Como vender um imóvel mais rápido: 5 dicas que funcionam

2 Comentários 06-05-2020 Gerencial Construtora

Como vender um imóvel mais rápido: 5 dicas que funcionam

Quem deseja vender um imóvel sabe muito bem que isso demanda tempo, principalmente por causa da crise econômica dos últimos anos. Muitas pessoas estão há meses ou anos tentando se desapegar da sua casa ou apartamento, mas não conseguem fechar negócio.

Contudo, mesmo com um mercado bastante tímido, é possível vender o seu bem com algumas práticas efetivas que vão ajudá-lo a não perder dinheiro durante a transação. Para isso, é necessário adotar algumas estratégias e técnicas a fim de atrair possíveis compradores para o seu imóvel.

Pensando nisso, preparamos este texto com algumas dicas fundamentais para vender rapidamente a sua propriedade. Continue lendo!

 Erros mais comuns ao colocar um imóvel à venda

Existem alguns erros que podem passar despercebidos no momento de vender um imóvel, e isso pode fazer toda a diferença na hora de fechar um negócio. Assim, veja a seguir alguns deles que devem ser evitados.

Imóveis cheios de placas

Um dos grandes erros que não se deve cometer é encher a propriedade de placas. Diversas pessoas acreditam que isso auxilia na atração de clientes, contudo é fato que esse efeito atrativo pode ser totalmente o contrário.

Esse excesso pode passar a ideia de desespero por parte do dono do imóvel, afastando potenciais compradores que ficam desconfiados por causa da quantidade de placas. Além do mais, casas ou apartamentos exclusivos costumam ganhar vantagens em imobiliárias e acabam sendo melhor trabalhados pelos corretores, que se dedicam mais no processo de venda.

Falhas na precificação

Outra questão importante a ser considerada por quem quer vender um imóvel é acertar na precificação, visto que esse é um dos fatores principais para quem busca por uma casa ou apartamento.

Antes de tudo, é necessário estipular uma quantia compatível com o que o mercado pede. Assim, leve em conta questões como localização, existência de comércios, supermercados, restaurantes, escolas etc. Tudo isso auxilia no momento de precificar o seu bem.

Falta de reparos básicos

Nenhuma pessoa gosta de gastar dinheiro com um imóvel à venda, não é mesmo? Contudo, é preciso repassar o bem que demonstre qualidade. Você não precisa fazer reformas monumentais, mas realizar pequenos reparos pode fazer toda a diferença na hora da venda.

Direcione o capital para reparos de baixo custo, mas que agregam valor ao bem, como pinturas, problemas com infiltração, falhas elétricas, entre outros. Lembre-se de que uma residência malcuidada reduz suas possibilidades de fechar um bom negócio.

Como obter sucesso na hora de vender um imóvel

Vender um imóvel rápido exige algumas técnicas que fazem toda a diferença na hora de captar um cliente em potencial. Confira agora algumas dicas práticas para isso.

1. Se prepare para visitas

Você deve deixar o imóvel limpo e organizado ao longo do período da venda, já que é esperado que potenciais clientes frequentem a propriedade para avaliação. Contudo, com a pressa para realizar a negociação, esse tipo de cuidado pode passar despercebido e, por isso, você deve estar preparado para receber algum comprador.

Ou seja, mantenha o ambiente agradável, pois a qualquer momento pode surgir um novo interessado.

 2. Separe todos os documentos para a negociação

Não é nenhum segredo que a área burocrática da venda de uma propriedade consome bastante tempo. No entanto, há formas efetivas que são capazes de agilizar esse processo. Assim, é preciso que você encontre comprovantes de quitação do IPTU, o registro do imóvel, certidões negativas e outros documentos fundamentais para a finalização da venda do imóvel.

Tudo isso descomplica o processo de venda por duas justificativas. O potencial comprador vai ficar mais interessado ao perceber que o imóvel está completamente livre de impedimentos e pode ser negociado. Ou seja, ele não apresentará desconfiança na questão da velocidade de negociação. Além do mais, ter em mãos esses documentos simplifica o processo de formalização da venda.

3. Considere uma decoração

O procedimento comum de captura de fotos de imóveis para a venda engloba três questões básicas:

  • limpeza e organização do ambiente;
  • descaracterização do local a fim de deixá-lo neutro;
  • aplicação de uma decoração com itens já existentes no local ou utilização de novas peças de custo reduzido.

Ou seja, tudo isso deve ser feito antes de tirar as fotos do imóvel. Utilize o que estiver disponível na residência ou compre novos itens para que haja uma decoração bonita para que possíveis compradores se sintam impressionados com o que é oferecido a eles. Isso deixa o local mais atrativo e chamativo, pois apenas de olhar as fotos do ambiente certamente eles já ficarão impressionados com a decoração.

O interessante é que esses passos não requerem muito tempo, podendo, assim, serem executados com eficiência.

4. Preveja as possíveis situações

Outro fato essencial para não ficar com um bem disponível por bastante tempo no mercado é procurar conhecer todos os aspectos do imóvel que está vendendo. Bate sol pela manhã ou de tarde? Qual o valor do condomínio? Em que ocasião realizou a última reforma nas instalações elétricas e hidráulicas?

Além de provocar uma ótima impressão, saber na ponta da língua as respostas para qualquer pergunta dos compradores agiliza ainda mais a venda, uma vez que as pessoas não precisam ficar esperando retorno de ligação sobre algum questionamento que ficou em dúvida.

Identificar as características do imóvel também ajuda o seu corretor a focar seu trabalho em clientes que realmente apresentam o perfil correto para aquele ambiente, simplificando tanto sua vida como a dos compradores.

5. Foque no atendimento

A rapidez para vender um imóvel está continuamente ligada ao atendimento que você disponibiliza para os compradores. Por esse motivo, é fundamental investir na velocidade, nunca demorando demais para retornar uma solicitação dos clientes.

Seja por e-mails, telefonemas ou mensagens de WhatsApp, procure responder o mais rápido possível. Nas visitas à propriedade, esteja sempre com um cartão de visitas para deixar com os potenciais compradores com todos os meios de contato que tiver. Lembre-se de que quanto mais canais você ofertar, melhor será para os clientes.

Enfim, para vender um imóvel é preciso seguir esses passos corretamente. No entanto, nem sempre é simples para quem não atua no segmento e, por isso, contar com uma empresa especializada, como a Gerencial Construtora, que ofereça o suporte necessário para a venda é fundamental.

E aí, gostou deste post? Caso queira vender seu imóvel, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!


Artigos relacionados

Mais espaço no apê? Confira sugestões infalíveis.

Gerencial Construtora 08 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais

Ambientes integrados, o futuro mora ao lado

Gerencial Construtora 07 de novembro de 2023 0 Comentários
Saiba mais
(65) 98407-7070 3615-2525 E-MAIL
var LHCChatOptions = {}; LHCChatOptions.opt = {widget_height:340,widget_width:300,popup_height:520,popup_width:500}; (function() { var po = document.createElement('script'); po.type = 'text/javascript'; po.async = true; var referrer = (document.referrer) ? encodeURIComponent(document.referrer.substr(document.referrer.indexOf('://')+1)) : ''; var location = (document.location) ? encodeURIComponent(window.location.href.substring(window.location.protocol.length)) : ''; po.src = '//chat.novovista.com.br/chat/index.php/chat/getstatus/(click)/internal/(position)/bottom_right/(ma)/br/(top)/350/(units)/pixels/(leaveamessage)/true/(department)/2?r='+referrer+'&l='+location+'&e=20477'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s); })();