• Atendimento Online Atendimento Online!

    Quando você está à procura de um imóvel, considera várias questões para escolher a melhor residência para si e a sua família, não é mesmo? Um exemplo é a possibilidade de morar perto do trabalho. Isso porque, basta conversar com um amigo ou um conhecido que optou por isso para ficar entusiasmado com os relatos deles sobre as mudanças que cada um teve na rotina e como isso gerou mais qualidade de vida.

    “Mas, afinal, será que realmente faz tanta diferença assim essa proximidade ou não passa de um exagero?”, você pode se perguntar. É para responder a essa pergunta que listamos 6 benefícios de residir perto do local onde você atua. Acompanhe e descubra quais são eles!

    1. Evitar o trânsito em horários de pico

    Se você é do tipo de pessoa que usa o carro com frequência, sabe que os horários de pico no trânsito são, justamente, aqueles nos quais as pessoas estão se dirigindo para o trabalho (entre 06h e 08h) ou regressando dele (entre 17h e 19h). Ou seja, quanto mais longe a sua moradia for do espaço onde você exerce a sua profissão, mais chances você terá de enfrentar ruas congestionadas e passar um bom tempo dentro do carro.

    Tanto é que uma pesquisa, feita pelo SPC Brasil em parceria CNDL, constatou que os brasileiros perdem 888 horas por ano só no trânsito, o que dá mais de um mês corrido. Consegue imaginar isso? Portanto, morar perto do trabalho é uma forma de evitar esse desperdício de tempo e todo o estresse que os engarrafamentos provocam nos motoristas.

    2. Não ficar dependente do transporte público

    Se enfrentar o trânsito em um veículo particular já é complicado, imagine então dependendo do transporte público para a sua locomoção. Isso porque, além das frequentes paradas para os passageiros subirem ou descerem, há o tempo de espera (que nem sempre é preciso) para aguardar os ônibus ou as vans chegarem aos terminais.

    Tudo isso acaba fazendo com que você precise sair cada vez mais cedo de casa, para não ter que lidar com contratempos no caminho e, assim, estar pontualmente no trabalho todos os dias. Resumindo: realizar esse trajeto, no mínimo, 10 vezes por semana pode ser bastante cansativo e irritante. Logo, reduzir, ou mesmo, pôr fim a essa dependência pode ser bastante benéfico para o seu bem-estar emocional.

    3. Poder ir ao trabalho de formas alternativas

    Ao morar perto do trabalho, você tem a possibilidade de deixar o automóvel na garagem e simplesmente ir a pé, ou então, buscar alternativas sustentáveis para se locomover até o lugar que deseja, contribuindo, dessa maneira, para a preservação do meio ambiente.

    Alguns exemplos que estão em alta, não só no Brasil, mas também em diversos países é o uso da bicicleta ou a utilização do patinete elétrico, ambos ecologicamente corretos e com baixíssimo custo de manutenção.

    Não é à toa que as grandes capitais do país estão investindo em ciclovias para atender essa demanda e facilitar o deslocamento das pessoas. Como é o caso de Cuiabá, que já conta com 39,9 km de malha cicloviária e diversos planos de expansão, conforme um informe da Prefeitura do município.

    Para completar, o ato de andar ou pedalar, diariamente, proporciona um maior condicionamento físico, ajuda a queimar calorias e promove um melhor estado de saúde mental. Já que ambas as atividades ajudam a combater o estresse e a ansiedade.

    4. Reduzir gastos que pesam no bolso

    Paralelo ao que já foi dito, não podemos deixar de citar a redução de despesas com locomoção. Afinal, se é possível ir ao trabalho, seja a pé, seja utilizando um meio de transporte alternativo sem custo, você não precisará abastecer o carro com a mesma frequência de antes, nem ter disponível uma quantia semanal para as passagens do transporte público.

    Ou seja, no decorrer de um mês e, em especial, ao longo de um ano, dá para ter uma economia significativa no seu orçamento e, consequentemente, um dinheiro extra que pode ser poupado, investido ou utilizado para quitar uma conta doméstica (como telefone, água, internet ou eletricidade).

    5. Fazer as refeições em casa

    Fora o que já foi dito, há outro ponto bastante favorável de morar perto do trabalho: você pode fazer suas refeições em casa. Sim, a princípio isso pode parecer algo simples, mas que é capaz de fazer toda a diferença para quem lida com algum tipo de alergia alimentar (ao leite, ao glúten, à soja etc.).

    Afinal, esse é um problema que afeta 3,5% de toda a população adulta do mundo, segundo estudo produzido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Ou seja, ao comer em casa, a pessoa pode ter uma alimentação mais controlada, segura e sem custos extras.

    Contudo, não acaba aí, já que quem é vegetariano ou vegano também sai ganhando, uma vez que, nem sempre é fácil almoçar como se deseja quando você só dispõe de restaurantes, cantinas, lanchonetes, bistrôs, pastelarias e afins que não atendem esse tipo de público.

    6. Ter mais tempo livre no dia a dia

    Para encerrar, é claro, há uma das vantagens mais significativas de morar perto do trabalho: mais tempo livre no seu cotidiano — e não é exagero dizer isso.

    Basta ter em mente que, você não precisará mais acordar supercedo, pode ter uma rotina de sono adequada e, de quebra, ganha horas livres durante o dia que o permitem deixar seus filhos na escola sem pressa, praticar um hobbie, se exercitar na área de lazer do seu condomínio ou fazer alguma atividade em família.

    Como deu para perceber, morar perto do trabalho é uma opção que afeta positivamente a sua qualidade de vida, já que pode proporcionar mais saúde, melhores hábitos alimentares, mais tempo com a família e, é claro, uma boa economia mensal. Portanto, ao comprar um imóvel, fique atento a esse importante detalhe!

    Já que falamos em adquirir um novo lar, fique por dentro, agora mesmo, de qual é o melhor andar para comprar um apartamento!

    Banner-blog-gerencial

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online