• “Como economizar mais e de maneira eficiente?” — essa é uma pergunta que milhares de pessoas se fazem todos os dias. Afinal, as despesas domésticas (com alimentação, serviços de água e luz, transporte, internet e telefonia etc.) muitas vezes extrapolam em um mês ou outro e acabam pesando no orçamento familiar.

    Com isso, se torna difícil poupar para realizar os sonhos (como comprar um imóvel próprio) e é preciso fazer um verdadeiro jogo das cadeiras para não deixar acumular nenhuma conta ou ainda pior: adquirir uma dívida. Por essa razão, preparamos um post com oito dicas que vão ajudá-lo a reduzir os seus gastos e a usar a sua renda mensal de forma mais consciente. Acompanhe e se inspire com elas!

    1. Use aplicativos para anotar e controlar os gastos

    Para começar, use aplicativos (como o Money Wise, o Guia Bolso e o Organizze) para anotar as suas despesas domésticas. Isso porque o seu celular está boa parte do dia com você, seja na sua mão, seja no seu bolso. Portanto, dá para usá-lo como um aliado no controle dos seus gastos, especialmente aqueles que acontecem na rua e você costuma não dar a importância devida.

    2. Reduza o consumo de água e luz

    Uma segunda dica é reduzir as contas de água e luz, pois, como todos sabem, elas variam de um mês para o outro conforme o seu consumo. Para tanto, você pode adotar algumas normas quanto ao uso da água, como tempo máximo para os banhos, conferir regularmente se há vazamentos nas torneiras ou encanamentos e só usar a máquina de lavar uma vez por semana (e quando houver roupas sujas o suficiente para enchê-la).

    Já em relação à luz, ponha fim ao hábito de deixar as lâmpadas acesas nos cômodos mesmo quando você não está neles. Desligue aparelhos em stand-by e valorize a entrada da luminosidade natural ao longo do dia.

    3. Invista em meios alternativos de transporte

    Se você quer impactar menos o seu orçamento familiar e deixá-lo mais folgado, habitue-se a deixar o carro de lado algumas vezes por semana e invista no transporte público ou mesmo em meios alternativos de transporte (como bicicletas e patinetes elétricos).

    Ao fazer isso, é possível reduzir gastos com abastecimento do veículo, pedágio, estacionamento e, inclusive, até evitar uma indesejável multa. De quebra, você pode se exercitar, descobrir novos caminhos para o seu trabalho e até ter uma nova visão sobre a cidade que não é possível alcançar dentro de um automóvel.

    4. Evite o desperdício de comida

    Outra dica importante para diminuir as despesas domésticas é evitar o desperdício de comida. Afinal, quando ela se estraga e/ou vai para o lixo, você precisa comprar mais produtos para abastecer a dispensa e, com isso, acaba aumentando os gastos.

    A solução para esse problema é estar atento aos prazos de validade de cada item, fazer lista dos ingredientes que devem ser comprados para elaborar os pratos da semana e evitar adquirir em grandes quantidades aqueles alimentos que são consumidos apenas esporadicamente.

    5. Faça mais refeições em casa

    Ainda falando sobre comida, faça o possível para que suas refeições diárias sejam na sua residência. Isso porque, por mais prático, rápido e prazeroso que seja comer fora de casa — uma vez que você não precisa cozinhar, pode ver gente e se encontrar com amigos e colegas de trabalho —, é preciso lembrar que terá que pagar por cada almoço ou jantar.

    Ao longo de alguns dias esse valor pode até não significar muito. Porém, no acumulado do mês essa quantia será grande e fará falta no seu orçamento familiar. Por isso, restrinja as suas idas a restaurantes, bistrôs, bares, cantinas e afins apenas ao fim de semana.

    6. Aprenda a fazer compras no supermercado

    Ao fazer compras no supermercado, use a cabeça para não gastar mais do que o necessário. Por exemplo, pesquise quais são os dias de promoção e ofertas no estabelecimento, dê uma chance às marcas que são mais em conta em vez de levar sempre aquelas mais caras e opte por produtos (principalmente os de limpeza) em embalagens maiores ou tamanho família — visto que elas são, geralmente, mais econômicas.

    Além disso, confira se o local conta com algum tipo de programa de fidelidade que renda descontos nas compras, pois se você é um cliente fixo pode se beneficiar (e muito) dele!

    7. Escolha de maneira inteligente o seu provedor de internet

    A internet se tornou um serviço indispensável no lar de milhares de brasileiros — isso não é à toa. Você usa para o seu trabalho, para o lazer, para se informar e muito mais. É por esse motivo que ao contratar o seu provedor é importante negociar planos mais em conta para o seu bolso. Muitos clientes não sabem, mas mesmo sendo um consumidor antigo é possível obter descontos, ofertas promocionais e até inclusão de combos com telefonia fixa.

    8. Dispense o serviço de diaristas

    Por fim, mas não menos importante, dispense o serviço de diaristas. A gente sabe que a rotina é corrida e contratá-las é uma mão na roda para deixar a casa arrumada. Porém, esse não é um gasto indispensável. Ao contrário, você e toda a sua família podem, juntos, deixar o imóvel em ordem sem a necessidade de ajuda externa.

    Para isso, estabeleçam regras de limpeza e organização que todos devem seguir, como o dia de tirar o lixo, lavar louça ou talher imediatamente após sujar, depois de usar os brinquedos eles devem voltar para o lugar em que estavam e por aí vai.

    Como você viu, há diversas maneiras de reduzir as despesas domésticas na rotina. No entanto, para que elas deem o resultado esperado no final do mês, é importante que haja dedicação e autocontrole. Além disso, faz toda a diferença envolver o cônjuge e os filhos nessa missão de renovar o orçamento familiar e deixá-lo menos sobrecarregado. Afinal de contas, muitas das dicas que demos precisam ser seguidas por todos do seu lar para que haja uma real economia.

    Gostou do post? Pois aproveite que estamos falando sobre finanças e veja quais são os seis principais erros quando se trata desse assunto!

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?