• Diante de uma rotina cada vez mais cansativa, trabalhar em casa se tornou uma alternativa interessante para driblar o tempo perdido no trânsito e a agenda sempre lotada. No entanto, antes de apostar nessa tendência e abandonar o modelo tradicional de trabalho, é fundamental entender como montar um home office prático e funcional.

    A queda na produtividade é um dos principais aspectos negativos do trabalho remoto. Por isso, não basta separar um espaço com mesas e cadeiras para começar a trabalhar. Antes, é preciso pensar sobre a organização e decoração do ambiente, de modo a evitar distrações que possam comprometer o seu rendimento.

    Pensando nisso, preparamos um passo a passo completo sobre os principais aspectos que devem ser considerados na montagem de um home office impecável. Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e confira nossas dicas!

    Afinal de contas, como montar um home office?

    Antes mesmo de começar a trabalhar remotamente, é preciso criar um espaço de trabalho exclusivo, fugindo de qualquer distração. Vale apostar em elementos decorativos que contribuam para aumentar o foco e a concentração, sobretudo com a utilização de cores conectadas à criatividade e uma iluminação apropriada.

    Construir uma área de trabalho confortável e ergonômica é outro ponto essencial para quem deseja trabalhar em casa. Contudo, se você não sabe como montar um home office perfeito, não se preocupe. Reunimos, nos tópicos seguintes, uma série de dicas sobre cada um dos aspectos mencionados.

    Aposte em ambientes calmos e privativos

    O primeiro passo para criar uma área de trabalho adequada e funcional está diretamente relacionado à sua localização. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, trabalhar em casa não é tão simples e requer bastante cuidado. Nesse sentido, evite transformar todos os ambientes da casa em seu escritório e não conduza sua rotina profissional em locais inapropriados.

    Ainda que não seja possível dispor de um cômodo inteiro para trabalhar, separe uma área em um local reservado e organize seus equipamentos e demais materiais inerentes à sua atividade. Seja na sala de estar, no quarto ou em uma varanda, o ideal é dedicar um canto privado, com pouco movimento de pessoas e animais de estimação para não comprometer o seu rendimento.

    Escolha uma cor que estimule a produtividade

    A cor é um dos principais elementos decorativos que influenciam diretamente no bem-estar e na capacidade cognitiva das pessoas. Existem aqueles conjuntos de cores que atuam no desenvolvimento da criatividade, outros que são revigorantes e até mesmo aqueles que permitem maior concentração e foco.

    O verde, por exemplo, auxilia na criação de um ambiente mais harmônico e pode ajudá-lo a se inspirar, de modo a produzir ideias criativas. Por outro lado, o azul promove sensação de tranquilidade, reduzindo a pressão de climas tensos, além de melhorar a comunicação e a confiança. Se deseja criar um clima ainda mais agradável, aposte na cor laranja. Ela estimula a paciência e ainda pode impulsionar sua criatividade.

    Em seu projeto sobre como montar um home office de maneira eficiente, as cores do ambiente são muito importantes. Dessa forma, pintar as paredes da sua área de trabalho com cores estratégicas pode torná-la ainda mais confortável, inspiradora e moderna.

    Capriche na iluminação do ambiente

    A iluminação é um elemento que pode fazer toda a diferença para o seu ambiente de trabalho. Além de deixá-lo mais claro, ela transmite sensações mais agradáveis e valoriza sua decoração. A iluminação natural, por sua vez, é uma técnica muito útil à promoção do conforto e bem-estar.

    Para aproveitar todos os benefícios da luz solar, é ideal que o home office seja instalado próximo a uma janela. Entretanto, caso não seja possível, pode ser adotado o uso de luminárias e pendentes. Esses itens ajudarão a deixar o ambiente melhor iluminado e mais elegante.

    Coloque artigos de decoração

    A utilização de artigos decorativos é uma dúvida muito comum durante a elaboração de um projeto sobre como montar um home office. É importante destacar que os excessos nesse quesito podem gerar um efeito negativo, tornando o ambiente muito carregado.

    Para evitar esse tipo de resultado, procure investir na personalização equilibrada, utilizando elementos que promovam o seu bem-estar. Não tão raro, ambientes que utilizam plantas como objetos decorativos geram inúmeros benefícios. Além de evitar distrações, elas ajudam a purificar e umidificar o ar, melhoram a criatividade e a concentração, além de gerar uma sensação de tranquilidade.

    Invista em móveis funcionais e ergonômicos

    Trabalhar em casa e próximo da família embora soe com ar de informalidade, deve ser considerada uma atividade séria. Afinal de contas, sua residência se tornará uma extensão da sua empresa. Por conta disso, é fundamental que o home office ofereça boas condições para o exercício das suas funções.

    Sendo assim, é preciso avaliar com muito critério a iluminação do local, os níveis de ruído e, principalmente, os móveis utilizados. Vale lembrar que o conforto é um fator extremamente importante para a produtividade. Por isso, dedique atenção especial à mesa e às cadeiras, pois além de funcionais, elas devem ser ergonômicas.

    Diante desse contexto, nada de trabalhar no sofá, em áreas de lazer ou qualquer outro local que estimule posições incorretas e ofereça distrações. Se manter de forma inadequada por muito tempo pode comprometer sua postura corporal e impactar negativamente em sua saúde física.

    Mantenha a área de trabalho limpa e organizada

    Por fim, não se esqueça de manter o seu home office organizado com esmero. A desorganização é o principal fator responsável por causar prejuízos à produtividade. Por outro lado, manter tudo em seu devido lugar reflete em benefícios para o seu desempenho, melhorando a produtividade, otimizando o tempo, promovendo o foco e a concentração nas atividades.

    Concluindo, é indispensável entender como montar um home office adequado. Como vimos, a falta de organização pode afetar a produtividade de diversas formas e, consequentemente, causar um impacto negativo em sua vida profissional. Sendo assim, após seguir as nossas dicas, certamente você será capaz de organizar um espaço de trabalho mais eficiente, funcional e produtivo.

    Gostou das dicas que trouxemos em nosso artigo? Caso este conteúdo tenha sido interessante para você, curta a nossa página no Facebook e acompanhe de perto todas as novidades que compartilhamos por lá!

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Nenhuma avaliação até agora! Seja o primeiro a avaliar este conteúdo.

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525Atendimento por EmailAtendimento Online