• Atendimento Online Atendimento Online!

    Não importa a localização, nem se é casa ou apartamento. A segurança residencial é um assunto de extrema importância! Ninguém está livre de ter a casa invadida, principalmente nas férias. Por isso, é preciso saber como deixar a casa segura.

    Cuidar da segurança é um investimento que traz tranquilidade. Afinal, é em seu lar que estão as coisas e pessoas mais importantes de sua vida. O preço de não tomar as devidas precauções pode ser muito alto.

    Realizar algumas mudanças e adotar hábitos na rotina do lar aumentam a segurança residencial. Isso é importante sempre, mas durante uma viagem é fundamental para ficar tranquilo. Confira as dicas a seguir e veja como deixar a casa segura.

    Mantenha portas e janelas trancas

    Antes de viajar, confira atentamente se está tudo trancado. Lembre-se de reforçar a entrada dos fundos, opção preferida de invasores. As portas podem ter como reforço a tetra chave, que torna a fechadura quatro vezes mais segura.

    Outra opção é a chave multiponto, que tem uma variedade de combinações e garante segurança reforçada. É uma chave com codificação computadorizada e oferece maior proteção contra violação.

    Se possível, coloque grades em todas as janelas e basculantes. Elas podem ganhar reforço com cadeados, mas esses podem ser violados por ladrões mais experientes. Por isso, não conte apenas com eles.

    O mercado oferece alarmes para portas e janelas do tipo magnético. O dispositivo conta com duas partes e um imã em cada um. Quando separados, ativam o sistema de alarmes.

    Invista na tecnologia

    Um circuito de segurança residencial, com certeza, vai trazer tranquilidade não só enquanto você viaja, mas para a vida toda. Além de instalar sensores nas portas e janelas, como já citamos acima, você pode incluir outros itens.

    Os sensores de movimento servem para detectar invasões no local. Funcionam com reconhecimento de movimentos ou temperatura corporal. Essa tecnologia permite que o sistema seja programado para não disparar com a presença de animais domésticos.

    Os sensores de presença para iluminação também são úteis. Funcionam de maneira semelhante ao de movimento, mas em vez de acionar o alarme, acende uma lâmpada. Isso, além de chamar atenção de vizinhos, assusta e pode espantar um possível invasor.

    O circuito de câmeras também é muito útil, inclusive por oferecerem a possibilidade de visualização das imagens em qualquer dispositivo móvel, permitindo que o proprietário veja sua residência.

    Se você mora em uma casa, pense na possibilidade de instalar uma cerca elétrica. Esse dispositivo protege a residência e, além de dar choques não letais em invasores, também ativa o sistema de alarmes.

    Avise aos vizinhos próximos

    É importante alertar aos vizinhos com quem tem intimidade para que fiquem atentos a qualquer movimento estranho. Ao saberem que você e sua família vão se ausentar, podem chamar a polícia caso notem a presença de outra pessoa não autorizada.

    De preferência, deixe a chave com uma pessoa de confiança. É importante tomar essa atitude em especial se for fazer uma viagem longa. Isso porque uma pessoa mal intencionada pode estar pela redondeza e notar que sua casa está com acúmulo de correspondências no chão ou passa muito tempo sem nenhum movimento.

    Desligue telefone e campainha

    Existem ladrões e quadrilhas especializadas em invasões domiciliares e são bem mais espertos do que pensamos. Eles podem verificar a ausência de pessoas em um lar ao notarem que o telefone toca, sem que ninguém atenda.

    Podem, inclusive, conseguir descobrir o seu telefone e realizar chamadas para fazer um teste. Para evitar isso, você pode redirecionar as chamadas para o seu celular.

    Desligue também a campainha e interfone de sua casa pelo mesmo motivo. Assim, se houver alguém sondando não ouvirá o som da chamada e ficará em dúvida se está estragado. Afinal, um sinal sonoro chamando sem ninguém atender significa que ninguém está em casa, não é mesmo?

    Cuidado com a iluminação

    É bem comum achar que deixar uma lâmpada acesa enquanto viaja vai dar a impressão aos bandidos de que há pessoas em casa. Pois é o contrário! Ao notar que há uma lâmpada acesa 24 horas por dia, o invasor se certifica de que há uma residência sem pessoas.

    Uma alternativa é usar o relé fotoelétrico nas lâmpadas de fora. Esse é um sistema de automação residencial que determina quando a lâmpada será ligada e desligada, de acordo com a quantidade de luz do ambiente.

    Dessa forma, de dia você terá luzes apagadas e, à noite, as luzes se acendem. É um item que traz vantagens também de economia de energia para além da segurança enquanto você estiver viajando.

    Evite acidentes domésticos

    Ao sair para viagem, feche os ralos e tampe o vaso sanitário. Cuidado para não deixar restos de comida abertos ou fora da geladeira e lembre-se de colocar o lixo para fora. Isso evitará a presença de insetos e ratos.

    Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada, evitando sobrecargas elétricas e, até mesmo, incêndio na residência. Porém, geladeira e freezer devem permanecer ligados, a menos que estejam vazios e sem alimentos.

    Se estiver em períodos de chuva, lembre-se de limpar a calha para não ter problemas com entupimento e danos no imóvel. Feche registros de água e gás para evitar vazamentos.

    Fique atento à segurança residencial em condomínios

    Os condomínios, sejam de casas ou apartamentos, oferecem mais segurança. Isso porque o acesso pode ser controlado e as residências ficam menos visíveis a curiosos.

    Se você morar em um condomínio, vale levar o assunto para ser debatido nas reuniões e assembleias. Sugira a adoção medidas de segurança, como a instalação de circuito de câmeras, alarmes e cerca elétrica em todas as áreas comuns. A segurança de todos é favorecida com o uso da tecnologia.

    Em condomínios de casas pode ser adotado um sistema de ronda noturna para garantir a vigilância das residências. As vulnerabilidades precisam ser minimizadas ao máximo para garantir a integridade dos moradores e seus lares.

    Agora que você já entendeu como a segurança residencial é importante e aprendeu como deixar sua casa segura pode viajar tranquilo. Aproveite para seguir a Gerencial Construtora no Facebook, YouTube, Instagram e Pinterest e receba outras dicas para sua casa.

    Quanto esse conteúdo te ajudou?

    Clique em uma estrela para avaliá-lo!

    Classificação média / 5. Contagem de votos:

    Deixe seus dados e logo um corretor entrará em contato

    Deseja receber novidades da Gerencial?

    Atendimento por WhatsAppLigue agora: (65) 3615-2525
    Atendimento por Email
    Atendimento Online