Confira 4 tipos de cortinas de vidro que vão transformar a sua casa

4 Comentários 15-10-2019 Gerencial Construtora

Confira 4 tipos de cortinas de vidro que vão transformar a sua casa

Comuns em empreendimentos de frente para o mar, as cortinas de vidro são muito bem-vindas também em meio à cidade. Afinal, o envidraçamento de sacadas aumenta a área social, garante iluminação natural e circulação de ar, e ainda deixa a vista livre.

Protegido do vento e da chuva, seu espaço pode ser uma varanda gourmet, um cantinho zen ou até um escritório. Seja qual for o uso, há diversas opções de cortinas de vidro no mercado.

Para ajudar você a escolher o tipo ideal de fechamento, apresentamos a seguir um conteúdo completo sobre essa tendência de decoração. Continue a leitura e saiba como usar as cortinas de vidro para transformar o seu lar.

Saiba o que são cortinas de vidro

Também conhecidas como janelas panorâmicas ou janelas de visão total, as cortinas de vidro são formadas por chapas que preenchem o espaço entre o guarda-corpo (ou parapeito) e o teto da varanda.

O material usado nesse tipo de instalação é laminado ou temperado, com espessura entre 8 e 10 mm. Assim, a estrutura resiste a impactos, ventos e variações de temperatura. As folhas da cortina de vidro podem deslizar sobre trilhos de alumínio ou girar 90 graus.

As cortinas de vidro podem vir totalmente transparentes ou em cores —em cidades litorâneas, o tom esverdeado é bastante comum. No caso de prédios muito próximos a outras edificações, vidros opacos, espelhados ou fumês garantem mais privacidade.

Antes de decidir os detalhes, consulte as regras do condomínio. O fechamento da varanda com vidro, às vezes, é considerado uma alteração na fachada do prédio. Assim, é preciso seguir um padrão de envidraçamento previamente definido em assembleia.

Conheça 4 modelos disponíveis no mercado

Seja qual for o tipo de varanda no seu apartamento, há um modelo de cortina de vidro que se encaixa perfeitamente no ambiente. Confira detalhes de cada um deles!

1. Europeu

É o modelo mais comum em residências, escritórios e comércios. Com um pivô central, a abertura da cortina de vidro é completa, pois as folhas giram 90 graus e se recolhem em um dos cantos.

O sistema europeu se adapta a todos os formatos de varanda e garante excelente circulação de ar. No entanto, é pouco resistente à água, que pode passar por suas frestas.

2. Stanley

O modelo de cortina de vidro conhecido como Stanley funciona de forma parecida com boxes de banheiro: as chapas deslizam paralelamente em trilhos nos dois sentidos até ficaram agrupadas. Por isso, a abertura é ampla, mas não total.

Esse tipo de cortina é mais indicado para apartamentos em andar alto, pois seu sistema garante maior resistência a ventos e chuvas. Além disso, os moradores conseguem controlar melhor sua abertura parcial.

3. Versatik

Já o modelo chamado Versatik conta com as laterais fixas e, entre elas, as chapas correm em apenas um sentido por um único trilho alongado. O resultado é um sistema semelhante ao de uma janela.

Em comparação com os modelos europeu e Stanley, o Versatik é o que permite a menor abertura: apenas dois terços do vão.

4. Teto

Outra opção muito moderna de cortina de vidro é a sua versão de teto, que geralmente é instalada em corredores, varandas e pergolados. Esse sistema permite uma entrada ainda maior de luz natural.

Assim como os demais modelos, a cortina de teto também pode ser combinada a uma persiana de tecido para reduzir a entrada de raios solares e manter o conforto térmico do cômodo. Além disso, há opções no mercado com abertura e fechamento automatizados.

Veja as vantagens das cortinas de vidro

Uma das principais vantagens do envidraçamento de sacadas é seu resultado estético, pois a área se integra ao ambiente íntimo de forma natural e sem comprometer o visual panorâmico. Assim, você garante uma sala de estar ou de jantar ainda maior.

As cortinas de vidro deixam o seu apartamento não apenas mais bonito, mas também mais funcional e econômico. Isso porque o aumento da iluminação natural reduz a necessidade de manter as luzes acesas durante o dia e traz aconchego para o ambiente.

Seja qual for o uso do espaço envidraçado, você ainda garante o isolamento acústico e térmico, o que significa aproveitá-lo em qualquer condição climática. Marcou um almoço especial na sua varanda gourmet, mas o tempo mudou? Basta fechar os vidros e continuar a festa!

Outro ponto relevante é em relação à segurança: ao mesmo tempo em que protegem contra quedas, as cortinas de vidro dificultam a entrada de estranhos que possam tentar escalar a varanda, especialmente em andares baixos.

Por isso, não surpreende que as cortinas de vidro ajudem a valorizar um apartamento. Dados do mercado imobiliário indicam que espaços sociais como sacadas e varandas podem ser responsáveis por um aumento de até 40% no preço de um imóvel.

Confira os cuidados necessários

Para você aproveitar todas as vantagens das cortinas de vidro, é fundamental ter atenção a alguns cuidados. O primeiro deles é garantir que a instalação da estrutura seja feita por profissionais especializados, já que o envidraçamento de sacadas deve seguir regras específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Depois de escolhido o modelo e finalizada a instalação, é preciso programar a manutenção e a limpeza das cortinas. Normalmente, a cada dois anos devem ser avaliadas as condições de vidros, películas e acessórios, como trilhos e rolamentos.

No dia a dia, a limpeza interna dos vidros tem que ser feita apenas com pano úmido e sabão neutro, uma vez que produtos mais fortes podem danificar as películas. Já a higienização externa deve ser realizada por profissionais que lidam com a manutenção de fachadas. Para limpar os trilhos, use um aspirador de pó com bico fino.

As cortinas de vidro representam uma solução bonita e versátil para melhorar os ambientes internos de um imóvel, uma vez que podem ser abertas ou fechadas conforme o desejo dos moradores e as condições climáticas.

Além disso, as varandas envidraçadas se tornam espaços perfeitos para você soltar a criatividade na hora de personalizá-los. Por isso, não deixe de conferir as principais tendências em decoração do momento e inspire-se para transformar essa área na mais querida da sua casa!


Artigos relacionados

Decor no apê: tendências e estilos atualizados

Gerencial Construtora 19 de dezembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Aplicativos de decoração que vão salvar o seu apê

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();