Conheça as 6 principais tendências de decoração para 2019

0 Comentários 02-07-2019 Gerencial Construtora

Conheça as 6 principais tendências de decoração para 2019

Pensar na decoração vai além de escolher móveis novos. Decorar uma casa é levar um conceito que expresse seu estilo e personalidade. Por isso, acompanhar as tendências de decoração é um bom caminho para criar ambientes perfeitos, seja casa ou apartamento.

Todos os anos, arquitetos, decoradores e designers de interiores identificam as tendências que guiarão as escolhas. Esses conceitos permitem que você possa adaptá-las ao seu perfil e criar espaços lindos e cheios personalidade em casa.

No artigo de hoje, você conhecerá o que está em alta quando o assunto é a criação de ambientes. Veja como fazer modificações para transformar os cômodos de sua casa seguindo as seis tendências de decoração para 2019.

1. Alusão à natureza

A busca pelo contato com a natureza nos grandes centros urbanos é o grande referencial para as tendências deste ano na decoração. Tudo que remete à natureza terá papel de destaque nos elementos que contemplam os espaços.

Na hora de escolher as cores, aposte em tons terrosos, verdes e laranjas. A Pantone elegeu o Living Coral como o tom do ano e ele também está presente nas tendências de decoração de interiores.

As cores podem ser usadas em pinturas das paredes, nos pisos, tapetes ou mesmo em detalhes dos móveis ou itens de decoração. Com bom gosto, é possível usar as cores fortes para criar uma composição alegre e elegante.

Leve as plantas para dentro de casa para levantar o astral e incrementar os espaços. Uma grande aposta é o jardim vertical. Ele pode ser uma ideia para a sala de estar, que ganhará vida e movimento. Outra opção para o cômodo é um conjunto de plantas sobre uma mesa de canto ou de centro na sala de estar.

Plantas também estão presentes na cozinha, com vasos de temperos e ervas, em banheiros e até mesmo nos quartos. Além das plantas, invista em itens de decoração em formato de folhas, flores e animais.

Podem ser usados em quadros, objetos, almofadas, texturas e até mesmo papéis de parede. Tudo que lembre a natureza está em alta no universo da decoração.

2. Móveis arredondados

Se você está pensando em trocar o mobiliário da sua casa, atenção para esta dica: esqueça estruturas quadradas e em blocos. A onda da vez são os móveis arredondados!

O formato de curvaturas suaves e meia circunferência estão entre os favoritos nos acabamentos do mobiliário. As estruturas arredondadas estão aparecendo em destaque e podem ser usadas em mesas, cadeiras, sofás e poltronas.

A estética curvilínea tem inspiração na década de 70 e representa um visual mais natural. As linhas retas deixam o ambiente mais formal, já as curvas conferem leveza e fluidez aos espaços.

A tendência dialoga com a busca pela natureza nos lares. Os formatos excluem as pontas para desconstruir a imagem rígida de móveis e objetos decorativos. Espelhos, painéis, quadros e luminárias também ganham com as curvas — tornam-se mais modernos e leves.

3. Materiais naturais

A tendência pelo mais natural ganha força também nas matérias-primas. O sintético dá espaço para elementos mais sustentáveis, trazendo leveza e naturalidade aos ambientes.

Cerâmica, madeira e fibra naturais ganham força em todos os elementos do mobiliário e objetos decorativos. O uso dos materiais, além de ser uma tendência estética, é uma busca pela sustentabilidade. É crescente a preocupação ambiental, e o design de interiores reflete essa demanda.

Por isso, itens feitos à mão, chamados handmade, estão em evidência. Esses objetos reforçam a busca pelo natural, colocando em prática o conceito de sustentabilidade e reciclagem de matérias-primas.

O granilite, uma mistura de mármore, pedras, pigmentos e cimento, voltou com tudo nos projetos. Antigamente, eram usados em revestimento de pisos. Na decoração de 2019, ele aparece em tampos de mesas e bancadas de banheiro e cozinha.

O granilite também aparece em estampas que remetem ao revestimento. É possível incluir em sua casa usando almofadas, papéis de parede e colchas com a estampadas desta maneira.

4. Um toque dourado

O dourado voltou! Detalhes em dourado e cobre substituem o prateado e o ouro velho na decoração de ambientes. O uso não deve ser exagerado, para que fique chique e elegante sem se tornar extravagante.

Ele deve ser usado em detalhes para dar um toque no estilo, mas sem pesar. Pode ser aplicado em molduras, enfeites de mesa e acabamentos do banheiro. O dourado destaca os adereços e combina muito com tons terrosos.

Outra ideia é inserir a cor em mantas e almofadas. Pode ser também utilizado nos pés de mesas e cadeiras. Mesmo em um cômodo com cores neutras, dourado tem o poder de modificar um espaço.

5. Padrões geométricos

A geometria está presente em acabamentos de paredes, estofados, tapetes e objetos decorativos. A padronagem deixa o espaço versátil, moderno e com ar contemporâneo, quando bem combinados.

Existem inúmeros tipos de desenhos geométricos. Nas decorações modernas, é importante incluir cor e contrastes. Por isso, o uso das formas geométricas é a maneira mais versátil de mudar totalmente o estilo de um cômodo.

Porém não inclua muitas padronagens em um só ambiente, em especial se elas usam cores muito intensas. Isso pode causar fadiga visual ao deixar o espaço com muita informação, tornando-o poluído.

6. Ambientes mistos

Integrar estilos diferentes em um mesmo cômodo é uma tendência que segue forte em 2019. O design contemporâneo se mistura com a releitura do tradicional.

Em meio a aparelhos de alta tecnologia, móveis antigos ganham novos acabamentos e se destacam em meio à uma decoração moderna. Peças provençais levam romantismo a um espaço mais despojado.

Você pode mesclar o clássico com o contemporâneo incluindo móveis de épocas diferentes. Isso cria um ambiente sofisticado e cheio de personalidade. A combinação pode ser ousada ou sutil, mas deve trazer equilíbrio na montagem.

A grande sacada desta tendência é que mobiliário e objetos com valor sentimental são incluídos na casa. Isso torna o ambiente único e ainda confere bastante personalidade. Além disso, a modificação do espaço pode ser feita com o acréscimo de pequenos elementos.

Com o uso da criatividade e do bom gosto, você conseguirá adaptar a sua casa às tendências de decoração, adequando as dicas ao estilo de sua família. Para continuar se inspirando, assine a newsletter e receba conteúdos que ajudarão você a se informar cada vez mais.

Banner-blog-gerencial


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();