Segurança no condomínio: como fazer a avaliação antes de comprar?

0 Comentários 22-10-2019 Gerencial Construtora

Segurança no condomínio: como fazer a avaliação antes de comprar?

Violência é um assunto sério que preocupa autoridades e população. Por esse motivo, é fundamental pensar em meios de proteger a si e à família, a começar pela escolha de onde morar. Assim, ao avaliar um apartamento, a questão da segurança no condomínio deve ser uma das prioridades.

Muitas pessoas talvez já saibam da importância do assunto, mas, ao analisar esse aspecto na prática, algumas questões podem surgir. Entre elas, estão: quais são os itens básicos de segurança que a propriedade deve ter? Quais são os mais eficientes?

Se você está procurando um apartamento para morar com a família e quer saber como garantir segurança, continue a leitura deste post. Vamos explicar o que é preciso avaliar!

Exija uma portaria 24 horas

Morar em apartamento é algo que gera mais segurança, se comparado a uma casa. Isso se deve ao fato de que existem outros moradores por perto, que podem se unir em prol da proteção de todos e se auxiliarem em caso de incidentes.

Mas, mais do que isso, esse tipo de residência oferece a vantagem de contar com uma portaria 24 horas. Então, se você está buscando mais proteção para você e sua família, exija esse serviço quando for escolher o apartamento em que vão morar.

Ele garante que os moradores possam entrar e sair em segurança em qualquer momento do dia. Além disso, a vigilância constante é capaz de inibir a atuação de criminosos, que pode ocorrer em face dos próprios condôminos ou até mesmo das suas residências.

Confira se há profissionais capacitados

Para que a segurança seja efetiva, é fundamental observar se o condomínio conta com profissionais capacitados atuando na portaria. Assim, se eles forem terceirizados, verifique a instrução e capacitação oferecida pela empresa aos funcionários.

Por outro lado, no caso de uma contratação direta, é recomendado buscar indicações e se informar sobre o histórico profissional da pessoa que vai trabalhar ali. O mesmo vale para seguranças que eventualmente também trabalhem no local. Confira, contatando a empresa ou um empregador anterior, se eles estão preparados para exercer a função.

Veja se é feito um controle de acesso

Embora o condomínio claramente seja mais seguro que uma casa, há nele um problema relacionado ao intenso fluxo de pessoas, incluindo visitantes e prestadores de serviços. Diante disso, pode haver certa dificuldade em identificar quais são moradores e quais não são.

Por esse motivo, ao decidir onde você e sua família vão morar, prefira aquele lugar em que seja feito um controle de acesso. E, para ser efetivo, deve ser exigida apresentação de documentação de não moradores. Ainda, é importante que sejam registrados os dados básicos de cada um deles, como nome e RG, pois isso pode ser útil futuramente.

Faça questão de um sistema de câmeras

A vigilância feita por profissionais é fundamental, mas ela deve estar aliada a meios tecnológicos, para ser ainda mais efetiva. Essa é outra forma de constranger a ação de criminosos. Logo, esse é outro aspecto que você deve observar ao avaliar um apartamento para comprar.

Confira se o condomínio do qual ele faz parte está equipado com câmeras em locais estratégicos. São alguns deles: portaria, entrada da garagem e área de lazer. Vale conferir também se o equipamento funciona bem e faz a gravação das imagens por algum período. Dessa maneira, caso necessário, será possível obtê-las.

Conte com o leitor biométrico

O controle de acesso de visitantes por meio de registro de suas informações ajuda a evitar o trânsito de estranhos no condomínio. No entanto, para áreas mais restritas, como os andares dos apartamentos e as próprias residências o leitor biométrico significa uma segurança a mais. Isso porque ele garante que apenas pessoas autorizadas terão acesso a esses locais.

Nesse sentido, prefira os imóveis que contem com essa tecnologia de identificação biométrica. Afinal, a dificuldade para burlá-la é grande. Ela pode utilizar como parâmetro de identificação as impressões digitais dos dedos ou o reconhecimento facial. É a tecnologia garantindo mais proteção para a sua família!

Analise os procedimentos de segurança e emergência

A gente nunca espera que aconteça, mas, caso ocorra algum incidente, é bom estar preparado e saber como agir, você concorda? Para isso é que servem os procedimentos de segurança e emergência. Eles podem incluir a chamada de autoridades policiais por vigilantes ou condôminos ou um tipo de senha de alerta entre moradores, por exemplo.

Portanto, quando for visitar condomínios para morar, verifique se essas medidas existem e quais são elas. Isso também é uma forma de proteção e pode fazer diferença no desfecho, em caso de incidentes.

Valorize a presença de uma guarita

Para que a portaria 24 horas e a vigilância por profissionais sejam efetivos, a guarita é imprescindível. Ainda, ela deve estar bem posicionada, permitindo a visibilidade da maior área possível dos acessos ao condomínio. Outra questão importante é ela poder ser vista por quem passa pelo lado de fora da propriedade.

A preferência é que ela seja ocupada por mais de uma pessoa, para que não fique tão vulnerável e uma possa dar suporte a outra em caso de problemas. E, para garantir a integridade física dos funcionários, além de uma proteção ainda maior, prefira uma guarita blindada.

Como você pode ver, quando se trata da sua proteção e da sua família, todo cuidado é pouco. Por isso, a segurança no condomínio é um aspecto de grande relevância ao comprar um apartamento. E, se antes você tinha dúvidas sobre o que avaliar para não errar na escolha, agora elas não existem mais. Basta seguir as dicas acima.

Confira se o local conta com portaria 24 horas, profissionais capacitados, controle de acesso, sistema de câmeras, leitor biométrico, procedimentos de segurança, de emergência e uma guarita. Em todos esses aspectos, a Gerencial Construtora é capaz de atender o que você precisa. Ela ainda faz mais, proporcionando o diferencial de uma guarita blindada, garantindo ainda mais segurança para quem escolhe morar em imóveis da melhor qualidade!

Entendeu a importância e como ter segurança no condomínio? Ficou interessado e quer morar bem, proporcionando a máxima proteção à sua família? Entre em contato com a gente e conheça nossas opções!


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();