Morar ou investir no Goiabeiras? Conheça a história e os diferenciais do bairro mais charmoso de Cuiabá

1 Comentário 25-05-2020 Gerencial Construtora

Morar ou investir no Goiabeiras? Conheça a história e os diferenciais do bairro mais charmoso de Cuiabá

Investir em um imóvel é uma tarefa que vem acompanhada de diversas questões. Entre elas, a comodidade, a qualidade de vida, o retorno de investimento e, nisso tudo, o Goiabeiras, oferece grandes vantagens.

Se você quer morar ou investir no bairro mais charmoso da capital mato-grossense e está em busca de mais informações, contamos neste artigo as principais características dessa vizinhança amada por todos. Seja para morar ou para investir, o Goiabeiras vai ganhar você!

  1. História do Goiabeiras

O Goiabeiras já fez parte do Duque de Caxias e, em 1973, por meio de uma lei municipal junto de outras quatorze unidades territoriais, o bairro foi oficialmente delimitado e nomeado em Cuiabá, que hoje já conta com mais de cem divisões urbanas. Com suas particularidades sociais e culturais, desde a exploração de ouro nos séculos XVII e XVIII até a Copa de 2014, a região já foi palco de diversos acontecimentos e carrega em suas ruas e avenidas muita história.

Quem mora na cidade há mais tempo, viu o bairro acompanhar o progresso da capital e também ser o local onde se consolidou o primeiro shopping center de Mato Grosso, inaugurado e chamado, em 1989, de Shopping Goiabeiras. Um outro exemplo, num passado mais distante, é a história da escrava abandonada por seus senhores depois de idosa, tida por eles como incapaz para os serviços. Depois disso, ela ficou conhecida por oferecer ajuda e tratamento aos escravos que fugiam de fazendas da região, no século XIX, cravou sua marca na memória local e também no Parque Mãe Bonifácia, que leva seu nome, e se localiza entre o Goiabeiras e o vizinho Quilombo.

Por outro lado, mesmo após tanto tempo, crescimento e desenvolvimento, uma coisa não mudou quando se trata de moradia em Cuiabá: todo chapa e cruz ou “pau-rodado”, como são conhecidos aqueles que vieram de fora do estado, ainda sonha em viver no Goiabeiras.

  1. Localização privilegiada e relevância econômica

O Goiabeiras fica muito bem localizado em Cuiabá, na zona centro-oeste da cidade. Inclusive, é na região onde se encontram alguns dos imóveis e empreendimentos imobiliários mais valorizados da capital, além de uma forte infraestrutura que oferece muita comodidade para seus moradores. Como exemplo disso temos as reconhecidas unidades de ensino, shoppings, entre eles o recém-inaugurado, Shopping Estação Cuiabá, parques, academias, farmácias e outros tipos de serviço e comércio. Cabe destacar também a localização de fácil acesso por inúmeras vias da cidade, entre elas, uma das mais conhecidas e importantes, a Avenida Miguel Sutil. Além disso, a proximidade com o Complexo Hospitalar de Cuiabá, centro de referência em Saúde em Mato Grosso, coloca o Goiabeiras ainda mais valorizado no contexto cuiabano.

Apesar de ser um bairro bastante tranquilo, a noite do Goiabeiras é um capítulo à parte para quem busca boas opções para alimentação ou mesmo entretenimento. A Praça Popular e a Rua 24 de outubro são algumas dessas possibilidades, reunindo bares e restaurantes badalados na região e, ali próximo, também dá para curtir aos sábados e domingos, a feira da Praça Santos Dumont, com comidas típicas e para todos os gostos. A propósito, o bairro também reúne algumas casas de shows e baladas para quem quer se divertir, com possibilidades que vão do sertanejo ao alternativo, e a Biblioteca da Praça Clóvis Cardoso, que possui um acervo de 12 mil livros e acesso gratuito.

Da mesma forma, o Goiabeiras se torna uma ótima escolha para quem almeja investir em uma propriedade imobiliária. Além dos privilégios já citados sobre o bairro, para se ter uma ideia dos benefícios de se aplicar em Cuiabá, a cidade foi considerada um dos 100 municípios com o maior índice de desenvolvimento humano no Brasil, crescente desde 1991, atingindo no último Atlas do Desenvolvimento Humano o valor de 0,785, considero alta pelo censo.

Do mesmo modo, a cidade também possui um custo de vida chamativo pelas facilidades que oferece e, em relação à capital brasileira, por exemplo, Cuiabá é 21,8% mais barata para se viver. Assim, morar em Cuiabá também é sinônimo de empreender em bons negócios, já que a capital mato-grossense teve destaque e ficou em 18ª posição no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), feito pela Endeavor Brasil em 2017. Por isso, se você é o tipo de pessoa que pretende colocar em prática a diversificação de investimentos, o bairro Goiabeiras, além de ótimo para morar, é uma grande oportunidade para aplicação.

  1. Qualidade ambiental

Morar no Goiabeiras permite a você e sua família ter muito mais contato com a natureza. Isso porque, além do Parque Mãe Bonifácia, o bairro possui uma ótima qualidade ambiental, termo usado para definir as condições de um ambiente, de acordo com o número de espaços livres, o uso do solo, a quantidade de vegetação, de prédios, de pontos de alagamentos, entre outros padrões urbanos.

Segundo um estudo feito por Rosana Maria, Ruy de Oliveira, Thiago Statella e Vanderley Severino, pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso de Cuiabá, no bairro Goiabeiras há uma intensa parcela de áreas verdes e o bairro foi classificado com uma “alta qualidade ambiental”. Por isso, com o clima quente da capital, viver nesse espaço é um convite aberto para a prática de esportes ao ar livre, curtir o calor com mais conforto e, claro, não deixar a saúde de lado.

  1. Opções de apartamentos para morar no Goiabeiras.

Como você viu, o Goiabeiras apresenta diversas características, desde localização, segurança e saúde, que chamam atenção para o bairro de maneira satisfatória, além da segurança que o local pode proporcionar. Então, se você está à procura de imóveis em condomínios, escolhemos alguns apartamentos que te permitem usufruir do melhor da região. Confira:

Villaggio Calábria

Com tecnologias inovadoras, valorização dos espaços e do conforto, os apartamentos do Villaggio Calábria foram pensados para que você se sinta em casa todo dia. Os apartamentos de 2 e 3 quartos ficam em ótima localização, ampla área de lazer, unem dinamismo e tranquilidade para você e quem você ama. Saiba mais pelo link.

– Villaggio Aria

São 137m2 com 3 suítes + lavabo, sacada gourmet, além de piscina privativa, academia completa e quadras na área de lazer, infraestrutura para carro elétrico e localização. O Villaggio Aria foi feito para quem ama sofisticação e não abre mão de uma ótima qualidade de vida. Acesse o link e se apaixone!


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();