O blog da Gerencial Construtora tem tudo o que você precisa saber para escolher e comprar o seu imóvel ideal. Encontre aqui as melhores dicas e conteúdos.

  • Não há sensação melhor do que finalmente conseguir a compra do primeiro imóvel, pois esse momento representa a concretização de um projeto de vida de muitas pessoas (ainda mais se for novo). Uma importante conquista não pode ser prejudicada por problemas, concorda? Sendo assim, uma ótima dica é realizar a vistoria de apartamento novo!

    Cumprindo tal procedimento, você pode se prevenir e garantir que o seu apartamento esteja sem nenhum problema na hora da entrega. Isso porque alguns pequenos detalhes podem acabar piorando com o tempo.

    Vai comprar um imóvel novo, mas não sabe como fazer a vistoria? Continue a leitura, pois vamos mostrar para você quais pontos devem ser considerados nessa tarefa, bem como a importância de realizá-la!

    Qual é a importância de uma vistoria de apartamento novo?

    Com uma vistoria, o comprador tem a chance de conhecer todas as informações da propriedade que está adquirindo, uma vez que é possível conferir se todos os itens descritos sobre o imóvel batem com o que foi prometido. Você ainda pode checar se os aspectos da construção estão em bom estado.

    Com isso, a pessoa interessada pela propriedade tem segurança sobre qualquer situação que esteja fora do seu controle e pode reclamar com o construtor. Consequentemente, o erro ou defeito que não estiver de acordo pode ser reparado e resolvido.

    Se forem encontradas muitas falhas graves no imóvel, o comprador pode recusar o recebimento das chaves do apartamento. Isso serve para pressionar a construtora de certa forma, fazendo com que ela realize os devidos reparos e concretize a entrega da propriedade.

    Todos os reparos devem ser providenciados pelos responsáveis pela obra em um prazo predeterminado na vistoria. Para a entrega final, é necessário que o apartamento esteja dentro das especificações que foram estabelecidas na compra.

    Portanto, é muito importante providenciar uma vistoria no imóvel antes que o comprador tome posse. Você ainda consegue fazer reclamações posteriores à vistoria, pois vários problemas aparecem ao longo do tempo.

    O que considerar durante a vistoria?

    Muitas pessoas acabam não sabendo como realizar a vistoria. Mas existem alguns aspectos que devem ser verificados, comparando o que foi feito na construção com o que consta no descritivo do projeto, bem como as plantas.

    Sendo assim, é fundamental que você leve o memorial descritivo do empreendimento para ser consultado durante a vistoria. Tenha também a planta do apartamento em que estejam especificados os pontos de iluminação, tomada e instalações hidrossanitárias, entre outros, para que você consiga fazer um checklist de tudo o que foi executado.

    Veja, a seguir, quais pontos devem ser observados durante a vistoria do apartamento.

    Pontos elétricos

    É de extrema importância analisar as instalações elétricas, pois algum defeito pode não estar visível e acabar sendo de difícil reparo muitas vezes. Sendo assim, primeiramente verifique o quadro de circuitos do seu apartamento.

    Veja como eles foram divididos no projeto e se estão devidamente identificados ou distribuídos. Confira a quantidade de pontos de luz e tomadas, percebendo se tudo está disposto conforme a previsão da planta.

    Para se certificar de que tais questões estejam de acordo, é essencial testar alguns aparelhos e os pontos de energia, como:

    • funcionamento das tomadas 110V e 220V, bem como se elas estão identificadas;
    • pontos de iluminação, utilizando lâmpada e soquete;
    • campainha e interfone;
    • funcionamento dos interruptores que são paralelos;
    • chuveiros, verificando se estão esquentando e qual é a tensão deles.

    Instalações hidráulicas

    Os pontos de instalações hidráulicas também devem ser checados durante a vistoria. Primeiramente, veja onde estão localizados os registros que interrompem a água de todo o apartamento, para que você saiba o que fazer se acontecer algum problema.

    É bom realizar o teste em determinados aparelhos e itens hidráulicos do seu imóvel. Confira:

    • o funcionamento das descargas;
    • todas as torneiras, verificando a vazão da água, o fechamento correto etc.;
    • a tubulação das pias e torneiras, para encontrar possíveis vazamentos nos sifões;
    • todos os ralos — analise se eles conseguem reter a água corretamente;
    • a qualidade de todas as louças e dos metais, analisando se eles estão de acordo com a marca especificada no memorial descritivo.

    Área útil

    Certifique-se de que a metragem de todo o apartamento esteja de acordo com as plantas. Então, use uma trena para medir o tamanho dos cômodos e do pé-direito, além da área de todo o imóvel. Dessa forma, é possível conferir se está tudo dentro do que foi projetado nas plantas.

    Revestimentos

    Outro ponto importante a ser observado é com relação ao revestimento utilizado no acabamento da propriedade. Verifique o tipo de material adotado: está especificado no projeto se são azulejos tradicionais ou porcelanato? Procure por manchas, trincas ou alguma deformação nas peças, certificando se estão uniformes com relação à tonalidade de cada uma.

    Você pode checar o assentamento dos pisos batendo neles de maneira leve. Perceba se tais itens estão ocos ou não. Recomenda-se também verificar se o rejunte foi bem-feito e devidamente preenchido: não deixe de conferir se está tudo limpo e não há brechas.

    Pintura das paredes

    Por fim, você deve verificar o detalhe da pintura das paredes, checando sempre se não há manchas, rachaduras ou tinta descascada na superfície. Analise, ainda, o acabamento das partes que rodeiam os interruptores e as tomadas.

    Você deve conferir também a questão do nivelamento. Para tanto, é recomendado utilizar um esquadro para checar se as quinas formam um ângulo de 90º. É importante não deixar de verificar inclusive as sancas e os forros de gesso, afinal de contas as manchas nessa região entregam a existência de infiltrações no teto.

    Pronto! Agora você já sabe que todos esses pontos a serem analisados vão garantir que seu apartamento esteja adequado para morar. Realizando a vistoria, também será possível perceber que tudo aquilo que você adquiriu está de acordo com o prometido pela construtora do empreendimento.

    E então? Gostou de aprender um pouco mais sobre como realizar a vistoria de apartamento novo? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais para continuar nos acompanhando! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

    banner-blog-apartamento-ideal

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média 0 / 5. Contagem de votos: 0

    Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este conteúdo.

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525Atendimento por Email

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?