Quer otimizar espaço do apartamento? Veja 8 ideias incríveis!

0 Comentários 12-11-2019 Gerencial Construtora

Quer otimizar espaço do apartamento? Veja 8 ideias incríveis!

Seja pelo preço, pela comodidade ou pelo aconchego que proporcionam, os apartamentos pequenos já são realidade para muitos brasileiros. Porém, para deixar o lar funcional é preciso saber otimizar espaço.

Ainda que o espaço seja menor, é possível montar uma decoração cheia de estilo e que atenda todas as necessidades da família. Existem alguns truques para criar um espaço onde tudo fique organizado em cada cômodo.

Se você quer saber como otimizar o espaço de seu apartamento, continue a leitura deste artigo. Separamos 8 ideias incríveis para você colocar em prática e garantir o conforto de todos. Confira!

1. Invista em móveis planejados

Os móveis planejados deixam o cômodo elegante, sofisticado, aproveitando cada cantinho. O projeto é realizado de acordo com o espaço disponível e com as necessidades de quem vai usar o espaço. Isso permite que objetos e roupas sejam guardados em espaços bem definidos que, além de deixar a casa organizada, ainda facilitam na hora de encontrar o que precisa quando for usar.

O projeto com móveis planejados vai permitir que quinas e cantos tenham utilidade. Com esses projetos, uma estrutura estreita poder receber prateleiras para acomodar itens. Na cozinha, por exemplo, é necessário um planejamento para guardar não apenas os utensílios, mas também os eletrodomésticos. É aí que a inteligência dos projetos mais se destaca.

2. Procure por mobiliário multifuncional

Sabe aquele sofá que vira cama? Ou a cama box que tem um baú embaixo? É disso que você precisa para ter mais espaço em um apartamento pequeno. Quando são colocados muitos móveis ou se eles forem muito grandes, o ambiente fica feio e desagradável, então essa é uma solução elegante.

Esse tipo de mobiliário “dois em um” garante a harmonização dos cômodos e a melhor utilização do espaço disponível. No lugar de uma mesa de centro comum, procure uma que seja, ao mesmo tempo, um baú. Para as refeições, pense em um balcão dobrável ou uma mesa que possa ser aberta.

Outra ideia é pensar em beliches e bicamas para os quartos das crianças ou de visitas. Há ainda camas que são acopladas a escrivaninhas, perfeitas para proporcionar um ambiente de estudo agradável.

Se você tem uma varanda, use com inteligência. Já pensou em transformar o local onde fica a unidade externa do ar-condicionado em uma poltrona? Para isso, basta fazer um móvel que guarde o equipamento e enfeitar com um futon bem elegante em cima. Que tal?

Os móveis, quando bem selecionados, podem ainda servir para delimitar os espaços e fazer a . Em apartamentos compactos, esse truque é valioso.

3. Explore os espaços verticais

Verticalizar o ambiente é uma maneira moderna e prática de utilizar todas as possibilidades de um apartamento. Além de ser prática, ainda deixa o apartamento superestiloso. Use estantes, prateleiras e nichos para guardar objetos e, ao mesmo tempo, decorar.

Porém, você precisa pensar na estética. Como os objetos vão estar expostos, é preciso que façam uma composição elegante. Nada de empilhar de qualquer jeito! Outra alternativa é usar ganchos. Com eles, você pode pendurar casacos, jaquetas, bolsas e até mesmo a sua bicicleta.

Os armários suspensos são lindos e tornam um cômodo funcional, organizado e prático. Pense nessa possibilidade para cozinhas, banheiros, área de serviço e corredores. Assim você pode guardar produtos e utensílios de forma discreta.

Os aparelhos de televisão também podem ser fixados nas paredes, usando um painel bem bonito. Além de dar um ar de modernidade, ainda dispensam o uso de móveis para apoiar o equipamento.

4. Use espelhos na decoração

Essa dica vai dar a sensação de que o seu apartamento é maior. Os espelhos causam a sensação de amplitude e criam um jogo visual bem interessante que proporciona profundidade. É possível colocar um deles cobrindo uma parede inteira, ou menores na vertical ou horizontal.

Mas os espelhos não precisam ficar apenas nas paredes. Use também nas portas e no revestimento de móveis. Além de ficar muito sofisticado e dar destaque a esses elementos decorativos, ainda dão aquele toque para parecer que o cômodo é maior.

5. Tenha muitas gavetas

As gavetas são ótimas para conseguir guardar tudo o que precisa. Por isso, espalhe gavetas por toda casa. Nos armários da cozinha, dos quartos e banheiros. Para manter as gavetas organizadas, pense em divisores.

E sabe aquele cantinho meio sem jeito? Coloque um móvel com gavetas! Outra ideia é incluir nas escadas, fazendo uma em cada degrau. Dessa forma, você ganha espaço para guardar tudo o que tem, sem precisar encher de móveis.

6. Pense em portas corrediças

As portas tradicionais exigem espaço para que sejam abertas. Já as de correr integram ambientes de maneira otimizada ao se deslocarem horizontalmente, sem a necessidade de ocupar preciosos centímetros para a manobra. Elas podem ser usadas em todos os ambientes com muito estilo e charme.

Essas portas também fazem uma separação espacial e podem ser bem discretas, como as opções opacas e transparentes. Além de manter a privacidade dos cômodos, também podem ser instaladas nos armários e guarda-roupas, poupando muito espaço.

As portas corrediças integram os ambientes sem poluir visualmente. Por isso, melhoram a circulação e a ocupação do cômodo pode ser mais bem explorada.

7. Mude tudo com a iluminação

Um projeto luminotécnico é capaz de dar outra cara para qualquer ambiente, destacando os lugares certos e ressaltando os pontos fortes. Para isso, esqueça aquela iluminação básica no centro do teto: é preciso trabalhar outros pontos de iluminação estrategicamente.

Os apartamentos pequenos exigem mais critério, já que pouca iluminação faz com que ele pareça menor ainda. O mesmo ocorre com o excesso de luz, que ainda causa fadiga visual. Então, conhecer os truques vai permitir dar sensação de amplitude.

Já que a ideia é otimizar os espaços, pense em luminárias de parede. Incluí-las nos cantos dos cômodos contribui para distribuir a luz pelo ambiente. Outra dica é usar as fitas de LED nas bordas de painéis, móveis e teto.

8. Escolha cores sempre claras

Os tons neutros e a são os mais indicados para apartamentos pequenos. Além de favorecer para refletir a iluminação, ainda deixam os cômodos mais leves. As paredes devem ser compostas por tons mais sóbrios, e o mobiliário, os tapetes e as cortinas devem seguir a padronização.

Para não deixar a decoração monótona, você pode aplicar cores fortes em enfeites, almofadas e quadros. Vale pensar em estampas e formas geométricas para deixar tudo com mais charme.

Como você viu, dá para ter um apartamento pequeno e, ainda assim, garantir conforto e estilo. Seguindo essas dicas e planejando com antecedência, você vai conseguir otimizar o espaço e viver muito bem.

Agora, otimizar espaço não significa abrir mão da decoração, tá bom? Por isso, confira quatro dicas para decorar o quarto de casal e ter um cômodo dos sonhos!


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();