• O tão sonhado apartamento novo, finalmente, se tornou realidade e chegou a hora de pensar nos detalhes que transformarão o imóvel em um lar. Cada cantinho deve ser planejado com carinho e precisa de um projeto adequado. A ansiedade para ver tudo pronto é grande, mas, com certeza, saber como decorar o quarto de casal está entre as primeiras preocupações.

    Esse é o ambiente mais intimista da casa e, por isso, deve ter a cara dos donos, priorizando o relaxamento, o aconchego e também um toque de romantismo. Afinal, além de ser um local onde o casal restaura as energias, é onde terão momentos de intimidade e estreitarão os laços.

    Vários estilos podem ser seguidos na decoração, mas um detalhe importante que deve se ter em mente é que o projeto tem que priorizar a praticidade e organização de espaço para duas pessoas compartilharem. Para deixar isso mais fácil, separamos quatro dicas de como decorar o quarto de casal. Quer saber mais como fazer isso? Confira a seguir!

    1. Escolha a cama com carinho

    O quarto de casal é um espaço de segurança e intimidade, e nesse cômodo a grande estrela é a cama. Então escolha com muito cuidado e dê preferência para as que oferecem maior durabilidade e conforto.

    É preciso pensar na estrutura do quarto para que comporte o tamanho da cama. As medidas precisam ser compatíveis com o espaço disponível no cômodo e se adequar às necessidades do casal.

    Existem camas de casal no tamanho padrão, queen e king size. A escolha tem que ser baseada na metragem do quarto: não adianta um modelo maior se não há espaço. Afinal, não faz sentido ter que ficar se encolhendo ao andar ao redor dela.

    O modelo definido deve combinar com os demais móveis que ocuparão o cômodo. Há camas de madeira, ferro, com cabeceira ou dorcel, em estilo clássico ou mais arrojado. As cores também precisam estar em consonância com os demais itens do quarto.

    Sendo a cama o principal elemento do cômodo, a maneira como será posicionada pode interferir em todo o resto que entrará na composição do ambiente. Ela deve ficar na maior parede livre do quarto, garantindo o acesso pelos dois lados.

    2. Atenção à iluminação

    Investir em um projeto de iluminação é essencial para potencializar os detalhes da decoração e transformar o quarto em um espaço aconchegante e romântico. Por isso, esqueça a luz branca! Definitivamente, ela não deve ser usada em um quarto de casal.

    É uma opção para outros locais no apartamento que precisem estimular a concentração e atividade. Isso porque ela inibe o hormônio melatonina, que favorece o relaxamento. Dessa maneira, a luz amarela é sempre a melhor opção.

    Você deve pensar em combinar a iluminação direta, que oferece um ponto focal por meio de spots, pendentes, luminárias e abajures, com a iluminação indireta, que reflete em um elemento e para iluminar o espaço.

    A dica é usar com harmonia e equilíbrio, pensando em pontos de luz para clarear em situações necessárias. Isso serve para nortear onde deverá ser iluminado, como o espaço de leitura e a escolha de roupas. Podem ser usadas sancas de gesso perto do guarda-roupas ou closet e abajures perto da cabeceira.

    3. Escolha móveis bonitos e funcionais

    Para garantir a organização de um espaço de convivência de duas pessoas, é preciso que o mobiliário seja adequado. Leve em consideração o espaço físico disponível tanto na horizontal quanto vertical se for comprar móveis prontos.

    É importante que os espaços para circulação sejam considerados para que o cômodo não fique com tudo amontoado. As passagens devem ter cerca de 60 cm para que fique confortável, ainda mais se pensarmos que são duas pessoas circulando.

    Tenha certeza ainda que o posicionamento dos móveis não está impedindo a abertura de janelas, portas e gavetas. Quando há bloqueio de alguma dessas entradas é porque o local está com mobiliário inadequado.

    Para aproveitar melhor os espaços e criar pontos estratégicos para organização, você pode pensar em móveis planejados. Assim, é possível aproveitar bem cada cantinho da melhor maneira possível e ainda ter uma decoração bonita, moderna e durável.

    Os criados-mudos são muito úteis para separar objetos pessoais e manter a organização. Só que na hora de escolher, opte por modelos que tenham altura equivalente à cama com o colchão. Nem muito mais baixo nem muito mais alto. Assim, ficam ideais.

    Se houver uma televisão no quarto, prefira pendurá-la em um painel na parede a apoiá-la em uma cômoda ou rack. Além de otimizar espaço, deixa o ambiente mais elegante e moderno.

    4. Defina a paleta de cores

    Não existem cores proibidas, mas os tons mais neutros, além de serem mais fáceis de combinarem, ajudam no relaxamento. Algumas cores como o vermelho podem prejudicar o descanso e podem deixar o cérebro mais estimulado, mas nada impede que seja usado em detalhes, como uma almofada.

    Da mesma maneira que existem cores que deixam a gente mais acelerado, outras induzem o relaxamento. É o caso do azul, que traz conforto e tranquilidade ao quarto de casal. Só que a grande questão é saber casar cores frias com cores quentes e ajustar esse equilíbrio necessário ao espaço.

    As cores aparecerão nas paredes, mas também estarão presentes nos móveis e objetos decorativos. Com isso, é possível harmonizar e usar elementos em várias cores e estampas. Existem papéis de parede nos mais diferentes padrões que podem dar um ar sofisticado ao seu quarto.

    Os detalhes das roupas de cama, almofadas, quadros, porta-retratos e cortinas dão o toque final na decoração. Use objetos que representem o estilo de vocês e que deixe o quarto ainda mais íntimo. Vale combinar tecidos e materiais de diferentes estilos para criar um ambiente bonito e harmonioso.

    Para entender como decorar o quarto de casal, pense no cômodo como um todo. As cores devem combinar, mas a mobília e objetos decorativos também. Um ambiente esteticamente equilibrado é criado com escolhas que harmonizam entre si e que favorecem a qualidade de vida das pessoas que usam o local.

    Gostou das dicas de como decorar o quarto de casal? Assine a nossa newsletter para continuar recebendo artigos como este em primeira mão.

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média 5 / 5. Contagem de votos: 1

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525Atendimento por EmailAtendimento Online