O blog da Gerencial Construtora tem tudo o que você precisa saber para escolher e comprar o seu imóvel ideal. Encontre aqui as melhores dicas e conteúdos.

  • Após fazer o planejamento financeiro e encontrar um condomínio adequado às suas necessidades, muitas pessoas se deparam com uma dúvida: e agora, qual o melhor andar para comprar um apartamento?

    Não existe uma única resposta para essa pergunta. Afinal, tanto os apartamentos mais próximos do térreo quanto os mais distantes têm suas vantagens e desvantagens. Na verdade, o melhor andar é aquele que contribui para o conforto e a qualidade de vida da sua família.

    Para ajudar você a pôr fim a essa dúvida, reunimos alguns dos fatores mais importantes que devem ser levados em conta no momento de tomar a decisão. Dessa forma, será mais fácil avaliar os prós e os contras para bater o martelo e ficar seguro quanto à sua escolha. Acompanhe!

    Vista das janelas

    Para começar, observe a vista que você terá das janelas em diferentes andares. Se nos arredores do prédio houver muitos edifícios e residências, por exemplo, a paisagem não vai variar muito de um andar para o outro.

    Agora, se o edifício ficar próximo a praças, parques, lagoas e rios, a vista fará toda a diferença para a sua decisão. Afinal, quanto mais alto for o andar, maior será a visibilidade que você terá da região. Nesses casos, talvez seja considerável poder passar vários minutos apreciando uma vista espetacular da sua janela ou varanda.

    Por outro lado, a vista nos andares mais baixos pode ser estratégica. Se o prédio contar com área de lazer e espaços ao ar livre, como jardins, playground, quadras poliesportivas e piscinas, você terá uma visão privilegiada desses pontos — principalmente se o objetivo for observar as crianças quando elas estiverem aproveitando esses ambientes.

    Privacidade e segurança

    Outro fator relevante para escolher o andar é a privacidade que o imóvel proporcionará. E muito dessa questão envolve a proximidade do prédio com outros edifícios do bairro: se a altura deles for similar, e a distância entre eles não muito grande, será possível ver o que acontece nos apartamentos dos seus vizinhos, e vice-versa.

    A privacidade reduzida implica em ter que adotar medidas para cobrir as janelas e até a área da varanda, por exemplo, para evitar os olhares de curiosos. Em situações assim, escolher andares mais altos minimiza esse tipo de problema.

    Além de proteger a intimidade da sua família, comprar um apartamento em um andar alto contribui de forma significativa para a sua segurança caso o edifício fique muito próximo a muros, grades e árvores que possam ser escalados pelo lado de fora.

    Ventilação

    A ventilação do imóvel é outro ponto a ser avaliado para decidir sobre qual o melhor andar para comprar um apartamento. Essa é uma questão ainda mais sensível em grandes centros urbanos, que são amplamente ocupados por prédios residenciais e empresariais, além de outras construções verticais — como shopping centers, hospitais, universidades etc.

    As barreiras físicas reduzem as correntes de ar diretas e deixam mais abafadas as áreas próximas ao solo — como apartamentos no térreo. Logo, os imóveis em andares mais altos recebem mais ventilação e ficam naturalmente mais arejados ao longo do dia.

    Esse é um fator essencial para o bem-estar e conforto térmico dos moradores, especialmente em cidades conhecidas por terem uma média de temperatura elevada durante o ano e, em especial, sofrerem com ondas de calor no verão — a exemplo de Cuiabá.

    Incidência de luz

    A presença significativa de edifícios e outras construções de grande porte na cidade não influencia apenas na ventilação, mas também na iluminação natural das residências. Isso ocorre porque a incidência direta dos raios solares é bloqueada, fazendo com que algumas áreas fiquem na sombra ou recebam luminosidade indireta.

    Portanto, é natural que os andares mais altos acabem tendo uma luminosidade maior, uma vez que há menos elementos ao redor desempenhando o papel de bloqueadores de luz. Cabe lembrar que ambientes claros e aquecidos sofrem menos com o excesso de umidade e os problemas causados por ela, como o mofo.

    Porém, apartamentos em andares baixos também podem ser favorecidos pela iluminação — caso sejam virados para o norte ou para o leste. Na posição norte, os imóveis recebem raios de sol durante todo o dia no inverno e durante a manhã no verão. Já na posição leste, o sol da manhã é sempre garantido.

    É importante que essa característica não seja ameaçada pela construção de um edifício vizinho. Isso porque, além de afetar a temperatura interna e o bem-estar da família, a falta de sol ainda desvaloriza o seu imóvel.

    Acessibilidade

    Leve em conta a facilidade de acesso ao apartamento, especialmente se você tiver crianças, idosos ou pessoas com deficiências na família. A razão é bem simples: imagine que os elevadores estão parados para manutenção ou porque houve uma queda de energia.

