Plantas em casa: vantagens pra você e pro apê!
Seja pra dar aquele UP na decoração, bem estilo tropicália e chão de taco ou mesmo pra harmonizar as energias (limpa, limpa, limpa!), as plantas espalhadas pela casa vão trazer muitas vantagens pra você e pro apê. Então vem com a gente, que preparamos neste texto um guia prático com os benefícios e também espécies que você pode cuidar sem grandes desafios.
Comprovações científicas sobre os benefícios, temos!
Além de darem um clima muito mais aconchegante ao apê, alinhado à urgência de práticas sustentáveis, segundo estudo da Sociedade Americana de Ciências da Horticultura, ficou concluído que as plantas e flores colocadas em quartos, de pessoas que tinham sido recém-operadas, proporcionaram maior controle da pressão arterial, da frequência cardíaca e esses pacientes tiveram a ansiedade e cansaço mais controlados em relação a outra parte dos estudados.
Outro estudo, da Royal College of Agriculture, universidade inglesa, concluiu que os estudantes parte da pesquisa tiveram aumento de 70% a mais de concentração quando estavam na cia das plantíneas. Controle de umidade do ar, limpeza das impurezas, auxílio na ansiedade e relaxamento, fornecimento de energia, despertam criatividade, dão inspiração, são muitas vantagens como a gente tinha dito lá na introdução. No próximo tópico, vamos dar dicas de quais espécies ter em casa pra ter acesso a esses benefícios. Bora com a gente!
E quais plantíneas você deve escolher?
- Controle de umidade e filtragem do ar: uma pesquisa chamada Clean Air Study (Estudo sobre o ar puro) feita pela Nasa, famoso departamento científico norte-americano, ainda na década de 1980, destacou alguns nomes que ajudam nesse objetivo. Uma dessas espécies é a samambaia, de fácil manutenção e que pode ser usada pendurada dando todo um charme ao ambiente, no processo de transpiração desse tipo de planta, as gotículas de água renovam e colaboram com o ar do local. Além dela, a Hera e o Lírio-da-paz foram indicados como plantas poderosas na remoção de impurezas, como o formaldeído e outros poluentes aéreos, compostos tóxicos e prejudiciais à saúde.
- Ajudam a relaxar e fornecem energia: a lavanda tem em suas flores a cor roxa, conhecida na teoria das cores por despertar o pensamento abstrato e ajuda a diminuir os níveis de adrenalina no sangue, por isso, junto das violetas, são ótimas apostas para trazer relaxamento. O vermelho também é uma cor estimulante, vibrante, que acaba dando aquele UP na energia e, uma das espécies que temos no Brasil e colabora com isso é a aglaonema, indicada para ambientes fechados ou abertos.
- Despertam criatividade e concentração: pra quem ainda está no formato de serviço home office, a cróton, que tem sua coloração entre o laranja, vermelho e amarelo, é uma planta que energiza, inspira e movimenta positivamente tudo ao seu redor. Ela também é de fácil cultivo e muito indicada pra iniciantes na jardinagem, além de ser uma potente aliada do processo criativo e ajudar na concentração.
Continue com a gente!
Viu só? Parece difícil, mas temos plantas muito fáceis pra começar a experiência de ter uma horta em casa. Então, agora é com você! Se curtiu essas dicas, continue com a gente no Blog da Gerencial e fique por dentro de diversas temáticas de decoração, arquitetura, recomendações e muito mais. Se você precisar de qualquer ajuda e pudermos ajudar na escolha do seu apartamento, entre em contato com a nossa equipe. Obrigado por nos acompanhar até aqui e até o próximo texto!