7 cuidados essenciais ao comprar apartamento na planta

0 Comentários 08-11-2018 Gerencial Construtora

7 cuidados essenciais ao comprar apartamento na planta

A conquista da casa própria é um sonho que requer muito planejamento financeiro e toda a família envolvida para contribuir com as economias. Existem muitas formas para se conseguir o primeiro imóvel e, uma delas, é a compra do apartamento na planta!

Obter um imóvel na planta conta com diversos benefícios para o comprador, ainda mais para aqueles que não têm pressa para se mudar. Afinal, nessa modalidade você adquire a residência quando ela ainda está em construção.

Mesmo que traga vantagens e seja fácil de se realizar, esse tipo de compra também tem alguns riscos, já que você está adquirindo a promessa de uma casa. É necessário estar sempre prevenido durante todo o processo de modo a evitar que alguns problemas estraguem sua felicidade pela nova aquisição.

Por isso, continue a leitura e veja alguns cuidados essenciais que você deve tomar!

1. Conheça as empresas envolvidas

A primeira coisa a se fazer no processo, é lembrar que se trata de uma promessa. Portanto, você precisa conhecer a idoneidade das empresas envolvidas no projeto para no final não sair no prejuízo. Sendo assim, procure conhecer ao máximo todo o histórico dos responsáveis pela obra e saber sobre a credibilidade deles no mercado, além de sua reputação.

Pesquise outros projetos que eles já fizeram e se entregaram tudo como foi prometido, em termos de padrão da construção e de prazos. Mesmo que todos esses dados constem em contrato, é muito bom se assegurar sobre todos aspectos.

Corra atrás de informações para se certificar da qualidade e experiência da construtora ou da incorporadora de quem está comprando o apartamento. Uma sugestão é que, durante toda a compra, você tenha o acompanhamento de um profissional para se proteger de negócios duvidosos.

Você pode começar conversando com os corretores para ver qual a trajetória das diferentes incorporadoras. Analise o site da empresa, o ponto físico dela, histórico de vendas, empreendimentos realizados etc.

Já com relação às construtoras, saiba que elas agem de forma diferente das incorporadoras e devem ser avaliadas de outro modo. Afinal de contas, elas são responsáveis pela execução da obra e por garantir a qualidade da construção. Pesquise os projetos que ela já fez, como foram executados, o tempo que duraram e se tudo foi entregue conforme prometido.

2. Analise o memorial descritivo

O memorial descritivo é um dos documentos do empreendimento que é registrado no cartório para garantir a credibilidade. Em seu conteúdo estão listadas as características da edificação, desde os materiais e equipamentos utilizados, até como será feito o acabamento da obra.

O documento deve estar anexado junto ao contrato de compra e venda, de forma que seja possível você conferir no futuro se tudo foi entregue conforme previsto no início da compra.

Ler atentamente o memorial descritivo livrará você de muitas dores de cabeça, pois será possível saber tudo o que se está comprando. Até porque, nem sempre os apartamentos decorados para a exposição de venda, por exemplo, correspondem à realidade que o comprador vai encontrar no empreendimento.

3. Guarde tudo que envolve a compra

É muito importante que você guarde tudo o que for relacionado ao processo de compra do apartamento, só por precaução. Armazene desde folders e materiais publicitários, até cálculos da corretagem, recibos, contrato, cópia do memorial etc. No total, são 15 documentos que a incorporadora deve registrar em cartório.

Toda essa documentação vai assegurar o seu direito caso seja necessário recorrer à justiça, afinal de contas, eles comprovam a promessa que foi feita para a aquisição do apartamento.

4. Valorize a maquete

A maquete física que é exposta pelos vendedores atrai muitos olhares em um stand de vendas. Ela mostra, com riqueza de detalhes, as cores, objetos e estilo da construção, para que o comprador tenha uma ideia do que está sendo prometido. Porém, tome muito cuidado para não ser enganado com a representação externa do empreendimento.

É muito importante que você observe os aspectos ornamentais da maquete e tudo o que está sendo representado, se está de acordo com o que foi visto em planta e também no memorial descritivo. Atente-se também à posição dos apartamentos em relação ao sol para escolher aquele da sua preferência.

5. Faça visitas frequentes

Para que todo o andamento do processo esteja de acordo com o que foi contratado, você pode fazer visitas ao local para conferir o desenvolvimento da obra. Isso ajuda a ter uma ideia do que está sendo feito e também permite conhecer um pouco da vizinhança.

Faça essas visitas antes de assinar o contrato (caso a obra já esteja acontecendo) e também depois da contratação, para continuar verificando a construção e conferindo os prazos previstos no memorial.

6. Desconfie dos preços baixos

Algumas construtoras fazem o lançamento com pequenos sinais e parcelas baixas, com a finalidade de vender rapidamente. Mas, em algum momento da compra, o restante do valor do imóvel deverá ser pago em sua totalidade. Dessa forma, grande parte da dívida ficará em aberto.

Essa dívida pode acabar sofrendo reajustes que são feitos com base na tabela do INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Portanto, mesmo que sejam oferecidos preços mais baixos, em algum momento essa realidade pode mudar e será preciso pagar parcelas bem altas pela aquisição.

7. Contrate um seguro

Por fim, contrate um seguro para o seu apartamento. Um seguro de compra e venda de imóvel traz garantia para ambas as partes do contrato, ou seja, o serviço protege a administradora com relação à inadimplência do comprador, além de resguardar o comprador das irregularidades que podem existir com a aquisição.

Alguns seguros colocam no contrato apenas a incorporadora como a beneficiária, o que acaba prejudicando o comprador em situações em que houver atraso ou desistência da obra. Sendo assim, verifique se seu nome consta na cláusula contratual antes de fechar o negócio. Bem, agora que já sabe todos os aspectos que devem ser considerados para comprar um apartamento na planta e como se prevenir, ficou mais fácil decidir.

Gostou de aprender sobre os cuidados a se tomar na compra de um imóvel na planta? Se ficou interessado em ver mais conteúdos como esse, veja como adquirir um apartamento sem entrada!

banner-blog-apartamento-ideal


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();