• Saber dividir ambientes em um apartamento é fundamental para garantir a funcionalidade de cada cômodo e que todos os espaços sejam bem aproveitados.

    Quando essa atividade é executada de forma incorreta, sem o devido planejamento, a área útil do apartamento pode ficar muito prejudicada. Um exemplo disso é a impressão de tamanho reduzido, enquanto tudo não passa de um simples erro na divisão de cada um dos ambientes.

    Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas básicas para você fazer isso de forma simples, rápida e descomplicada, para garantir o melhor aproveitamento em todos os cômodos do seu apartamento. Acompanhe!

    Móveis, vasos e estátuas divisores

    Uma opção muito simples e eficiente para dividir ambientes é utilizar a própria mobília, vasos e até mesmo estátuas. A forma que você instala esses elementos pode ser uma grande aliada na tarefa

    Os sofás, por exemplo, que são comumente utilizados encostados nas paredes, podem separar o espaço entre dois cômodos, servindo como um delimitador do ambiente.

    Além disso, você também pode utilizar a mesma estratégia com vasos e estátuas de decoração. Não é necessário, por exemplo, que a peça divida totalmente o ambiente. Ela pode servir apenas como um delimitador, o que facilita a identificação das funções de cada parte do cômodo.

    Ilhas gastronômicas

    A ideia das ilhas gastronômicas surgiu de um conceito amplamente utilizado nos Estados Unidos e Canadá, mas que há alguns anos chegou para ficar no Brasil — as famosas cozinhas e salas integradas. O que muitas pessoas acabam esquecendo é que esse formato de divisão de cômodos serviu para a criação de um forma de divisão de ambientes muito interessante em apartamento, que são as ilhas gastronômicas.

    O objetivo principal desse elemento é integrar a sala de jantar com a cozinha e isso pode ser feito com uma bancada acompanhada de baquetas. Isso pode substituir paredes que seriam colocadas no meio do cômodo, o que certamente prejudicaria o espaço, já que paredes diminuem a sensação de amplitude.

    Essa tendência de ambientes integrados proporcionou a criação dessas ilhas. Nelas são inseridos elementos como fogão ou cooktop, estação de trabalho e pia. O principal diferencial das ilhas gastronômicas é o fato de elas estarem totalmente destacadas da parede, sendo instaladas no centro do cômodo.

    Divisórias móveis

    Se você é uma pessoa que não gosta muito de ambientes integrados e prefere locais com mais privacidade, poderá utilizar as divisórias móveis como alternativas. A grande vantagem delas é que, além de separarem o ambiente, elas também podem ser utilizadas como um item de decoração — e com uma enorme flexibilidade.

    Isso significa que você ficará livre para criar ambientes totalmente diferentes, deixando-os parcialmente expostos ou fechando completamente. Você também poderá, inclusive, utilizar as divisórias de formas distintas para aproveitar a ventilação, luz do sol, entre outras atribuições.

    Ao contrário do que muitos podem pensar, divisórias não são somente aqueles elementos de cor acinzentada de PVC, muito utilizados em escritórios e ambientes empresariais. Atualmente, existem diversas opções de cores e materiais diferentes no mercado.

    Biombo

    O biombo é um acessório antigo, muito utilizado também em hospitais, para separar macas, e em ambientes bastidores de teatros ou televisão. Entretanto, apesar de parecer um elemento ultrapassado, ele pode ser utilizado em determinados ambientes para separar cômodos de maneira estilosa.

    Atualmente, existem biombos mais modernos, com características que agradam todos os gostos — divertidos, clássicos, étnicos, entre outros. Basta fazer uma pequena pesquisa na internet ou em lojas de decoração que você encontrará opções interessantes.

    Estantes vazadas

    As estantes vazadas, além de serem fáceis de implementar em um ambiente, economizarem espaço e, geralmente, serem leves, também podem ser utilizadas para a finalidade discutida neste artigo.

    Elas podem servir para separar bem alguns ambientes, bem como, proporcionam perfeita integração visual, passagem de luz e ventilação, além de serem uma excelente e prática opção para decoração de ambientes.

    Venezianas

    Venezianas também são excelentes para dividir ambientes. Como elas são construídas em forma de trilho para garantir a sua abertura e fechamento, proporcionam, a divisão dos ambientes e também podem trazer privacidade quando totalmente fechadas.

    Além disso, elas podem trazer o efeito de integração, tendência na decoração, quando estão totalmente abertas. Isso quer dizer que você pode ampliar o espaço de algum cômodo quando for receber pessoas em seu apartamento ou deixar tudo mais aconchegante quando estiver em família.

    Porta de correr em blindex

    Outra solução que se assemelha com as venezianas é a porta de correr em blindex. Apesar de proporcionar vantagens diferentes, elas caem melhor em determinados tipos de decoração, podendo ser a melhor alternativa para apartamento mais novos e modernos.

    Além disso, elas podem ser mais bem aproveitadas em ambientes climatizados, que necessitam de isolamento para garantir que o ar condicionado não seja forçado a refrigerar um ambiente maior que a sua capacidade.

    Apesar dessas vantagens, essas portas de correr precisam de limpeza diária, pois os vidros têm tendência de evidenciar marcas de digitais e a poeira que inevitavelmente entra no apartamento.

    Painéis de TV

    Os painéis de TV também podem ser utilizados para separar ambientes. Mas diferente de outras modalidades, geralmente eles não podem ser removidos com tanta facilidade. A vantagem é que os painéis podem ser perfeitos para esse tipo de divisão e ainda são excelentes peças de decoração — se utilizados com criatividade, podem dar um toque todo especial à sua sala e trazer a sua personalidade para o ambiente.

    Independentemente do elemento selecionado, o que fará a diferença em seu apartamento é a sua habilidade de inserir esses elementos de forma bem distribuída.

    Por fim, é importante destacar que fazer uma boa pesquisa sobre peças, móveis ou demais elementos que servem para dividir ambientes pode fazer toda a diferença no aproveitamento do espaço. Não deixe de levar em conta seus gostos pessoais e sua personalidade — eles vão deixar a decoração com sua cara e tornar sua casa um lugar aconchegante.

    Gostou destas dicas? Que tal aprender mais um pouco sobre decoração para aplicar em seu novo imóvel? Confira o post que preparamos mostrando tudo o que você precisa saber sobre o projeto de um apartamento.

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?