Não sabe como escolher um condomínio? Saiba agora o que considerar

0 Comentários 23-07-2019 Gerencial Construtora

Não sabe como escolher um condomínio? Saiba agora o que considerar

Muita gente nutre o sonho de mudar de casa para apartamento pela possibilidade de ter mais conforto, opções de lazer, segurança e tranquilidade. No entanto, escolher um condomínio que realmente atenda às suas expectativas não é algo que acontece do dia para a noite.

Pelo contrário, é uma decisão tomada a partir de várias etapas que envolvem a definição do tipo de apartamento ideal para a sua família, a pesquisa pelo melhor condomínio fechado, a visitação ao imóvel, o contato com a construtora, a compra e, por fim, a mudança para a sua futura residência. Por isso, ter calma é fundamental durante esse processo.

Entretanto, como a segunda fase costuma gerar muitas dúvidas e incertezas, preparamos este post com o intuito de apresentar os 4 pontos que devem ser considerados ao avaliar um condomínio para morar e, dessa forma, alcançar a qualidade de vida desejada. Acompanhe!

1. Localização

Primeiramente, analise a localização do edifício para descobrir o bairro no qual foi construído e, em especial, saber de antemão o que você encontrará ao redor do seu apartamento. Afinal, quando bem localizado, será fácil de chegar até ele devido às referências disponíveis (próximo a local “X”, ao lado de local “Y”) e tornará sua rotina mais prática e descomplicada, pois você terá muitos pontos comerciais a poucos metros da sua morada. Abaixo, daremos alguns exemplos do que poderá estar à sua disposição:

  • ateliês fotográficos;
  • restaurantes;
  • pizzarias;
  • mercados;
  • mercearias;
  • igrejas;
  • praças;
  • pubs;
  • pet shops;
  • lanchonetes;
  • salões de beleza;
  • postos de combustível;
  • centros de yoga e/ou pilates;
  • escolas;
  • berçários;
  • shopping centers;
  • faculdades.

Porém, não acaba aí, uma vez que a proximidade com áreas verdes (como o Parque Mãe Bonifácia e o Parque Tia Nair em Cuiabá, Mato Grosso) inspira você a ter uma vida mais saudável, a valorizar a natureza e a praticar mais exercícios físicos. Por outro lado, um condomínio perto do aeroporto da cidade evita atrasos para os voos com a família nas férias e torna mais cômoda a recepção de parentes e amigos de outros estados que chegam de visita.

2. Acessibilidade

Um segundo ponto muito importante a ser avaliado é a acessibilidade ao condomínio, visto que direta ou indiretamente ela afeta a localização dele. “Mas o que exatamente eu devo analisar quando se trata desse aspecto?”, você deve estar se perguntando. Bem, para começar observe quais ruas e avenidas estão ao redor do prédio e faça as seguintes perguntas:

  • Elas estão interditadas por obras ou sofrem com engarrafamento contínuo?
  • É fácil transitar de automóvel por elas?
  • Caso você dirija por uma ou outra consegue chegar com facilidade aos estabelecimentos comerciais do bairro?
  • Essas ruas e avenidas conectam a área a outros bairros da cidade?

Checadas essas informações (que podem gerar uma grande economia de tempo no seu dia a dia), confira se há fluxo de transporte público na região, pois eventualmente você, a sua família ou mesmo as suas visitas podem precisar recorrer a ele.

Além disso, veja como está o estado dos espaços públicos no entorno do condomínio, visto que isso impacta em cheio a circulação das pessoas e é capaz de tornar o acesso a pé à sua moradia mais limitado. Abaixo, há algumas perguntas que você pode se fazer a respeito:

  • Há iluminação pública eficiente à noite?
  • Há terrenos baldios, matagais ou concentrações de lixos e dejetos em alguma área?
  • As calçadas estão conservadas e permitem que as pessoas andem sem dificuldade ou correndo risco de sofrerem acidentes?

3. Infraestrutura

Outro ponto a ser observado ao escolher um condomínio é a infraestrutura que ele oferece, pois é ela que garante não só o conforto e a comodidade, mas também a sofisticação que um padrão de vida elevado exige. Por isso, faça uma investigação minuciosa nos espaços compartilhados pelos moradores para ver quais são os diferenciais do lugar.

Repare, por exemplo, se ele dispõe de Wi-Fi nas áreas comuns, bicicletário, ambiente para coworking, playground, piscina, quadra poliesportiva, brinquedoteca, academia, salão de festas etc. Tenha em mente que quanto mais áreas de lazer o edifício tem, mais opções de relaxamento e diversão estarão disponíveis para você e a sua família aproveitar os horários livres na semana ou simplesmente curtir o sábado e o domingo, juntos.

4. Segurança

Por fim, confira atentamente como é feita a segurança do condomínio. Leve em conta que os índices de criminalidade, infelizmente, ainda seguem em alta em todo o país. Segundo o Global Peace Index 2018, um estudo que mede o nível de criminalidade em todos os países do planeta e como isso influencia a paz e a tranquilidade dos cidadãos, o Brasil aparece em 106º colocado entre as nações mais seguras para se viver.

Logo, esse aspecto é fundamental não apenas para preservar os seus bens materiais, mas, acima de tudo, para garantir que os seus filhos estejam protegidos e resguardados — independentemente de estarem dentro do apartamento ou na área de lazer, por exemplo. Para tanto, faça um checklist com as alternativas oferecidas pelo local visando esse tema, como:

  • guarita com vidros blindados;
  • acesso controlado de visitantes;
  • equipe de segurança 24 horas;
  • cerca elétrica por todo o perímetro do edifício;
  • controle de acesso com leitor biométrico;
  • circuito fechado de televisão para monitoramento dos espaços compartilhados;

Se durante o processo de escolher um condomínio você constatar que ele apresenta uma boa localização, entorno com fácil acessibilidade, infraestrutura moderna e segurança de ponta, certamente, o local será capaz de proporcionar um excelente padrão de vida para você e a sua família.

Porém, não se esqueça de pesquisar a fundo sobre a construtora responsável pelo local. Isso porque uma empresa sólida e bem conceituada no mercado, como a Gerencial Construtora, é uma garantia de investimento seguro e com alto potencial de valorização, o que faz toda a diferença e define se o negócio é ou não realmente vantajoso.

Agora que você já sabe como escolher um condomínio, aproveite e conheça mais sobre o Villaggio Veronese, a opção que traduz o compromisso da Gerencial Construtora em entregar empreendimentos de alta qualidade para você e a sua família!


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();