• Atendimento Online Atendimento Online!

    A compra de um imóvel é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa e requer muito cuidado e planejamento. Para ter sucesso nessa conquista, o ideal é ter ao seu lado uma construtora de confiança.

    Em um momento tão decisivo, é preciso ter o máximo de garantias, afinal de contas, esse tipo de aquisição demanda um investimento muito alto. Somente com a empresa certa, você tem a certeza que a sua compra será entregue conforme foi prometido.

    É normal ter dúvidas sobre como encontrar uma boa construtora, não se preocupe. Exatamente por isso, preparamos este artigo completo. Continue lendo e veja alguns pontos importantes que devem ser considerados nessa escolha! Vamos lá?

    Como escolher uma construtora de confiança para comprar seu imóvel?

    Primeiramente, é importante ressaltar que essa escolha da construtora pode até ser uma tarefa complexa, mas é a maior garantia de que você está fazendo um bom negócio. Ao tomar certos cuidados antes de fechar negócio, você fica mais confiante sobre a decisão tomada, pois conta com a parceria de uma construtora séria, que presta serviços de qualidade e se preocupa com a satisfação dos clientes.

    Mas você sabe quais cuidados são esses? A seguir, elencamos 12 importantes passos que você pode (e deve) seguir para fazer uma escolha consciente e segura. Confira!

    1. Busque ajuda profissional

    O primeiro passo é buscar suporte com quem entende do assunto. Nem todo mundo está acostumado às particularidades do mundo do mercado imobiliário. Por isso, é muito importante ter apoio de um profissional capacitado na hora da escolha. Algumas questões (relacionadas à burocracia da compra de imóveis, documentação e valor de mercado) pedem conhecimentos específicos.

    Um profissional capacitado também é capaz de avaliar os serviços oferecidos pela construtora. Você pode encontrar esse tipo de ajuda em uma imobiliária, que conta com corretores especializados nos mercados imobiliário e da construção civil. Eles estão por dentro das melhores construtoras do ramo.

    Corretores podem identificar aquilo que você busca, levantar as necessidades de todos da família e indicar o melhor empreendimento, levando em consideração a construtora que está por trás do projeto.

    Por isso, procure a ajuda de um corretor devidamente credenciado e capacitado na função, para apontar uma construtora de confiança e qualidade, com a qual você possa negociar.

    2. Peça indicação de clientes

    A indicação é uma garantia de que os serviços prestados por alguém são de qualidade e agradam clientes antigos. Eles conhecem não só o processo de venda, mas sabem qual o nível de qualidade do relacionamento pós-venda. Por isso, procure pessoas que já compraram imóveis de construtoras e veja qual a avaliação deles sobre a empresa.

    Procure pessoas conhecidas que já passaram pela experiência de comprar um imóvel. Você pode perguntar a eles, por exemplo, sobre:

    • a disponibilidade para tirar suas dúvidas;
    • a organização quanto a processos e documentos;
    • o cumprimento de prazos;
    • a experiência até a entrega das chaves etc.

    Não se limite a essas questões. Aproveite para perguntar tudo o que estiver causando dúvidas. Assim, é possível ter uma ideia bem clara sobre a qualidade no atendimento prestado, que é um quesito muito importante de ser analisado.

    É fundamental garantir que a empresa seja pontual no cumprimento dos prazos e que preste uma assistência de qualidade. Além disso, o processo de negociação tem que transmitir segurança e confiança ao comprador.

    Por último, lembre-se de perguntar sobre a qualidade do imóvel recebido. Os clientes podem dizer se o acabamento foi entregue de acordo com o prometido, ou se a construção apresentou algum problema posterior. Em resumo, veja o nível de satisfação dos clientes de cada construtora.

    3. Saiba qual o tempo de mercado da construtora

    Quer saber se uma empresa é de confiança? Basta verificar há quanto tempo ela está no mercado. Construtoras com má fama permanecem pouco tempo no ramo da construção civil, enquanto aquelas que trabalham com qualidade e honram os compromissos prometidos contam com longos anos de atividade.

    Portanto, um indicativo de confiança da construtora é seu tempo de mercado. Na hora de escolher, avalie com atenção esse aspecto para ter certeza de que está contratando um bom serviço.

