Automação residencial: entenda como deixar sua casa inteligente

0 Comentários 18-06-2019 Gerencial Construtora

Automação residencial: entenda como deixar sua casa inteligente

Luzes que se acendem e apagam em horas determinadas, persianas que se abrem, ar-condicionado que deixa a casa climatizada antes da chegada dos moradores. As casas inteligentes já são uma realidade e a automação residencial é uma demanda crescente.

Os sistemas focam no aumento de segurança, conforto, sustentabilidade e acessibilidade. A automação além de agilizar as tarefas cotidianas, proporcionam economia de energia elétrica. Sem falar na sofisticação que oferecem a qualquer projeto arquitetônico.

Nesses projetos, a tecnologia é usada para simplificar a vida dos moradores. Em uma casa inteligente, é possível controlar os eletrodomésticos e o sistema de segurança por meio de um dispositivo móvel. Continue a leitura para conhecer as possibilidades e vantagens da automação residencial.

Automação residencial

Essa é uma proposta que proporciona uma nova experiência em moradias, em que o controle da casa e dos aparelhos eletrônicos é feito por um dispositivo móvel. É resultante da integração dos eletrodomésticos comandados por um painel conectado à internet.

As tecnologias de automação fazem parte do conceito de Internet das Coisas (IOT). É a maneira como objetos estão conectados e se comunicam entre si e com os usuários, por meio de sensores e softwares que transmitem dados para a rede.

Quase tudo que tem acionamento eletrônico pode ser automatizado. Hoje, o que é mais comum é encontrar automação em cortinas, persianas, aquecedores, aparelhos de ar-condicionado, sistemas de iluminação e som.

Em condomínios a automação pode ser usada em sistemas de segurança, para a abertura de portões, circuito de câmeras, irrigação de jardins. Também pode ser programado para que as luzes de áreas comuns acendam e apaguem, e até mesmo para ligar o aquecimento de piscinas e saunas.

Vantagens do sistema

Há inúmeras maneiras de colocar em prática a automação residencial. Tudo depende do objetivo e das necessidades dos moradores. Confira a seguir as principais vantagens de ter um lar inteligente.

Aumenta o bem-estar

Com apenas um dispositivo móvel, o morador pode programar para ser acordado por uma música que goste, com as persianas se abrindo, e até mesmo com a cafeteira preparando um café quentinho e um pão fresco sendo finalizado. Incrível, não?

Ao voltar do trabalho, ainda no trânsito, pode-se programar para ser recebido em casa com um som ambiente, o cômodo já climatizado e a banheira com água na temperatura ideal.

Em um sistema de automação residencial, é possível combinar som e iluminação de acordo com as necessidades. A ideia é que os equipamentos estejam interligados para um funcionamento perfeito para o usuário.

É possível, por exemplo, criar um ambiente de cinema. Para isso, basta apertar o comando que as luzes se apagam, as persianas se fecham, o ar-condicionado é acionado, e o home theater começa a funcionar. Aí, é só pegar a pipoca (que também pode vir de uma pipoqueira automatizada) e relaxar para assistir ao filme.

Simplifica os comandos

Sabe quando você quer ligar a televisão e não consegue encontrar o controle remoto? Ou quando tem diversos controles remotos que você nem mesmo sabe qual é o correto? A automação acaba com isso.

Na automação, os comandos estão concentrados no smartphone ou tablet. Isso deixa o processo bem mais simples, eliminando todos os demais acessórios para controlar os seus equipamentos.

E podendo comandar por meio do dispositivo móvel que você nem mesmo precisa estar no ambiente para fazer com que os equipamentos funcionem. O painel, com interfaces amigáveis, deixa a tarefa bem mais simples.

Aumenta a segurança

Certamente, a segurança é um dos principais pilares para o sucesso da automação residencial. Como é possível fazer seus equipamentos funcionarem mesmo estando distante de sua casa — se for viajar, por exemplo —, você pode ligar e desligar a televisão e as luzes. Isso indica a presença de pessoas em casa, o que afugenta ladrões residenciais que invadem lares durante as férias.

Além disso, de onde você estiver, poderá ver as câmeras de segurança instaladas em sua residência. Proteger seu patrimônio vai ser bem mais fácil. Cada cômodo e a área externa são facilmente visualizadas, inclusive podendo dar zoom na imagem.

O circuito também é útil para lares com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. A distância, pode-se observar como esses estão sendo cuidados e se há algo de errado acontecendo.

O projeto de automação pode também incluir sensores de presença e de abertura de portas, além de biometria no lugar de fechaduras. Para quem tem filhos adolescentes ou quer controlar a entrada de alguém específico, é possível até mesmo selecionar um som exclusivo para essa pessoa.

Para quem mora em apartamento, a automação é eficiente no controle da entrada e saída de visitantes no prédio. É possível incluir circuitos de câmera e interfones que captam a imagem de quem está chamando ao interfone. Os elevadores também podem ser programados para que sejam abertos somente por meio de biometria.

Proporciona economia

A automação não apenas garante conforto e confere luxo ao ambiente. As casas inteligentes também apresentam uma redução no consumo elétrico. Isso porque as soluções priorizam o uso racional dos recursos.

São instaladas fotocélulas, sensores de luz natural, para que seja diminuída a intensidade da iluminação elétrica. Esse sistema inteligente de iluminação é capaz de causar uma economia de até 70% em relação ao uso convencional.

Há ainda dispositivos capazes de gerenciar o consumo de energia elétrica em um lar. Com isso, fica mais fácil observar onde estão os vilões no consumo elétrico residencial e fazer as devidas alterações. Isso é bom para o seu bolso e também para proporcionar um ambiente sustentável.

Cuidados a tomar

Não se pode pensar que a automação residencial é simplesmente incluir um controle central de equipamentos. As casas inteligentes têm características que devem interagir com os habitantes e com os equipamentos. Dessa forma, não é qualquer técnico que sabe fazer a instalação.

Há lares equipados com sistemas de automação subaproveitados na operação. Isso porque os sistemas integram equipamentos e softwares que devem ser previstos desde o início do projeto. É fundamental que uma empresa do ramo apta a implantar o sistema seja contratada.

A qualidade da rede de dados deve ser eficiente para que os equipamentos funcionem. Por isso, pode ser necessário chamar um técnico para incluir equipamentos que ampliem o sinal da internet.

Um projeto de automação pode ser definido com o apartamento ainda na planta. Isso facilita algumas providências e instalações.

Conforto para todos

Os sistemas de automação oferecem possibilidades diversas, de acordo com as necessidades de cada usuário. O mercado tecnológico busca oferecer soluções que sirvam para diferentes perfis de pessoas. Os equipamentos, além de serem acionados pelo dispositivo móvel, podem obedecer ao comando de voz.

Há uma crescente demanda pelos sistemas, e, nos dias atuais, é possível encontrá-los com preços que cabem no bolso. Por isso, se você está pensando em comprar um imóvel, dê uma olhada para já implantar a automação residencial e transformar o seu lar em uma casa inteligente.

Independentemente da moradia que vai abrigar a sua família, o projeto com certeza fará a diferença. E antes de adquirir seu novo lar, leia mais sobre o tamanho do imóvel!

Banner-blog-gerencial


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();