempre, sabe?). E olha, não é qualquer livro não, viu? De R$95 a cento e poucos reais na Amazon. Bom, em resumo, Eva Heller descreve nele o seu conceito de psicologia das cores, que também dá nome à obra, e relaciona as tonalidades que temos contato com as nossas emoções. Basicamente, a depender de qual cor temos visualizamos, por exemplo, nosso cérebro e corpo podem sentir de alegria a medo e de nojo a aceitação. Ficou curioso aí, eu sei. Bora pra mais um blog da Gerencial que a gente te conta mais sobre isso tudo!

Mas o que será que as cores podem te proporcionar?

Desde propagandas nas redes sociais, passando pela cor do carro e chegando às paredes de casa, a gente pode nem perceber, mas sempre fazemos escolhas de cores durante nossa rotina. Então, imagina só como a maneira mais adequada de seus diversos usos pode trazer mais saúde emocional e ainda dar aquele up na decoração da casa (quem não gosta, né?).

Vamos deixar o mapa das cores aqui pra você poder escolher e viajar nas ideias, é só clicar no link anterior. Nesse texto, vamos focar em algumas que escolhemos, pra dar contraponto entre uma e outra e também porque são  tendência do momento e você já sabe, né, que a gente é muito que chique por aqui no blog. A primeira delas é a cor do ano da Pantone, que promete incentivar a inovação e a criatividade pra quem se aventurar no uso da Very Peri. A cor lembra um pouco o roxinho claro, apastelado (os designs que nos perdoem por essa afirmação, risos).

Uma outra cor que dá sensação contrária à serenidade é a cor vermelha. O vermelho é um grande estimulador, já que faz parte das cores quentes, que trazem a sensação de calor e energia e por isso é mais indicado pra aqueles detalhes da casa, talvez uma pitada de vermelho na decoração da sala possa deixar a harmonia da decoração em um equilíbrio com as cores neutras. Ah, e uma dica importante: escolha sempre cores neutras, como o branco, pra deixar a décor mais leve e com uma pegada mais sofisticada, você pode, por exemplo, pintar três paredes de cor branca e somente um colorida.

Resumo das cores e a ajuda profissional

Pra gente resumir, dentro das emoções que as cores causam em determinados ambientes do apartamento, podemos dividi-las em cores quentes (mais próximas do amarelo, vermelho) e cores frias (mais próximas do azul e roxo). As cores quentes geram uma sensação maior de aconchego, já as frias despertam uma sensação de calmaria. Então, é muito importante que você observe os ambientes da sua casa antes de aplicar alguma dessas cores, já que isso vai influenciar diretamente na intenção que você quer dar em cada um desses espaços.

Além disso, também temos as cores mais tradicionais, que são o branco e o preto e elas podem servir de base para a mistura de outra cores, já que são neutras, tanto na pintura, quanto nos objetos de decoração do apartamento. E para não errar, a gente indica que sempre que necessário você possa contar com a ajuda de um arquiteto ou design de interiores, caso não se sinta tão seguro na hora da escolha.

É claro que esse texto é apenas um pequeno resumo e consultar o mapa das cores é essencial pra você ter sucesso em suas escolhas, mas com certeza ter a ajuda de um arquiteto ou design pra acertar melhor as possibilidades é bastante importante também, certo?

Ah, se você precisar de alguma ajuda, nossa equipe também está pronta para te atender, é só entrar em contato e teremos um time inteiro à sua disposição. Espero que tenha curtido esse texto e te esperamos até o próximo blog!


Artigos relacionados

Móveis mais adequados pro apê: fique por dentro!

Gerencial Construtora 28 de fevereiro de 2022 0 Comentários
Saiba mais

Plantas em casa: vantagens pra você e pro apê!

Gerencial Construtora 16 de fevereiro de 2022 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 4042-0059 E-MAIL