• Atendimento Online Atendimento Online!

    A taxa de financiamento cobrada por um banco, instituição financeira ou construtora na compra de um apartamento pode aumentar substancialmente o seu valor. Afinal, essas organizações prestam esse tipo de serviço com o objetivo de obter lucro, portanto, naturalmente, existirá uma cobrança para que você possa utilizar esse dinheiro.

    Nesse sentido, é importante conhecer bem as taxas de financiamento praticadas no mercado para evitar que seu imóvel acabe se transformando em uma dívida imensa, capaz de prejudicar a sua saúde financeira.

    Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para que você encontre a melhor taxa de financiamento para adquirir um imóvel. Acompanhe!

    Como funciona o financiamento imobiliário?

    O financiamento imobiliário é uma das formas mais comuns utilizadas para adquirir apartamentos no Brasil. Geralmente, ele é realizado por empresas especializadas, tais como, bancos e financeiras. Durante o curso do financiamento, o bem adquirido fica alienado à empresa que realizou o financiamento até que ele seja totalmente liquidado.

    O financiamento não passa de um tipo de serviço financeiro e, como tal, precisa gerar frutos para ambos os lados da negociação, tanto para quem o adquire, podendo obter o recurso necessário para adquirir o bem, quanto para quem fornece.

    Nesse último caso, a remuneração por esse serviço se dá por meio do pagamento de juros e taxas. Os percentuais de cada um deles pode variar bastante de acordo com diversos fatores, entre eles, a empresa com quem se contrata, bem como, algumas condutas que forem adotadas durante o processo.

    Geralmente, os apartamentos têm taxas mais interessantes que outros imóveis — além de outros benefícios — e isso decorre do fato de a maioria das construtoras já terem acordos firmados com bancos ou financeiras para oferecerem as melhores taxas de juros aos seus clientes.

    Além disso, algumas construtoras podem oferecer um diferencial muito interessante na hora de contratar um financiamento imobiliário, que é o acompanhamento e assessoria de profissionais especializados no assunto. Eles o orientarão sobre as melhores condutas para conseguir boas taxas de juros.

    Como conseguir a melhor taxa de financiamento?

    Agora que entendeu como funciona o financiamento imobiliário e os custos que estão envolvidos, vamos mostrar como você pode obter uma taxa menor e conseguir economizar no processo. Acompanhe!

    Pague o máximo que puder à vista

    O primeiro passo para conseguir uma boa taxa de financiamento é reduzir ao máximo o valor financiado. Para tanto, quanto maior for a entrada que você oferecer, menor será esse montante, consequentemente, melhor a taxa de juros.

    Pesquise a instituição

    Outro passo importante é consultar a instituição que fornecerá o financiamento. Acredite, pode haver diferenças substanciais de uma empresa para a outra. Sendo assim, sua taxa de financiamento poderá sofrer grandes variações de acordo com a empresa financiadora.

    Portanto, é sempre bom fazer uma boa pesquisa e verificar as opções variadas que o mercado tem a oferecer quando o assunto é taxa de financiamento imobiliário.

    Faça simulações

    Nas pesquisas, você deverá fazer simulações, apresentando os mais diversos cenários que podem ser vislumbrados. Nessa ocasião, você fornecerá as informações de entrada, bem como dos valores e condições do apartamento que pretende adquirir.

    Com base nas simulações, será mais fácil identificar o valor ideal para dar de entrada, bem como, a quantidade de parcelas que poderá ser dividido o valor total a ser obtido no financiamento.

    Agregue a renda de terceiros

    As instituições que fornecem crédito imobiliário utilizam diversos mecanismos para definir a taxa de financiamento para determinada pessoa. Esse percentual pode variar muito de acordo com o seu perfil de gastos e histórico de compra.

    Nesse sentido, ao agregar a renda de outra pessoa na compra do imóvel, você terá mais chances de conseguir taxas menores. Isso, porque, as empresas entendem que o risco, que naturalmente existe nesse processo, foi consideravelmente reduzido, tendo em vista que o pagamento será fracionado entre duas pessoas.

    Consequentemente, a taxa de juros e demais cobranças poderão ser menores, bem como, o valor a ser financiado também poderá aumentar, dependendo das políticas adotadas pelo banco, financeira ou construtora.

    Tente quitar antes de acabar o financiamento

    Outra dica muito interessante para quem deseja reduzir sua taxa de financiamento é tentar efetuar a quitação do empréstimo antes mesmo que ele venha a acabar. Ao antecipar o pagamento, você conseguirá obter uma excelente redução na taxa de juros.

    Isso, porque, quando ocorre esse tipo de transação, a empresa não poderá mais cobrar os juros sobre as parcelas vincendas, uma vez que elas serão pagas em data corrente e não mais no futuro. Nesse caso, não se aplica a cobrança de taxas de juros.

    Não atrase as prestações

    Por fim, é muito importante que você evite ao máximo atrasar as suas prestações, pois, além de pagar os juros normais do financiamento, será ainda penalizado pelo pagamento em atraso.

    Fora o pagamento de juros e multas desnecessários que só aumentam o valor a ser pago no final do financiamento, atrasar as parcelas pode gerar bloqueios e restrições em seu CPF, o que pode ser extremamente nocivo para a sua vida particular e prejudicar a sua credibilidade e a sua imagem perante o mercado de modo geral. 

    Geralmente, as empresas ainda cobram mais um percentual de juros por dia, bem como, alguns valores referentes a multas e demais taxas. Por essa razão, o valor final se torna muito maior que o acordado, caso haja algum atraso.

    Portanto, o ideal é que você contrate esse tipo de serviço com uma construtora especializada e que disponibilize um profissional experiente e conhecedor desse mercado para poder auxiliá-lo nesse processo. Algumas empresas podem oferecer essa pessoa qualificada como um diferencial exclusivo no momento de fechar o contrato de financiamento para a compra de um apartamento.

    Seguindo todas essas sugestões, especialmente, a que deixamos no parágrafo anterior, você conseguirá comprar o seu imóvel com uma boa taxa de financiamento, transformando a aquisição na verdadeira realização do sonho da casa própria.

    Gostou dessas dicas? Quer saber mais como funciona esse processo? Então, entre em contato conosco. Temos especialistas no assunto que saberão responder a todos os seus questionamentos e oferecerão as melhores soluções.

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online