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    Antigamente, o ideal de liberdade era atrelado às casas, não aos apartamentos. Porém, o estilo de vida moderno modificou essa concepção. A falta de segurança tornou o simples ato de entrar e sair da garagem arriscado. Outro problema é o recebimento de compras feitas pela internet, pois, durante o dia, as pessoas não costumam estar em casa. Quando há uma portaria de condomínio, no entanto, esses dilemas desaparecem. Por isso, entre outras vantagens, é que tanta gente tem se mudado para prédios.

    Neste artigo, entenda como a portaria funciona e conheça as responsabilidades do porteiro. Veja, também, os erros que não podem ser cometidos nessa estrutura tão essencial para o dia a dia dos moradores. Boa leitura!

    Como funciona uma portaria de condomínio?

    A portaria é uma espécie de guarita estrategicamente construída, com vista para a rua e posicionada próxima às entradas de carros e pedestres. Geralmente, conta com um banheiro e uma pequena cozinha, pois nunca deve ficar vazia.

    Ainda que as portarias eletrônicas, controladas remotamente, estejam ganhando espaço, a maioria dos prédios conta com porteiros, divididos em turnos. Mas esqueça a imagem do senhor cujas tarefas se resumiam a abrir e fechar portões, bem como distribuir correspondências e sorrisos.

    Esses profissionais continuam lidando com moradores, prestadores de serviços e visitantes. Mas suas atribuições aumentaram significativamente, exigindo muito mais cuidado e atenção. Cabe a eles:

    • liberar o acesso de moradores, mas sempre observando se são os mesmos que estão dentro dos veículos (mesmo que as placas estejam cadastradas);
    • controlar quem entra e sai do condomínio, recolhendo informações (no caso de prestadores de serviços) como número do RG, empresa para a qual trabalha, entre outras necessárias para o seu credenciamento;
    • receber correspondências e encomendas dos moradores (quando não estiverem em casa), comunicando sua chegada;
    • interfonar para os apartamentos, para avisar sobre a entrega de serviços de delivery;
    • monitorar as mensagens enviadas por meio do aplicativo do condomínio, recurso cada vez mais utilizado para facilitar a comunicação entre os moradores e os diversos departamentos do condomínio (entre eles, a portaria);
    • alertar o síndico ou o zelador sobre a ocorrência de irregularidades durante o seu período de trabalho;
    • identificar e reportar possíveis falhas nos sistemas de segurança e outras tecnologias para as empresas responsáveis e/ou para a polícia.

    Por que a portaria de condomínio é importante?

    A portaria de condomínio é importante tanto para a segurança dos moradores e pessoas que trabalham nas suas casas (principalmente, empregadas domésticas e babás), como para facilitar o dia a dia. Confira 5 benefícios:

    Proporciona mais segurança

    A segurança de um condomínio só é possível por meio do controle rigoroso de quem entra e sai de suas dependências. Quem contrata prestadores de serviços precisa informar aos porteiros onde e por quanto tempo estão autorizados a trabalhar. Passado esse período, o acesso se encerra.

    Além disso, a portaria abriga os monitores com imagens, em tempo real, das câmeras de vigilância das áreas de uso comum (espaços de lazer, garagem, hall de entrada etc) e fachadas. Caso percebam alguma movimentação suspeita, os porteiros acionam imediatamente a empresa de segurança responsável ou a polícia.

    Ajuda a manter a ordem

    Um condomínio pode ter um fluxo muito intenso de pessoas, entre moradores, funcionários fixos, prestadores de serviços temporários e visitantes. Portanto, para funcionar, precisa de procedimentos simples e eficazes. Por exemplo: somente abrir o portão para visitas após receber autorização do morador. Isso, vale destacar, independentemente de serem rostos conhecidos.

    Cabe à portaria seguir as regras do regimento interno, estabelecidas na assembleia do condomínio. Com isso, as ações ficam padronizadas e ninguém se sente prejudicado.

