Entenda o que influencia no valor do condomínio

0 Comentários 28-02-2019 Gerencial Construtora

Entenda o que influencia no valor do condomínio

Engana-se quem acha que as únicas preocupações de quem está à procura de um apartamento são as opções de financiamento para o imóvel e a documentação necessária para aquisição dele. Além desses dois assuntos, há outro que sempre gera dúvidas e diversos questionamentos: como é definido o valor do condomínio.

Afinal de contas, esse é um custo permanente que você terá ao longo dos meses. Logo, entender a fundo como ele é contabilizado pode fazer toda a diferença no seu planejamento financeiro, não é mesmo? Por essa razão, reunimos os principais fatores que podem influenciá-lo. Acompanhe e entenda o assunto de uma vez por todas!

Número de funcionários

O primeiro deles, como é de se imaginar, é a quantidade de funcionários que trabalham no edifício, o que inclui não só porteiros, mas também zeladores, faxineiros, jardineiros etc. Isso porque é natural que quanto mais expressivo for esse número, maiores sejam os custos com a folha de pagamento.

Geralmente, o total de trabalhadores está ligado às dimensões do local. Ou seja, prédios bem pequenos e com poucas áreas de uso comum tendem a ter menos gente atuando neles. Por outro lado, aqueles maiores e com uma grande diversidade de espaços compartilhados demandam mais colaboradores ativos.

Vale mencionar também que alguns condomínios terceirizam determinados setores da administração do lugar, como é o caso da área de segurança. Com isso, são contratadas empresas de segurança condominial que fornecem não só uma equipe física, mas também uma remota, que monitora os sistemas de alarme e vídeo.

Manutenção predial

A manutenção predial também pesa na conta, uma vez que requer a contratação de empresas fornecedoras de determinados serviços (para instalação de portões, aplicação de revestimentos, ajustes nos elevadores etc.), planejamento de eventuais reparos, consertos básicos e compra de equipamentos (câmeras, móveis, itens decorativos etc).

Ações simples e recorrentes — independentemente de serem a cada 7, 15, 30, 60, 120 ou 180 dias — são fundamentais para a conservação da estética do prédio e principalmente da estrutura do local.

Para completar, sem a realização dessa manutenção, as áreas de lazer podem sofrer com problemas que dificultem a utilização delas, como objetos danificados, utensílios faltando, aparelhos eletrônicos que não funcionam corretamente, ambientes sem chave, portões automáticos que não abrem e por aí vai.

Aquisição de materiais de limpeza

Fora os dois aspectos já citados, há mais um que também influencia o valor do condomínio: os custos com aquisição de itens de limpeza para as áreas de lazer e os demais espaços compartilhados por todos os moradores (como é o caso do hall de entrada, dos elevadores, da portaria e da garagem). Abaixo, seguem alguns exemplos:

  • saco plástico, flanela, pano de chão etc;
  • detergente neutro, água sanitária, desinfetante, cloro etc;
  • limpa pedras, limpa cerâmica, cera acrílica, lustra móveis etc;
  • aspirador, mangueira, vassoura, rodo, peneira cata-folha etc;

Em outras palavras, prédios que tenham piscina, brinquedoteca, parque, salão de festas e afins vão, naturalmente, precisar de mais materiais e produtos. Dessa maneira, ficarão devidamente higienizados e, assim, poderão ser usados tanto pelos adultos quanto pelas crianças sem problemas.

Fundo de reserva para imprevistos

Outro fator relevante é o fundo de reserva. “Ah, mas essa quantia não é cobrada em qualquer taxa condominial? Tem diferença de um lugar para o outro?”, você deve estar pensando. Por isso, vamos por partes!

Primeiramente, é importante reforçar a importância desse fundo, uma vez que ele é poupado justamente para imprevistos que aconteçam com o edifício, como uma reposição de equipamentos da academia ou o conserto de algum encanamento danificado, por exemplo. Em segundo lugar, vale mencionar que o valor cobrado dos moradores não é fixo, mas sim variável de condomínio para condomínio.

Isso acontece porque o percentual que vai ser acrescentado à taxa será decidido em assembleia pelos próprios residentes do local. Logo, você pode pagar 5%, como cota para o fundo de reserva onde mora com a sua família, enquanto um amigo pode pagar 10%.

Serviço de abastecimento de água e luz

O abastecimento de água e luz também terá impacto no valor do condomínio. Isso porque em muitos prédios é comum que a medição de consumo de água não seja feita por apartamento, mas sim, considerando o uso mensal de todo o prédio — um valor que, como é de se esperar, será dividido posteriormente pelos moradores.

Agora, se no seu edifício houver hidrômetros individuais a história é diferente. O motivo? Simples: a taxa condominial vai cobrar o que é consumido não só de água, como também de eletricidade nas áreas de lazer e de uso comum, das quais já falamos.

Tipo de cálculo adotado para o valor do condomínio

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o tipo de cálculo adotado para o valor do condomínio. A razão disso é que existem duas formas de estabelecer quanto você pagará mês a mês: por unidade ou por fração ideal.

A primeira delas, é quando todos os gastos do edifício — dos quais falamos ao longo deste texto — são somados para chegar a um valor total que será dividido de maneira igualitária entre os condôminos.

Ou seja, se há muitos moradores, a quantia cobrada tende a ser mais em conta. É por conta disso, que quem tem apartamentos maiores desembolsa uma taxa condominial mais alta. Já a segunda, a fração ideal, considera a metragem do seu imóvel e o quanto ela impacta nas despesas do prédio.

Então, são vários os fatores que influenciam no valor do condomínio. Portanto, é importante conhecer todos eles para saber o que você pagará mensalmente e se essa despesa será ou não muito pesada para o seu orçamento familiar. Além disso, não deixe pesquisar por construtoras que ofereçam empreendimentos que pensam no seu bolso e também no combate ao desperdício de recursos naturais. A Gerencial Construtora, por exemplo, é a única em Cuiabá a apostar no reaproveitamento de água dos splits.

Ficou curioso para saber mais a respeito dessa inovação? Descubra mais sobre essa e outros diversos diferenciais do Villaggio Calábria!

banner-blog-apartamento-ideal


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();