• Atendimento Online Atendimento Online!

    Muita gente fica em dúvida quando o assunto é escolher entre casa ou apartamento na conquista do primeiro imóvel. Ainda que sejam dois tipos de moradias totalmente distintas, elas apresentam suas vantagens e desvantagens, o que, para muitas pessoas, podem ser pontos cruciais durante a escolha.

    Uma casa e um apartamento se diferem entre diversos fatores, como o tamanho, privacidade, segurança, praticidade, despesas, entre outros. Cada um deles deve ser muito bem analisado, de modo que a escolha atenda totalmente às necessidades da família que vai morar no imóvel.

    Se você está no processo de aquisição de um imóvel e ainda não sabe se vai optar por uma casa ou apartamento, continue por aqui. Listamos algumas vantagens e desvantagens que essa experiência pode proporcionar para os moradores. Vamos lá?

    Afinal, como escolher entre morar em casa ou apartamento?

    Escolher bem o imóvel é uma parte fundamental no processo de aquisição de um lar, uma vez que está ligada diretamente à qualidade de vida de toda a família. Portanto, é perfeitamente normal que surjam algumas dúvidas durante esse processo.

    A resposta para a melhor opção envolve diversas questões contextuais de cada morador e estão relacionadas às suas prioridades e estilo de vida. Os principais pontos a serem levados em conta são: economia, localização, segurança, opções de lazer e conforto.

    Quais as vantagens e desvantagens de morar em um apartamento?

    Segurança

    A segurança é o principal motivo pelo qual as pessoas escolhem um apartamento para morar, principalmente nas grandes cidades. Isso acontece porque esse tipo de imóvel se torna mais seguro que uma casa, uma vez que promove uma privacidade maior para os moradores e restringe o acesso de terceiros.

    Muitos prédios contam com portaria 24 horas, portão eletrônico monitorado, câmeras de segurança e um controle bem restrito e visitantes. Dessa forma, é mais que comprovado que é uma moradia bastante segura para se viver. Existem outros fatores que favorecem esse aspecto, como cerca elétrica, portas magnéticas, senha no elevador etc.

    Em um apartamento você tem os vizinhos mais próximos, dentro do prédio. Com isso, terão mais pessoas atentas à movimentações estranhas e perigosas pelo prédio. Pessoas desconhecidas só baterão à sua porta se você permitir, visto que o porteiro o avisará pelo interfone sobre esse contato.

    Facilidades

    Os grandes empreendimentos imobiliários de apartamentos atraem uma ampla rede de serviços e estabelecimentos para as proximidades, de modo a suprir os moradores daquela região. Dessa forma, fica mais fácil lidar com questões do cotidiano, evitando a necessidade de os moradores se deslocarem para outros bairros da cidade para suprir as demandas da rotina.

    Portanto, você terá em seu entorno bons estabelecimentos, como supermercados, bancos, farmácias, escolas, padarias, bem como espaços de lazer, como parques, praças etc.

    Acessibilidade

    Os condomínios de bons empreendimentos geralmente são muito bem localizados e com fácil acesso. Se foi construído nos centros urbanos, você terá uma boa acessibilidade para as outras regiões da cidade, por conta das diversas linhas de transporte público.

    Mesmo para os empreendimentos que são mais afastados, existem as vias públicas com acesso fácil para o centro da cidade e os outros bairros. Dessa forma, você sempre terá o deslocamento facilitado.

    Qualidade de vida

    Morar em apartamentos favorecem a qualidade de vida dos moradores, por contar com áreas de lazer. Elas podem ser: espaço gourmet com churrasqueira, salão de festas, salão de jogos, piscina, quadra poliesportiva, playground para crianças, academia, entre outros.

    Compromisso com a taxa condominial

    A taxa condominial é necessária para atender a manutenção das áreas externas do imóvel, segurança, cuidado com os espaços de lazer etc. Dessa forma, é um compromisso mensal que o morador assume, o que pode se tornar uma desvantagem, já que é um custo a mais que você terá que arcar todo mês para evitar inadimplência. Além disso, quando as dívidas com a taxa se acumulam, você tem problemas futuros.

    E em uma casa?

    Espaço

    A característica principal de se morar em uma casa é o tamanho do espaço disponível para os moradores, que geralmente é bem maior do que um apartamento. Dependendo do terreno também é possível construir múltiplas moradias, fazer alterações no projeto do imóvel, bem como aumentar os cômodos, dando mais possibilidades e dependências.

    Sem taxa de condomínio

    Mesmo que existam casas em condomínios fechadas onde há cobranças de taxas, a maioria delas são isentas desse tipo de custo, pois estão localizadas em bairros abertos. Dessa forma, o morador não tem a preocupação com esse gasto mensal.

    Essa se torna uma grande vantagem para quem mora em uma casa, uma vez que, para muitas pessoas, pagar essa taxa de condomínio é como lidar com aluguel. Além disso, é excelente não ter taxas fixas de serviços para pagar.

    Independência

    Outra grande vantagem é a independência do morador para com o imóvel. É possível realizar reformas, mudanças estruturais, aumentar a casa, mudar os cômodos, fazer mais um quarto, varanda, entre diversas outras alterações e manutenções por sua conta própria, sem precisar de um consenso coletivo de outros moradores. Ou seja, não será necessário realizar votações ou assembleias para tomar decisões para a casa.

    Custo Elevado

    Agora, com relação as desvantagens umas das principais é o custo elevado, visto que não há rateio das despesas ou dos gastos com a manutenção com outros moradores. Essas ações são essenciais para conservação do imóvel e se tornam responsabilidade total do proprietário — e com isso, o valor fica bem mais elevado.

    Falta de Segurança

    Outra grande desvantagem de uma casa quando comparada a um apartamento é a falta de segurança, visto que ela não contará com um sistema de segurança, portaria 24 horas, elevador com senha, monitoramento de visitantes — itens presentes em um prédio. Isso torna a residência mais vulnerável, e para garantir esse tipo de proteção é necessário que o proprietário providencie por conta própria.

    Por fim, vale ressaltar que todos esses aspectos devem ser analisados para atender a demanda e as necessidades da família, de modo a garantir a qualidade de vida de todos. Portanto, faça uma pesquisa com bastante atenção e escolha o melhor imóvel para você.

    Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher entre casa ou apartamento? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando!

    Banner-blog-gerencial

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online