    Oferece atendimento em tempo integral

    A portaria de condomínio funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, sempre há alguém para receber correspondências e encomendas (inclusive, quando se está viajando), avisar sobre a chegada de visitas, entre outras facilidades.

    Ao mesmo tempo, os porteiros facilitam a entrada e saída do condomínio. Além de ajudar a economizar tempo, isso minimiza o período que os moradores ficam expostos à ação de oportunistas.

    Evita a abordagem de desconhecidos

    Em muitas casas, as campainhas não param de tocar. São vendedores, prestadores de serviços, evangelistas, pessoas engajadas em campanhas sociais, pedintes, entre outros. Isso sem falar nos “engraçadinhos”, que saem correndo quando o morador aparece para atendê-los.

    Já nos condomínios, não há campainha direto para a rua. No máximo, essas pessoas deixam panfletos e cartões de visitas com os porteiros, que os colocam à disposição dos moradores. Isso evita perder tempo e diminui o estresse de ter que aturar, diariamente, a abordagem de desconhecidos.

    Facilita a comunicação

    Além de intermediar o contato de visitas, prestadores de serviços e entregadores, entrando em contato com os moradores pelos interfones os porteiros também facilitam a comunicação entre os condôminos.

    Se dois vizinhos têm rotinas com horários distintos, nunca trocaram contatos, mas precisam se falar, algum porteiro pode fazer a gentileza de dar o recado. Antes de fazer uma reforma, por exemplo, é bacana avisar o vizinho do andar de baixo.

    Quais erros não podem ser cometidos?

    Um ponto que precisa ficar claro é que o porteiro não é um vigia. O vigia é um profissional com registro na Delegacia Regional do Trabalho, com direito ao porte de arma. É dele a função de proteger o patrimônio do condomínio, não do porteiro.

    Mas a lista de equívocos que não podem ocorrer em uma portaria de condomínio é longa. Confira outros pontos:

    • contratar porteiros despreparados. Deve-se contar com profissionais treinados e a par do regimento interno do condomínio (no qual constam as regras do funcionamento da portaria);
    • economizar nas tecnologias. Cabe à administradora do condomínio investir em equipamentos de segurança e proporcionar uma boa estrutura de trabalho para os porteiros, com todas as ferramentas necessárias para o exercício de suas funções. Além das câmeras de monitoramento, sistemas de identificação e softwares de controle de entradas e saídas, por exemplo;
    • equipar a portaria com televisão. Isso pode provocar distrações — um dos principais erros cometidos pelos porteiros. Também é preciso limitar o uso de smartphones;
    • achar que os porteiros são uma espécie de faz-tudo. Por mais simpáticos que sejam, não cabe a eles fazer favores para os moradores ou serviços de zeladoria — o que implicaria em deixar a portaria vazia, ou pior, aberta.
    • autorizar a entrada de entregadores dentro do condomínio para que os pedidos sejam levados até as portas dos clientes. Ao chamar serviços de delivery, os moradores precisam recebê-los na portaria.
    • liberar o acesso de veículos, mesmo cujas placas estejam cadastradas, sem antes identificar, visualmente, as pessoas em seu interior;
    • exigir que os porteiros guardem objetos ou entreguem correspondências e encomendas nos apartamentos. Além de desviá-los de suas responsabilidades, a perda ou extravio de pertences gera estresses desnecessários.

    Apesar dessas recomendações, podem ocorrer falhas humanas. Para preveni-las, alguns empreendimentos têm implantado o serviço de portaria remota em substituição aos porteiros físicos. Nela, toda liberação é feita em uma central virtual.

    Mas independentemente do modelo, o serviço de portaria de condomínio será sempre indispensável. Basta alinhar as necessidades dos moradores com as regras do regimento interno. Com tantos benefícios, fica fácil compreender por que a existência de uma portaria se tornou um dos critérios que fazem as pessoas optarem por viver em apartamentos em vez de casas!

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