• Atendimento Online Atendimento Online!

    Um dos requisitos necessários para que se consiga um empréstimo junto ao banco é o score para financiamento, sendo que, essa condição, deve ser compatível ao valor solicitado.

    É importante ficar atento ao score, já que se ele estiver muito baixo pode acabar com o sonho da conquista da casa ou apartamento, visto que o crédito para a compra do imóvel geralmente não é liberado pelo banco nessa situação.

    Se você está em busca de conseguir um crédito imobiliário ou empréstimo, e não sabe como funciona o score, continue por aqui! A seguir vamos explicar um pouco mais sobre o assunto, bem como sua importância para o processo de financiamento. Vamos lá?

    O que é um score para financiamento?

    O score nada mais é do que uma pontuação cuja variação vai de 0 a 1000. Essa pontuação faz uma avaliação das chances que você tem de quitar suas contas em dia dentro dos próximos 12 meses — levando em consideração todo o seu histórico financeiro e de pagamentos. Sendo assim, uma nota elevada demonstra que o cliente tem credibilidade e comprometimento para realizar um financiamento.

    Esse dado é utilizado por diversas empresas como uma informação essencial para tomarem a decisão de ceder ou negar um crédito para financiamento. Porém, vale ressaltar que cada instituição tem o seu próprio critério de avaliação. Dessa forma, mesmo que se tenha um score alto, isso não quer dizer que você terá seu crédito concedido.

    Qual a importância dessa pontuação?

    Um score para financiamento se torna importante para definição do montante de crédito que vai ser cedido para o cliente. É por meio desse dado que a empresa conhecerá seu histórico financeiro e definirá se é ou não seguro conceder o crédito para você, seja para um financiamento, seja para um empréstimo.

    Essa informação possibilita também que toda a transação seja feita de forma segura para ambas as partes. Um consumidor com baixíssimo score não terá grandes chances de conseguir o financiamento, pois ele pode acabar comprometendo o pagamento das parcelas durante o tempo de contrato. Ou seja, o score é importante para evitar que ocorram inadimplências durante o financiamento e para garantir o pagamento das parcelas de forma correta.

    As instituições financeiras fazem de tudo para que essas negociações sejam feitas com segurança para ambas as partes, visto que envolve um valor bem alto de investimento.

    Como funciona?

    Depois de solicitado o financiamento na instituição financeira, são pedidos uma série de documentos específicos e certidões — entre eles, alguns para comprovação de renda. A partir disso é feito o score de acordo com aquilo que for analisado sobre os dados do cliente.

    Ele funciona como um mecanismo que auxilia os bancos a definirem a confiabilidade do cliente com relação à sua adimplência com as dívidas de forma geral. Isso porque as instituições financeiras tentam correr o menor risco possível com relação ao empréstimo que estão concedendo.

    Quanto maior for o valor requisitado, mais exigências acerca do score serão impostas antes da liberação. Esse dado é obtido por meio de um cálculo estatístico minucioso de várias informações sobre renda e do histórico de pagamentos do consumidor.

    Como atua o score para financiamento imobiliário?

    O score é muito importante para quem deseja realizar um financiamento para fins de aquisição de imóveis. Desse modo, ele atua no mercado imobiliário com uma pontuação equivalente ou superior a 700 pontos.

    Para ter acesso a sua pontuação basta fazer uma consulta diretamente no Serasa ou no SPC (Sistema de Proteção ao Crédito). Esses dois portais coletam os dados e as informações necessárias sobre seu histórico financeiro para montarem o score.

    O que é contabilizado no score para o financiamento de um imóvel?

    Primeiramente, devem ser apresentados os documentos e a renda do cliente para contabilização do score. Além disso, existem diversos fatores que podem ser considerados e que influenciam na pontuação final.

    Dentre eles, encontra-se o histórico de crédito, que é levantado pela instituição financeira. Os bancos analisam também se o cliente tem informações negativas com relação a execuções judiciais, bem como ações de buscas e apreensão emitidas pela justiça.

    Participações em empresas falidas também são contadas para o resultado final do score, assim como o histórico do cliente como pagante, considerando qualquer outra operação já realizada anteriormente no banco. Por exemplo, se você já teve alguma inadimplência em outro empréstimo, contará como fator negativo para liberação do financiamento.

    Lembre-se que as instituições financeiras não poupam esforços para comprovar e assegurar as transações financeiras que são realizadas, ainda mais aquelas que envolvem montantes muito altos de dinheiro.

    Como conseguir aumentar o score?

    Existem algumas formas que permitem aumentar o seu score antes de realizar um financiamento. São dicas fáceis e que se feitas adequadamente, resultam em boas pontuações. Veja abaixo!

    Limpe seu nome

    O primeiro passo a ser feito para garantir um aumento do seu score é analisar como está seu CPF para verificar se você está negativado.

    A negativação é um fator que gera muita dificuldade para liberação do crédito. Portanto, antes de solicitar o serviço, tente limpar o seu nome no SPC e Serasa.

    Pague as contas em dia

    É muito importante que as pessoas tenham um planejamento financeiro e se organizem para conseguirem pagar todas as contas e despesas em dia. Evitando a inadimplência, você garante que seu nome não fique sujo no mercado e não compromete a sua credibilidade como pagante.

    Mantenha seus dados cadastrais atualizados

    Por fim, você deve sempre manter os dados atualizados no site do Serasa, para que eles consigam manter um histórico financeiro que, futuramente, será contabilizado na hora de montar o seu score para solicitação do financiamento imobiliário.

    Vale ressaltar que esse processo pode ser complicado, mas quem não tem problemas nenhum com a inadimplência e realiza os pagamentos de acordo com a sua renda mensal, dificilmente tem problemas para conseguir um bom score e, consequentemente, a liberação do crédito para financiamento.

    Gostou de aprender um pouco mais sobre score para financiamento? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter para continuar acompanhando as novidades!

    banner-blog-apartamento-ideal

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online