Saiba agora como valorizar um imóvel e fazer uma boa venda
Saber como valorizar um imóvel é essencial para quem deseja fazer uma boa venda e garantir um lucro interessante com esse processo. Geralmente, esse tipo de bem adquire certo valor ao longo do tempo; afinal, vários fatores podem interferir em seu preço de mercado.
Existem, no entanto, algumas estratégias que podem ser adotadas para garantir que seu imóvel valorize ainda mais na hora de vendê-lo. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos as práticas que você pode adotar para valorizar o imóvel e fazer uma boa venda. Acompanhe!
Qual é a importância da valorização do imóvel antes da venda?
Valorizar um imóvel antes de efetuar uma venda é fundamental para garantir uma boa transação. Ao aplicar pequenas estratégias em sua casa ou apartamento, você poderá ter alguns benefícios que também acabam sendo superiores ao simples acréscimo no valor do bem.
Com as estratégias para valorizar o seu imóvel, você notará que mais pessoas estarão interessadas na compra. Como consequência, a venda poderá ocorrer de forma mais rápida, sem que você tenha que manter o anúncio por muito tempo.
Como valorizar um imóvel?
Agora que você já entendeu a importância de valorizar um imóvel antes de colocá-lo à venda, vamos mostrar, afinal, como fazer isso acontecer com algumas dicas simples e básicas. Continue lendo!
Pintura nova
Uma das primeiras estratégias para valorizar um imóvel é cuidar da sua pintura. Mesmo que as falhas não existam ou sejam recentes, é importante que você realize a manutenção desse elemento antes de colocar seu imóvel a venda.
Isso porque pinturas novas — não apenas na parte externa, mas em todo o imóvel — passam uma ótima impressão de que o bem está em bom estado de conservação. Dessa forma, você aumentará as chances de algum interessado efetuar a compra.
Ainda sobre esse ponto, uma sugestão interessante é optar por tons mais claros, como o branco e os tons pastel para os ambientes internos da casa. Essas cores passam a impressão de mais amplitude e maior luminosidade aos espaços.
Cuidados com a fachada
Caso o imóvel à venda seja uma casa, o primeiro cartão de visita e o elemento que passará a impressão inicial sobre a sua qualidade será a fachada. É preciso, então, deixá-la sempre impecável. Ela é a responsável por captar o primeiro olhar interessado de um possível comprador.
Nesse sentido, é importante investir na reforma desse elemento e evitar que o muro da casa tenha marcas, defeitos, pichações e outros elementos depreciadores.
Entretanto, se o seu imóvel é um apartamento, a fachada também pode ser considerada para dar aquela primeira impressão. Entenda que essa função não depende de você. Nesse caso, vale a pena abordar o tema nas reuniões ou assembleias de condomínio para verificar a possibilidade de investir em reformas desse elemento.
Limpeza do imóvel
Manter o imóvel sempre limpo é uma tarefa essencial para quem deseja valorizá-lo. Esse ponto é falho em muitos que estão à venda — principalmente se o atual proprietário não estiver residindo no mesmo.
Caso essa seja a sua situação, faça uma limpeza ao menos uma vez por semana. Isso garantirá que o imóvel esteja sempre limpo, cheiroso e organizado. É importante que você tenha em mente que as pessoas, ao avaliar um bem para adquirir, estão sempre com a atenção muito aguçada para conseguir enxergar qualquer tipo de problema.
Nesse sentido, poeira e mau cheiro podem prejudicar muito a sua venda. Portanto, tenha atenção a esse ponto, principalmente porque é uma questão simples e que pode ser facilmente solucionada.
Sensação de aconchego
Também é importante que você consiga passar uma sensação de aconchego no seu imóvel quando as pessoas forem visitá-lo. Como, na maioria dos casos, a pessoa que comprar o imóvel vai utilizá-lo como moradia, é importante que ele tenha essa sensação.
O melhor é que para fazer isso é muito simples. Basta que você tenha bom gosto e insira móveis e outros elementos de decoração que garantam o aconchego do ambiente.
Outra dica é investir em aromas especiais, que também passem a sensação de tranquilidade para as pessoas que visitarem o imóvel.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é um processo que visa eliminar falhas elétricas, rachaduras e, principalmente, vazamentos. Todos esses problemas podem gerar muitos transtornos para os moradores. Mesmo que você tenha todos os cuidados que mencionamos neste artigo, se um deles for percebido, as chances de vender seu imóvel para aquele cliente vão por água abaixo.
Por isso, para garantir a valorização do seu imóvel, é necessário que você faça as manutenções periódicas para manter tudo funcionando em perfeito estado. Também é importante que você observe possíveis defeitos que possam fazer com o que o comprador fique em dúvida quanto ao fechamento do negócio ou, até mesmo, desista da compra.
O objetivo principal é que você se torne o fiscal do seu próprio imóvel e realize as manutenções preventivas antes que um defeito salte aos olhos das pessoas interessadas nele, bem como para evitar que o problema se torne maior e mais caro.
Adequação da decoração
Dependendo da época em que seu imóvel foi construído, é bem provável que ele esteja com uma decoração ultrapassada. Nesse caso, vale a pena contratar um arquiteto ou outro profissional especializado em decoração para fazer algumas alterações e garantir que o bem esteja mais adequado aos dias atuais.
Por mais que isso tenha um custo, a vantagem que você obterá com a valorização da casa ou do apartamento compensará o valor investindo na decoração.
Por fim, é importante que você entenda que a valorização do imóvel não significa superfaturar ou atribuir um valor acima do que o mercado comumente oferece. Esse processo, na verdade, significa aumentar o valor percebido do imóvel, bem como oferecer mais vantagens, comodidade, conforto e outros benefícios para quem adquirir.
Agora que você já sabe como valorizar um imóvel e conhece a importância de fazer isso, não perca mais tempo e aplique as melhorias que mencionamos neste artigo. Assim que elas estiverem prontas, seu bem, automaticamente, passará a valer mais aos olhos dos potenciais clientes.
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