O que eu preciso saber sobre um projeto de decoração de apartamento?

0 Comentários 12-06-2019 Gerencial Construtora

O que eu preciso saber sobre um projeto de decoração de apartamento?

Comprar um apartamento traz a grande vantagem de proporcionar não apenas segurança, mas um lugar que você pode deixar com a sua cara. Como o espaço é seu, você pode pintar ou derrubar paredes, inovar no uso dos ambientes, enfim, fazer o que quiser — claro, dentro dos limites do bom senso e da estrutura arquitetônica do prédio.

É comum, porém, não saber por onde começar a deixar o lar do jeitinho que se quer. De repente, um dia, nos pegamos em meio a uma sala sem graça, com objetos desconexos, uma circulação truncada e que, no fim das contas, pouco tem a ver com a nossa personalidade.

Nesse momento, ou para evitar que ele chegue, é necessário desenvolver um bom projeto de decoração. Contando com a ajuda de profissionais especializados, seu apartamento vai transmitir quem você é, além de aliar a beleza, o conforto e a praticidade para o cotidiano.

Entenda, a seguir, o que você precisa saber sobre o seu projeto de decoração. Acompanhe!

Como iniciar meu projeto de decoração de interiores?

Um bom projeto de decoração de interiores é sempre elaborado por um designer profissional. Pelo simples motivo de que ele, além de ter estudado para isso, conhece materiais e soluções que dificilmente passariam pela sua cabeça.

No entanto, o início do projeto é você quem precisa fazer. Quer saber como? Explicamos.

Entenda o que você quer

Ao conversar com um profissional, você vai expor para ele como é o seu estilo de vida, de que maneira você usa os ambientes da casa, como você gostaria de usá-los, quais são suas cores favoritas etc. Enfim, enchê-lo de informações a seu respeito e do que você espera do projeto. Isso constitui o briefing.

Muitas vezes, no entanto, é normal confundirmos nossos desejos ao nos deixarmos levar por inspirações, que fogem do que realmente queremos. Por exemplo, um lindo jardim de vasos dentro de casa parece o paraíso nas fotos online, porém, demanda tempo e dedicação, sob pena das plantas murcharem diante de seus olhos. Já se a jardinagem for um hobby prazeroso para você, o investimento vale a pena.

Por isso, dedique um tempo para compreender o que você realmente quer, de acordo com as suas necessidades.

Saiba o que você não quer

Isso mesmo. É fundamental pensar naquelas coisas que incomodam no dia a dia e criar uma lista delas. A mesa de refeições é muito apertada? Você não consegue abrir duas portas do guarda-roupa, ao mesmo tempo, e circular entre elas? Seu dedo mindinho é castigado, cotidianamente, sempre que você passa pela mesa de centro? Anote tudo isso.

Em geral, um bom designer já se preocupa com esses detalhes ao elaborar e executar o projeto.

Defina quanto gastar

Ter um orçamento determinado para o seu projeto é importante para torná-lo realizável. De pouco adianta dar carta branca ao designer, se as compras e as reformas ficarem muito acima das suas possibilidades.

Por isso, é importante estudar suas finanças e definir um montante para o total de gastos. Com esse dado, o profissional vai buscar soluções elegantes e criativas para contemplar seus desejos, sem comprometer sua saúde financeira.

Prepare-se para mudar os planos

Não vai ficar tudo diferente daquilo que você planejou. Contudo, você vai iniciar o processo de criação do projeto de decoração, conversar com pessoas que entendem muito do assunto, se aproximar de valores reais. Enfim, receber um retorno externo de tudo o que você pensou.

Nesse momento, é importante permanecer flexível e aberto às sugestões. Por isso, prepare o seu ânimo para avaliar com carinho todas as propostas que os profissionais sugerirem.

Preciso mesmo de um designer para elaborar o meu projeto decoração de interiores?

A resposta é sim. A ideia de fazer a decoração aos pouquinhos é muito tentadora, testando coisas aqui e ali, arriscando cores nas paredes etc. Contudo, o que você economizaria fazendo sozinho, vai gastar na refação das ideias que não deram certo ou convivendo com o estresse de móveis mal instalados, ou desproporcionais, atravancando o seu caminho.

No fim das contas, se a decoração do seu cantinho é importante para você, a busca por um profissional, que seja compatível com os seus gostos, é fundamental.

Também, é importante contratar alguém que saiba escolher bem os fornecedores e que tenha traquejo para negociar preços. Além de supervisionar a instalação e aplicação correta de todos os itens da decoração, desde a pintura do rodapé até a posição certa da televisão.

Encontre o designer ideal

Não tenha medo de conversar com diversos profissionais. Busque referências com amigos e conhecidos que já contrataram esse serviço, pesquise projetos já realizados, visite algumas feiras de decoração na sua cidade. Agende uma conversa com as pessoas que eles indicarem e que você acha que têm a ver com seu estilo.

O que posso esperar de um projeto de decoração?

O projeto de decoração é um documento formado basicamente de imagens — que podem ser apresentadas em estilo 3D ou, até mesmo, vídeos. Ali estarão apresentadas as cores escolhidas para a paleta, os materiais que serão utilizados e você poderá visualizar o resultado o mais aproximadamente possível. Também, é nessa fase que se define o orçamento.

Tenha em mente que o projeto não é um documento imutável. Pelo contrário, é melhor que as grandes alterações sejam feitas nesse momento, antes de iniciar a contratação de profissionais, as obras e as compras.

Por isso, aproveite o momento da apresentação do projeto para fazer todas as perguntas ao designer e seja honesto a respeito do que não agradou. Afinal, é você quem vai utilizar o apartamento todos os dias, não é? No entanto, esteja aberto às propostas, pois é a experiência dele que você está contratando. Logo, tente encontrar um equilíbrio.

Cuidar do nosso lar é sempre muito prazeroso, mas na hora de decorá-lo, contar com a ajuda de um designer, para realizar um projeto de decoração, pode trazer inúmeros benefícios e até ser mais econômico a médio prazo.

Gostou da ideia? Gostaria de ver mais conteúdos como esse? Então assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando!

banner-blog-apartamento-ideal


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();