    Além disso, conhecer o tempo de mercado de uma construtora também é uma forma de buscar informações sobre a empresa. Uma construtora que atua há muitos anos tem mais empreendimentos construídos, mais projetos executados e clientes conquistados. Sendo assim, fica mais fácil obter referências.

    4. Procure informações sobre o histórico de serviços da construtora

    Para ter mais segurança na hora de comprar um imóvel, é necessário conhecer um pouco sobre o histórico da construtora. Para isso, pesquise sobre a forma de trabalho dela e veja a credibilidade dos serviços que ela já prestou.

    Procure por notícias negativas sobre a construtora na mídia e veja se existem reclamações no Procon, em outros órgãos de defesa do consumidor e até mesmo no site da empresa.

    Você não deve arriscar algo tão importante (e com um custo consideravelmente alto) nas mãos de uma empresa que não tenha um bom histórico. Caso contrário, os resultados podem ser uma grande dor de cabeça, problemas infindáveis e muito prejuízo.

    5. Avalie a saúde financeira da empresa

    Avaliar a saúde financeira da construtora é uma forma segura de avaliar sua confiabilidade. É muito importante saber como estão as finanças dela. Não é incomum ouvir notícias de empresas que simplesmente fecharam as portas e sumiram, deixando seus clientes a ver navios.

    Para evitar passar por esse tipo de problema, busque o máximo de informações sobre a saúde financeira da construtora. Avalie, por exemplo, se ela:

    • paga funcionários em dia;
    • tem algum tipo de dívida com o poder público;
    • está em dia com fornecedores;
    • não tem problemas de inadimplências com bancos etc.

    Em suma, analise os aspectos que atestam que a empresa tem condições para honrar com todos os compromissos assumidos junto a você e aos outros clientes.

    Também é importante fazer essa pesquisa, mesmo que a compra do seu imóvel seja feita por financiamento imobiliário.

    Geralmente, a compra de imóvel na planta envolve duas fases: a primeira, quando você faz pagamentos diretos para a construtora, e a do financiamento, quando o banco faz sua análise cadastral, libera o crédito, e você assume um compromisso com ele.

    Acontece que os bancos só liberam o crédito se as empresas estiverem com a saúde em dia. Ou seja, se ela não puder atestar estabilidade financeira, você pode sair no prejuízo, já que isso com certeza pode atrasar o cronograma do empreendimento.

    Outro ponto importante a respeito disso é a qualidade da construção. Além do atraso de serviços e da demora na entrega das chaves, empresas endividadas ou com problemas financeiros costumam usar materiais inferiores, o que compromete a segurança futura da sua família.

    6. Saiba quais os prêmios e certificações que ela tem

    Construtoras bem-conceituadas e que prestam serviços de qualidade são reconhecidas pelas instituições que avaliam o mercado e, assim, recebem diversas premiações. Dessa forma, uma boa maneira de avaliar a empresa é analisando os prêmios e certificações que ela já recebeu.

    Esse reconhecimento pode vir de diversas formas. Há certificações para:

    • soluções habitacionais;
    • sustentabilidade dos processos;
    • bom tratamento dos funcionários, entre outras.

    Empresas premiadas geralmente mantêm boas políticas internas, o que dá aos seus clientes a tranquilidade necessária durante a negociação e compra dos imóveis.

    Outra medida voltada para garantia de qualidade nos processos é o selo ISO 9001. Uma empresa que tem esse certificado segue rigorosos padrões produtivos. Ele pode confirmar a seriedade e compromisso dela para com os clientes.

    7. Analise o projeto da incorporação

    Boas empresas trabalham rigorosamente dentro da lei. Por isso, verifique o projeto de incorporação. Confira se ele foi aprovado pela prefeitura do município onde o imóvel está localizado e também se está registrado em um Cartório de Registro de Imóveis do local.

    Dados de uma incorporação são fáceis de conseguir, já que são informações públicas. Portanto, todos aqueles que têm interesse podem obter acesso. Com isso, você vê se a construtora trabalha de forma correta e se não tem nenhuma irregularidade com relação à viabilidade do empreendimento.

