• De repente, você se pega repensando o local onde vive e vê que ele não mais atende às suas necessidades e aos seus interesses. Agora, quer morar mais próximo do trabalho e de áreas de lazer, como praças e shoppings. Para colocar esse plano em prática, será preciso anunciar seu espaço atual, certo? Nessa hora, surge a dúvida: será que este é o melhor momento para vender imóvel?

    Essa é uma questão importante, uma vez que é fundamental aproveitar boas oportunidades de valorização imobiliária, evitando sair no prejuízo. Para isso, alguns aspectos merecem atenção, e eles envolvem tanto a economia do país quanto as próprias características do imóvel.

    Se você se identificou com essa situação e deseja descobrir qual é o melhor momento para vender imóvel, confira as dicas que damos neste artigo a fim de fechar um bom negócio!

    Quais fatores interferem na venda de um imóvel?

    Antes de decidir anunciar um imóvel, você deve saber que alguns fatores têm grande influência na hora de realizar a venda de uma residência — seja uma casa, seja um apartamento. Entre eles, está o contexto econômico do país.

    Saiba que esse aspecto pode interferir na venda positiva ou negativamente. A desaceleração da economia abala as transações no setor imobiliário, pois o cenário instável cria insegurança nas pessoas que desejariam adquirir esse tipo de patrimônio. Soma-se a isso o aumento da taxa de juros, que eleva o crédito do setor.

    Por outro lado, com a economia aquecida, os possíveis compradores se sentem mais encorajados a comprar bens de maior valor e as vendas aumentam. Isso porque os riscos são menores e os custos relacionados a financiamento são mais benéficos.

    Além dos fatores externos, como a economia nacional, há outros que interferem nas transações envolvendo imóveis. Elas dizem respeito à própria valorização da edificação. Estamos falando de aspectos como localização, estado de conservação, área de lazer, entre outros.

    Convenhamos que uma propriedade situada em bairro com boa infraestrutura e em local estratégico é mais visada. O mesmo vale quando o imóvel está bem cuidado e oferece opções de entretenimento para a família. Tudo isso a torna mais atrativa aos compradores, e, quanto maior a demanda, mais alto o seu preço.

    Como saber se é o melhor momento para vender imóvel?

    Como vimos, a venda de um imóvel exige a análise do contexto econômico e das características da propriedade. Agora, vamos elencar alguns aspectos para você descobrir se é a hora certa de anunciar o seu espaço. Veja!

    Considere o momento econômico do país

    Já explicamos como o cenário econômico do país pode influenciar nas possibilidades de sucesso na venda. Então, quando for pensar em transferir sua casa ou seu apartamento para outra pessoa, não se esqueça de avaliar se o momento é favorável.

    Ao fazer isso, lembre-se também de observar as previsões para depois que o negócio acontecer. Isso porque, estando com o dinheiro em mãos, você precisará reinvesti-lo, seja em uma aplicação, seja em um novo imóvel. Assim, para colher bons frutos, é preciso que a situação econômica nacional esteja saudável.

    Observe a valorização do imóvel

    Ao considerar anunciar o próprio imóvel para venda, a maioria das pessoas espera para fazer isso quando ele estiver bem valorizado, o que faz sentido. Afinal, o objetivo é buscar o maior ganho possível.

    Porém, não se deve aguardar muito tempo quando a edificação já estiver com um preço equivalente ou um pouco acima do praticado no mercado. A verdade é que, quanto maior a valorização, menores as chances de o valor superar o patamar em que se encontra.

    Tenha referências de preço

    Antes de divulgar a sua propriedade, tenha referências do preço médio exigido em edificações de características semelhantes. É o mercado que estabelece os valores adequados para cada tipo de imóvel.

    Dessa forma, por mais que você valorize o local onde mora, caso o anuncie por uma quantia muito alta, as chances de conseguir vendê-lo serão baixas. Afinal, é preciso considerar que há outras opções. Pense, ainda, nas formas de pagamento que pretende aceitar e procure ser flexível, estabelecendo até 5% de desconto na negociação.

    O que fazer para valorizar o imóvel e facilitar a venda?

    Além das características e da estrutura própria do seu imóvel, que podem ser um atrativo para os compradores, sempre é possível valorizá-lo ainda mais. São pequenas modificações e reparos que podem definir uma possibilidade de venda. Entenda!

    Pintura nova

    Você deve concordar que uma pintura visivelmente antiga, em que rachaduras e partes descascando estão à mostra, deixa qualquer residência menos interessante. Então, quando for colocar sua propriedade à venda, renove a pintura das paredes.

    Móveis planejados

    Ainda que você não vá vender o imóvel com os móveis, tê-los no modelo planejado é uma boa estratégia para encantar os possíveis compradores. Esse estilo de decoração transmite uma maior sensação de organização e bom aproveitamento do espaço.

    Iluminação

    A iluminação de uma residência faz toda a diferença na percepção dos ambientes. Logo, quando se vai comprar um imóvel, é desejável que todas as lâmpadas e instalações elétricas estejam em pleno funcionamento. Por isso, troque tudo o que estiver queimado e conserte o que não estiver funcionando.

    Quais são as vantagens de contar com um corretor de imóveis?

    Você deve ter percebido que a venda de um imóvel não é das tarefas mais fáceis, pois requer conhecimentos sobre economia, mercado imobiliário e aspectos relacionados à própria edificação. Portanto, fazer isso sozinho, sem a compreensão de todos esses detalhes, é arriscado. Por esse motivo, contratar um corretor é sempre a melhor opção.

    Com expertise na área, esse profissional saberá indicar o melhor momento para a venda e ajudará a definir um bom valor para a edificação. Além disso, oferecerá o auxílio necessário durante o período de negociação, fechamento do acordo e outras burocracias envolvidas. Ou seja, a prestação do serviço oferecerá muito mais segurança para você.

    Descobrindo qual o melhor momento para vender imóvel e seguindo as dicas que listamos neste artigo, será muito mais fácil acertar na decisão. Para tanto, não deixe de buscar a ajuda de um profissional do ramo. Sem dúvida, esse é o caminho mais apropriado para fechar um bom negócio e ter os seus interesses assegurados.

    Quer saber como encurtar o processo de anúncio e transferência do seu imóvel? Então, aproveite a visita ao blog para conferir já o nosso e-book gratuito de como vendê-lo rapidamente!

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este conteúdo.

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525Atendimento por EmailAtendimento Online