Quais fatores podem comprometer o financiamento de um apartamento?

1 Comentário 07-02-2019 Gerencial Construtora

Quais fatores podem comprometer o financiamento de um apartamento?

Conquistar a casa própria é a intenção da maioria dos brasileiros, mas comprar um imóvel à vista acaba sendo um luxo restrito para poucas pessoas, uma vez que envolve um valor muito alto para pagar. Dessa forma, muita gente acaba optando por fazer financiamento de apartamento.

Nesse caso, uma instituição financeira oferece um crédito imobiliário ao comprador para que ele possa quitar o valor total da aquisição. Em troca, ele assume uma dívida que será quitada em parcelas que sejam adequadas à sua renda.

Porém, esse é um processo muito burocrático, em que é necessária a entrega de documentos, contratos formalizados e outros quesitos ligados à negociação. Sendo assim, a instituição acaba fazendo uma série de exigências e requisitos do comprador para poder liberar o crédito.

Portanto, caso o comprador não cumpra alguma das exigências, ele fica impedido de realizar o financiamento e esses fatores acabam atrapalhando o processo de aquisição do imóvel. Continue por aqui e veja quais aspectos podem impedir de realizar o financiamento e gerar prejuízos. Vamos lá?

Quais cuidados tomar em um financiamento de apartamento?

O financiamento imobiliário traz para o comprador diversas possibilidades, visto que as condições do serviço variam de banco para banco, ou seja, serão diferentes taxas de juros e formas de pagamento, que mudam também de acordo com alguns programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que facilita a compra de imóveis para famílias de baixa renda.

Mesmo que o financiamento facilite bastante a vida das pessoas, é necessário que o comprador corresponda a uma série de exigências para liberar o crédito. É algo bastante plausível e coerente, pois o valor do financiamento é muito alto e é importante que seja uma negociação absolutamente segura para os dois lados.

Sendo assim, é muito importante que o início da negociação e a entrega de documentos sejam feitos com muita cautela para que o comprador não tenha nenhum problema ou prejuízos. Essas restrições também garantem que o comprador tenha condições de pagar o financiamento.

Quais fatores podem comprometer um financiamento?

Nome sujo

Um dos principais fatores que torna quase impossível a realização de um financiamento imobiliário é quando o comprador ou o cônjuge estão com o nome sujo, seja no Serasa ou no SPC. Tanto a Caixa quanto outros bancos dificilmente vão liberar o crédito.

Essa restrição feita pelos órgãos de proteção ao crédito é levada em consideração na solicitação de qualquer financiamento, seja ele habitacional ou não. Portanto, é muito importante que o comprador não tenha o nome sujo.

Antes mesmo de fazer a solicitação do financiamento, uma dica muito importante é que o cliente faça a consulta do seu CPF e de todas as pessoas da família que compõem a renda para descobrir se há restrição ou não a fim de ter tempo para resolver o problema o quanto antes.

O nome negativado passa a imagem para o banco de que o comprador possui um episódio de inadimplência em seu histórico e com isso eles não têm a confiança de que o cliente vai cumprir com o pagamento de toda a dívida financiada.

Problemas na Receita Federal

Algum problema que você tiver com a Receita Federal também pode atrapalhar o financiamento. Por exemplo, uma declaração de imposto de renda que não foi entregue pode prejudicá-lo, assim como problemas com o CPF e dívidas ativas relacionadas a impostos atrasados também impedem a liberação do crédito.

Sendo assim, o indicado é que o comprador procure o órgão em que está cadastrado e tente identificar o problema. Lá mesmo você já pode tentar procurar uma forma rápida e efetiva para resolvê-lo. Após a solução, seu nome fica apto para a aprovação do financiamento.

Falta de dinheiro para a entrada

Outro impedimento pode ser o valor insuficiente para a entrada. Geralmente, a instituição financeira solicita um valor de até 30% do preço de um imóvel para liberar o crédito. Quando isso acontecer, o comprador pode tentar uma negociação com o banco ou utilizar de alguns programas, como o próprio Minha Casa Minha Vida, que permite, dependendo da renda familiar do cliente, que o imóvel seja 100% financiado sem precisar de um valor de entrada.

Você pode ainda ver a possibilidade de passar o dinheiro da caderneta de poupança ou do seu FGTS para o banco como uma entrada, que vai diminuir o valor financiado e o número de parcelas que você vai precisar pagar.

Falta de comprovação de renda

Um fator menos complicado, porém possível de acontecer, é a falta de comprovação de renda ou até mesmo a insuficiência de capital para aquisição do imóvel desejado. Se isso acontecer, alguns bancos permitem que várias pessoas componham a renda.

Porém, essa comprovação deve ser feita formalmente, por meio de declaração de imposto de renda, extrato bancário, dentre outros documentos. Essa confirmação é importante para que os bancos definam um valor máximo em relação às prestações do financiamento e, dessa forma, atestem se é ou não possível que o comprador pague a dívida.

Aqui no Brasil você pode comprometer até 30% da sua renda para pagar as parcelas do financiamento, por isso, é necessário comprovar que esse valor pode ser pago sem comprometer a sua receita mensal.

Problemas com a documentação

Para solicitar um financiamento é necessário apresentar alguns documentos à instituição financeira, sendo eles:

  • documento de identificação;
  • CPF;
  • comprovante de renda (extratos bancários, contracheques etc.);
  • última declaração do imposto de renda junto com o recibo emitido pela Receita Federal;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação do estado civil.

Para que não tenha problemas com esses documentos citados, tente verificar se está tudo certo antes de fazer a solicitação a fim de que o seu financiamento não seja barrado.

Vale ressaltar que, apesar de todas essas exigências, é plenamente possível fazer um financiamento. Essa é a modalidade mais utilizada para a aquisição de imóveis e qualquer pessoa que atenda aos requisitos apresentados pode conseguir.

Esse modo para compra de imóvel faz com que várias pessoas consigam realizar o sonho da casa própria, dividindo as parcelas de acordo com as suas condições e com o tempo necessário para quitar todas elas.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como fazer financiamento de apartamento sem ter nenhum impedimento? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando.

banner-blog-apartamento-ideal


Artigos relacionados

FGTS e a chance de ter um lar novinho em folha!

Gerencial Construtora 04 de outubro de 2021 0 Comentários
Saiba mais

Não sabe como conseguir a melhor taxa de financiamento? Vamos te ajudar!

Gerencial Construtora 29 de agosto de 2019 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();