    8. Confira a maquete e os detalhes da construção

    É muito importante que a construtora ofereça para o seu cliente o máximo de informações sobre a casa ou apartamento que ele está comprando, e demonstre muita clareza a respeito do que está prometendo. Portanto, procure ter acesso às maquetes do empreendimento e todos os detalhes da construção.

    Empresas sérias disponibilizam as plantas dos apartamentos que serão lançados, bem como uma maquete bem detalhada de como será a construção. Esse tipo de informação traz mais confiança para o comprador, que consegue ter uma visão clara sobre o imóvel que está adquirindo.

    Empresas confiáveis não têm o que esconder. Elas prezam pela transparência na relação com seus atuais e futuros clientes, sem medo de exposição ou questionamentos. Por isso mesmo, muitas construtoras optam por preparar showrooms, nos quais disponibilizam todas as plantas e maquetes dos empreendimentos que estão sendo lançados ou já em andamento.

    Quando tiver acesso a essas informações, não se acanhe: aproveite para tirar suas dúvidas, ficando a par de todos os detalhes da construção. Faça perguntas sobre tamanho dos cômodos, número de vagas da garagem e até a respeito dos tipos de materiais e revestimentos empregados na obra. Não vá embora deixando nenhum questionamento para depois.

    Até a resposta da construtora diz muito sobre a confiabilidade dela, sabia? Ao responder essas questões com clareza, ela passa mais tranquilidade para o cliente fechar negócio.

    9. Observe a qualidade dos empreendimentos

    Esse é um passo muito importante, pois comprova que a construtora trabalha com excelência. Portanto, visite os imóveis que já foram entregues e analise a qualidade dos acabamentos, os materiais que foram utilizados, bem outros detalhes da construção.

    Lembra do segundo passo, que fala da indicação de clientes? Então, se for alguém mais próximo, aproveite e peça para conhecer o imóvel. Assim, além de averiguar a qualidade do imóvel, você vai poder ouvir as experiências dos moradores.

    Uma dica importante é verificar a data de construção, para ter uma ideia da durabilidade da construção. Ou seja, dependendo de quando a obra foi concluída, do estado de conservação do imóvel e da edificação, você pode comprovar a qualidade dos materiais utilizados e do serviço feito.

    10. Faça visitas periódicas ao lugar do empreendimento

    Essa é uma forma de conhecer melhor o empreendimento no qual você pretende investir e pode ajudar a definir a escolha da construtora. Faça visitas periódicas ao local do empreendimento e veja a evolução dos trabalhos, conferindo se tudo está de acordo com o cronograma divulgado. Obras paradas por meses a fio podem indicar problemas legais ou financeiros.

    Mas não esqueça que, em vista da obra, dificilmente você terá acesso interno, por questões de segurança.

    11. Reúna todos os documentos sobre o empreendimento

    É importante também que você busque por todos os documentos a respeito do empreendimento, incluindo:

    • aquele panfleto de divulgação que tem um esquema do imóvel;
    • folhetos e e-mails promocionais recebidos;
    • dados do projeto, memorial descritivo e documentação da incorporação.

    Com todas essas informações, você consegue uma espécie de garantia para o caso de divergências entre o que a construtora propôs e o que está sendo entregue e construído.

    12. Faça uma comparação entre imóveis

    Já está bem informado sobre a construtora? Faça um paralelo entre ela e outras que atuam na região que você está avaliando. Compare a qualidade dos imóveis de ambas, os preços que cada uma delas está praticando, as formas de pagamento, as taxas de juros aplicadas, além, claro, da excelência no atendimento.

    Tendo essa comparação como norte, você pode finalmente escolher qual a melhor construtora de imóveis para comprar seu imóvel. Com todas essas dicas, fica bem mais fácil escolher uma construtora de confiança para iniciar uma negociação. Você estará trabalhando com garantia de segurança e qualidade e terá certeza de que está pagando por algo que vai ser entregue conforme o prometido.

    Gostou de aprender um pouco mais sobre como escolher a melhor construtora de imóveis? Quer tirar alguma dúvida ou até mesmo encontrar um apartamento para adquirir? Então, entre em contato com a nossa empresa. Será um prazer ajudar você!

    banner-blog-apartamento-ideal

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online