    Para chegar ao seu lar, será preciso subir as escadas, não é mesmo? Se você mora nos últimos andares, isso pode se tornar um verdadeiro desafio para você e sua família. Nesses casos, é interessante optar por um apartamento que fique entre os quatro primeiros andares, pois ele se adequará mais às necessidades de todos em ocasiões como essas.

    Os apartamentos em andares baixos também facilitam a vida nos momentos de chegar em casa com muitas compras, sair para passear com animais de estimação e até receber móveis e eletrodomésticos que não cabem no elevador.

    Para completar, o andar do imóvel ainda funciona como um estímulo à vida saudável, visto que o hábito diário de subir e descer escadas melhora a capacidade respiratória, aumenta a circulação sanguínea, amplia a resistência física e ajuda a fortalecer a musculatura.

    Nível de barulho

    Um fator sempre pertinente para decidir sobre qual o melhor andar para comprar um apartamento é o nível de ruído externo ao imóvel. Ou seja, os sons que vêm das ruas e estabelecimentos no entorno do edifício.

    Por isso, observe como é o trânsito na região, especialmente se há muito tráfego de ônibus. Às vezes, a poluição sonora é causada não apenas pelo motor dos veículos, mas também pelo comportamento dos motoristas — como buzinar uns para os outros em cruzamentos complicados.

    Você deve avaliar também a quantidade de comércios e serviços localizados próximos ao prédio. Embora seja cômodo ter acesso a diversos estabelecimentos sem precisar se distanciar de casa, ser vizinho de centros de eventos, feiras, bares e boates pode significar conviver com o barulho promovido por eles.

    Nesses casos, morar em um andar alto ajudará a reduzir possíveis incômodos, uma vez que as fontes de poluição sonora estão mais próximas do solo. Agora, se o condomínio for próximo de rotas de aeronaves, por exemplo, a intensidade maior será nos apartamentos altos.

    Para verificar os níveis de barulho, a dica é visitar o entorno do condomínio em diferentes horários do dia e da noite. Vale a pena conversar com vizinhos para entender como eles percebem os ruídos da região. E não esqueça de conferir a proximidade com o salão de festas, a garagem e a portaria, que são também fontes de barulho.

    Estrutura do prédio

    Por estar na base do edifício, o apartamento térreo está mais sujeito a enfrentar problemas decorrentes da movimentação natural da estrutura, como infiltrações e rachaduras. Já as unidades em andares altos não sentem tanto o impacto da pressão da água, por exemplo.

    Esse ponto, porém, é mais sensível em casos de prédios construídos há muito tempo e deficientes de manutenção. Quanto mais recente for a construção, menor é a variação da estrutura entre os pavimentos — e menos você precisará se preocupar com isso ao definir qual o melhor andar para comprar um apartamento.

    Área exclusiva

    Ter uma área que só a sua família tem acesso é outro fator determinante para a escolha do andar. Em alguns condomínios, as unidades no térreo englobam um pátio exclusivo. Em outros, as do último pavimento são duplex e contam com cobertura.

    Esses diferenciais são especialmente atraentes se você tiver crianças e animais de estimação, pois pátios e terraços proporcionam privacidade e segurança para eles brincarem em qualquer momento. Assim, você não precisa depender dos horários e das regras específicas às áreas comuns.

    Dependendo das características do espaço, é possível construir uma piscina, cultivar um jardim e instalar uma churrasqueira, entre outras ideias. Além de usufruir desses benefícios enquanto morador, você ainda valoriza seu imóvel para uma futura venda.

    Preço

    preço de um imóvel é influenciado por diversos fatores, incluindo o andar em que está localizado: estima-se que o pavimento seja responsável por 6% do preço final.

    Apesar de haver particularidades em cada condomínio para determinar se um andar baixo ou um alto são os melhores, em geral os compradores preferem apartamentos com a vista mais livre. Assim, o pavimento pode ser decisivo na valorização de um imóvel para aluguel ou venda.

    Por outro lado, se o andar não for um item fundamental para você e para sua família, comprar um apartamento entre os primeiros pavimentos talvez represente uma boa economia de dinheiro. Afinal, o preço por metro quadrado será menor que o de seus vizinhos do alto.

    Quando o assunto é qual o melhor andar para comprar um apartamento, a resposta depende das características do condomínio e das preferências da sua família. Então, leve em conta os fatores citados neste post para definir em qual altura do prédio todos ficarão satisfeitos em viver e faça a escolha — entre custo e benefício — que é certa para vocês.

    Quer saber mais sobre como escolher o apartamento ideal para as suas necessidades? Entre em contato conosco e veja como os serviços da Gerencial Construtora podem ajudar você nesse momento!

    banner-blog-apartamento-ideal

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média 3 / 5. Contagem de votos: 1

    Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este conteúdo.

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525Atendimento por Email

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?