Quero vender meu imóvel: o que eu tenho que fazer?

0 Comentários 11-07-2019 Gerencial Construtora

Quero vender meu imóvel: o que eu tenho que fazer?

A família cresceu, o estilo de vida mudou e você deseja morar mais perto do trabalho ou simplesmente se desfazer de uma casa ou apartamento para investir o dinheiro em outra coisa. Em determinado ponto é normal pensar: “quero vender meu imóvel”. Mas e então? Por onde começar?

Certas questões burocráticas precisam ser resolvidas, assim como algumas de ordem prática. É necessário tomar uma série de providências para garantir uma venda rápida e com o preço desejado. Nesse sentido, há passos simples que auxiliam na realização do negócio.

Se a frase “quero vender meu imóvel” está passando com frequência pela sua cabeça, este artigo é para você. A venda de um apartamento ou de uma casa pode demorar meses, e aqui vamos ensinar truques capazes de agilizar todo o processo. Continue lendo e confira!

Organizar a documentação necessária

Para que um imóvel seja vendido, a imobiliária, o banco e o comprador solicitam documentos específicos. Não pode existir nenhuma dívida ou processo, portanto é vital resolver supostas pendências antes de iniciar as tratativas.

A papelada exigida para a transação envolve:

  • matrícula do imóvel;
  • aumentos de áreas construídas registrados no assento imobiliário;
  • certidão atualizada do imóvel;
  • negativas de débitos de IPTU e condomínio;
  • carteira de Identidade (original e cópia);
  • Cadastro de Pessoa Física (original e cópia);
  • conta de água ou luz.

Deixar o imóvel em condições

Se a casa ou apartamento passar por problemas, faça a manutenção o quanto antes. Afinal de contas, isso influencia o preço sob a ótica do comprador. As condições estruturais e físicas também devem estar adequadas, já que o banco envia um engenheiro para vistoria.

Se houver defeitos na estrutura, o imóvel pode ser rejeitado pela vistoria. O bem precisa ter situação regular para ganhar aprovação, possibilitando o financiamento caso o comprador opte por essa alternativa.

Fazer reparos e consertos

Pode ser necessário realizar uma pequena reforma para que o imóvel desperte interesse dos possíveis compradores. Corrija tudo o que puder antes de começar a receber os interessados.

Nada de torneiras pingando, portas de armários embutidos soltando e calhas entupidas. Há pessoas dispostas a realizar reparos. Outras, porém, podem perder o interesse com um imóvel que aparenta desleixo.

Em algumas situações, vale até mesmo pintar as paredes para que a casa ou apartamento esteja bem apresentável. Além de valorizar o imóvel, causa boa impressão e motiva o comprador

Definir o preço

É primordial determinar um preço realista, de acordo com o mercado imobiliário. Vale a pena pesquisar imóveis semelhantes em seu bairro e verificar o preço praticado, por exemplo. Porém, alguns detalhes podem valorizar o outro bem e depreciar o seu, ou o contrário, já que não são absolutamente iguais.

Cada local apresenta características distintas, como estado de conservação, iluminação, armários etc. Até mesmo o andar de um apartamento interfere no preço. É importante que você tenha em mente que o fator emocional não deve ser levado em conta na venda de imóveis.

Por isso, a forma mais eficiente é solicitar a avaliação de um corretor. Ele sabe dizer com exatidão quanto cobrar, colocando na balança o contexto do mercado e as particularidades do imóvel. Ajuste o preço para um valor condizente à média da sua região.

Uma dica interessante: ao cadastrar sua casa ou apartamento nos sites de venda, insira o preço real. Se incluir 30% do valor e cadastrar assim, esperando dar o desconto ao comprador, você corre o risco de nem ser encontrado.

Explica-se: sites imobiliários contam com mecanismos de buscas que filtram justamente aquilo que o cliente deseja encontrar. Desta maneira, o preço pedido deve ser o preço praticado. Se for colocar uma margem para negociação, tome cuidado para não exagerar.

Incluir o imóvel em sites imobiliários

Uma divulgação bem feita consiste em peça-chave para concretizar a negociação. Atualmente, os melhores locais para isso são os sites imobiliários. Por ali, os compradores têm o primeiro contato com o imóvel que procuram.

Portais possibilitam que mais informações sejam dadas sobre o ambiente à venda. Dá para incluir uma descrição mais detalhada, acrescentar fotos e até mesmo vídeos. Não economize nos detalhes nem use abreviações, prezando pela clareza e elaborando um texto organizado.

Para que seu imóvel seja encontrado, é importante criar anúncios de maneira eficaz.

Selecionar bons profissionais

Você pode concretizar a venda sem o auxílio de nenhuma corretora, mas o processo tende a demorar mais tempo. Ao incluir sua casa ou apartamento na listagem de corretoras, amplia-se a quantidade de pessoas potencialmente interessadas.

Os profissionais do mercado imobiliário contam com estratégias avançadas. Isso inclui anúncios em locais específicos e uma carteira de clientes selecionados de modo prévio.

Procure sempre corretores registrados nos órgãos competentes ou vinculados a imobiliárias inscritas no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da região. Pesquise a reputação da imobiliária e questione a respeito das metodologias adotadas.

Preparar-se para receber

Feito tudo isso, logo os interessados começam a aparecer e certamente a visitar o imóvel. Para recebê-los, o local deve estar limpo e organizado, bem apresentável para causar o impacto desejado na pessoa.

Por isso, não deixe roupas e toalhas espalhadas, sujeira pela casa, brinquedos desorganizados etc. Abra as cortinas ou acenda as luzes para que o interessado tenha mais visibilidade dos cômodos.

Se o local não tem morador no momento, a dica é mantê-lo sempre limpo. É bom fazer uma dedetização para evitar a presença de insetos, por exemplo. No dia da reunião, chegue antes para se certificar que está tudo certo e abra as janelas para ventilação.

Procure apresentar o máximo possível de organização para que o comprador olhe e sinta vontade de morar ali. Ao visitar, ele deve sair de lá com a certeza (ou quase isso) da compra.

Conforme observamos ao longo do texto, fica fácil notar a relevância de cada passo no processo de venda de um imóvel, verdade? São dicas objetivas com capacidade de causar grandes impactos, tornando a negociação mais rápida e tranquila. Ponha-as em prática!

Continua pensando “quero vender meu imóvel”? Caso a resposta seja positiva, baixe o nosso e-book para descobrir Como Vender seu Imóvel Rapidamente!

banner-guia-como-vender-meu-imovel-rapidamente


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();