• Atendimento Online Atendimento Online!

    “É verdade que cachorro sente falta do dono?” — essa é uma pergunta que muitos tutores se fazem. Afinal de contas, com a correria e as diversas obrigações do dia a dia, as pessoas acabam se ausentando por longos períodos de casa e nem sempre passam o tempo que gostariam com os animais que adotaram.

    Se esse também é o seu caso, saiba que é importante observar o comportamento do seu cão para reparar se algo atípico está acontecendo. Isso porque vários pets desenvolvem um transtorno conhecido como ansiedade por separação, no qual ocorrem mudanças de hábito, temperamento e alimentação. Tudo isso porque eles sofrem (e muito) por estarem distante dos donos.

    Por esse motivo, este post reúne alguns dos principais sinais aos quais você deve estar atento para identificar esse problema, além de dicas de como amenizá-lo. Acompanhe e fique por dentro!

    4 sinais que mostram que cachorro sente falta do dono

    1. Ficar triste sem motivo aparente

    Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente. Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso.

    Alguns animais chegam, inclusive, a perder o apetite, deixando de se alimentar e até mesmo beber água enquanto não reencontram os tutores. Como resultado, isso os deixa mais vulneráveis às doenças e alguns entram em quadros depressivos.

    2. Andar em círculos

    Determinados cães demonstram um comportamento obsessivo compulsivo na ausência dos donos. Eles passam a fazer movimentos repetitivos até ficarem exaustos, ou pior: se machucarem. Um dos mais comuns, por exemplo, é andar em círculos perto da porta ou do último lugar em que tiveram contato com ele.

    3. Latir excessivamente

    Outro indício é quando o cachorro começa a fazer muito barulho quando você está prestes a sair do apartamento ou se ausenta por longos períodos. Isso porque essa é uma das formas mais comuns que o pet tem para se comunicar com a gente e expressar os próprios sentimentos, como raiva, felicidade, tristeza etc.

    Nessas situações, ele late bastante e também pode intercalar os latidos com choro e uivos. O principal problema desse comportamento é que ele pode se tornar incômodo não só para os outros moradores do imóvel, mas também para os seus vizinhos — ainda mais se for algo diário.

    4. Destruir objetos dentro de casa

    Fora o que foi citado, alguns cães vão além e passam a ter uma postura mais agitada e agressiva. Tanto é que não demora para que eles passem a destruir as coisas dentro de casa. Alguns rasgam o estofado de poltronas e sofás, enquanto outros mordem a madeira de móveis, bancos e cadeiras.

    Ainda há aqueles que destroem calçados e removem as plantas dos vasos, espalhando a terra nos cômodos. Tudo isso com um só objetivo: mostrar a você que ele está incomodado e quer atenção.

    O problema é que à medida que você o repreende e dedica minutos (ou mesmo horas) a ajeitar a bagunça feita, mais ele piora o comportamento, pois entende que isso está dando resultado e que assim ele passa mais tempo ao seu lado.

    3 dicas do que fazer para amenizar a ansiedade por separação

    1. Monte um ambiente confortável para o cão

    Antes de mais nada, é importante montar um ambiente que seja confortável e acolhedor para o cachorro. Isso porque quando o pet sofre de ansiedade por separação, ele se torna mais irritado e estressado.

    Logo, se ele não tem um espaço onde possa descansar em paz enquanto está distante do tutor, essa situação se agrava e o animal pode até se tornar mais agressivo, especialmente com visitas desconhecidas.Por isso, reserve uma área do seu imóvel para ele e deixe disponível água e comida.

    Não se esqueça também de acrescentar a cama dele ao local e deixar alguma peça de roupa que você usa próxima a ela. Assim, o cão sentirá o seu cheiro e ficará mais relaxado e tranquilo por ter a sua “presença” o rodeando.

    2. Ofereça brinquedos para ele se distrair

    Uma segunda dica é deixar brinquedos no ambiente em que o pet fica, como pelúcias, bolas e mordedores. Assim, ele tem a chance de se entreter com diferentes objetos, gastar energia e se manter ocupado enquanto você está fora do lar.

    Para aumentar a eficácia dessa técnica de distração, você pode oferecer esses itens durante um momento de brincadeira com ele. Assim, o cachorro não vai estranhá-los e se acostumará mais rápido a se divertir sozinho com esses acessórios.

    3. Faça passeios com o seu pet

    Para concluir, faça passeios com o seu pet. Tenha em mente que isso é bastante benéfico para a saúde física e mental do cão. Além dele gastar a energia que acumula durante o dia e ter a oportunidade de se exercitar, ele vai passar mais tempo brincando, se divertindo e explorando locais diferentes ao seu lado.

    Assim, dá para reduzir significativamente a falta que o animal sente de você. De quebra, ainda há outra vantagem: transformar esses passeios em algo rotineiro pode ser muito útil para a limpeza do seu lar, já que o seu companheiro de quatro patas se habituará a fazer as necessidades dele fora da residência.

    Como deu para ver, cachorro sente falta do dono, sim. Afinal, os animais de estimação se acostumam à nossa presença e gostam do convívio constante com a família que o adota. Por isso, é importante ficar atento ao comportamento do seu amigão para identificar se algo está errado. Você pode, inclusive, instalar câmeras para monitorá-lo na sua ausência e contar com a ajuda dos demais moradores nessa tarefa. Fora isso, não se esqueça de colocar nossas dicas em práticas para reduzir a ansiedade por separação e garantir o bem-estar psicológico do seu cão!

    Gostou do post? Então curta a nossa página no Facebook e veja mais conteúdos sobre decoração, compra e venda de imóvel, condomínio sustentável, segurança residencial e muito mais!

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online